Melasma - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Melasma

Informação sobre Melasma

Nomes alternativos: Cloasma.

Possui uma dúvida concreta sobre Melasma? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Melasma

O Melasma é um distúrbio da pigmentação muito frequente na nossa população. O sol, genética, gravidez e anticoncepcional são os principais fatores relacionados com seu aparecimento. Além dos cremes clareadores, protetores solares e peeling químicos, o laser pode ser uma das opções, principalmente nos casos resistentes.
Dra. Denise Matos do Amparo
Dra. Denise Matos do Amparo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista, Especialista em Medicina Estética

|

Salvador

O melasma, antigamente conhecido como "máscara gravídica", é uma das doenças da pele da face mais frequentes no Brasil. Causado pela luz ultravioleta do sol associada à predisposição individual, também pode ser influenciado por hormônios femininos (anticoncepcionais ou gravidez) e, em menor grau, pela luz artificial, especialmente nas peles mais escuras. Seu tratamento é muito difícil e as recorrências são frequentes. Por isso, o ideal é buscar o acompanhamento com um dermatologista logo que a doença se manifeste. Não é raro observar pessoas com danos irreversíveis na pele causados por tratamentos caseiros ou sem orientação.
Dr. Andre Lauth
Dr. Andre Lauth Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

|

Curitiba

O melasma são manchas escuras que aparecem principalmente no rosto pós gravidez , pós exposição solar , por uso de medicamentos e outros . São de difícil tratamento e dificilmente desaparecem . Temos que ter em mente que quem tem melasma ,vai cuidar da pele pra sempre , o que deveria ser rotina mesmo . Podemos usar clareadores , ácidos , hidroquinonas, peelings , laser . O uso de filtro solar é imperativo , mesmo sem a exposição solar . Requer tempo e dedicação , mas o que de melhor podemos fazer por nós mesmos , senão o auto cuidado ? Bjs
Dra. Renata Fogaça Campanha
Dra. Renata Fogaça Campanha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Especialista em Medicina Estética, Ginecologista

|

Campinas

O melasma é uma mancha inestética, geralmente facial, de predomínio feminino e difícil tratamento. Relaciona-se com a exposição solar e, em muitos casos, com a exposição a hormônios femininos como na gravidez e uso de contraceptivos hormonais. Peelings, laseres e microagulhamento fazem parte do arsenal terapêutico mais moderno para essa patologia, mas a fotoproteção solar adequada é o pilar do tratamento. Mais informações nosso site.
Carolina Lins Lacerda de Melo
Carolina Lins Lacerda de Melo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

|

Recife

O melasma é caracterizado por manchas em tons de marrom que aparecem geralmente na face, podendo se manifestar também nas regiões do colo e braços. Seu predomínio é nas mulheres e o tratamento costuma ser difícil. Trata-se de um problema diretamente relacionado a exposição solar e, em muitos casos, com a exposição a hormônios femininos como na gravidez e uso de contraceptivos hormonais. Peelings, lasers e microagulhamento fazem parte do arsenal terapêutico mais moderno para essa patologia, mas a fotoproteção solar é o pilar do tratamento.
Dra. Ana Carulina Moreno
Dra. Ana Carulina Moreno Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

|

Rio de Janeiro

Ver mais

Tem perguntas sobre Melasma?

Nossos especialistas responderam 21 perguntas sobre Melasma.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá! A proteção solar é um componente essencial ao tratamento do melasma. Provavelmente você não é alérgica a todos os tipos de protetores solares. Uma opção é o uso de filtros solares físicos, que costumam causar menos alergia que os filtros solares químicos. Outra saída seria realizar um teste alérgico para identificar a que componente dos filtros solares você é de fato alérgica. Um dermatologista credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia é o profissional mais adequado para resolver o seu problema.

  • 106
  • 48
  • 215
Dr. Israel Leitão Maia Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

Fortaleza

Marcar consulta

Existem diferentes profundidades em que pode haver hiperpigmentação/ou o melasma. Para cada paciente existe um tratamento (dentro de muitas opções disponíveis) mais indicado para resultados efetivos. Consulte um profissional, abraço!

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 81
  • 7
  • 44
Dra. Roberta Werlich Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista, Especialista em Medicina Estética

São Paulo

Marcar consulta

Anticoncepcional não evita melasma; pelo contrario, alguns hormonais (pílulas) podem estimula-lo. Mas não é uma contra-indicação absoluta quem tem melasma não poder usar a pílula... Hoje em dia, dispomos de fotoprotetores orais com excelente açao adjuvante no tratamento do melasma. Converse com seu ginecologista e com o dermatologista para dar seguimento ao seu caso. A disposição.

  • 234
  • 18
  • 48
Dra. Roseli Oliva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

São Paulo

Marcar consulta

Só um dermatologista para saber diagnosticar o tipo de mancha que você tem. Sim, o melasma pode começar claro e ir escurecendo ao longo dos anos.

  • 36
  • 3
  • 19
Dra. Jomara Estefaneli Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ver as 21 perguntas sobre Melasma