Meningioma - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Meningioma

Os especialistas falam sobre a Meningioma

Meningiomas estão entre os tumores benignos mais comuns do encéfalo. Originam-se das meninges cerebrais ou espinhais e podem ter diferentes tamanhos e localizações. Sendo muitos deles assintomáticos e requerendo apenas observação clínica, podem contudo atingir tamanhos muito grandes e, dependendo da localização, causar sintomas neurológicos severos e progressivos. Nesse cenário, é necessária a ressecção microcirúrgica. Microscópio cirúrgico de alta magnificação, neuronavegação e aspiração ultrassônica podem ser empregados para aumentar a segurança na ressecção dessas lesões. Alguns meningiomas de base de crânio tem tratamento extremamente complexo, requerendo muita experiência e tenacidade.
Bruno Loyola Godoy
Bruno Loyola Godoy Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

|

Rio de Janeiro

Meningeomas são tumores de crescimento lento, geralmente benignos, que se originam das membranas que envolvem o cérebro. À medida que crescem, os meningeomas podem comprimir o tecido cerebral circunjacente ou os nervos e causar sintomas neurológicos. Freqüentemente os meningeomas causam inchaço do cérebro ocasionando assim os sintomas. Mesmo pequenos meningeomas podem causar fraqueza, cefaléia ou crises convulsivas. Embora a vasta maioria dos meningeomas seja de natureza benígna, estes podem atuar de maneira agressiva devido à sua natureza ou localização. Na avaliação das opções de tratamento, levamos em consideração o tamanho, a localização do tumor e a idade do paciente.
Prof. Dr. Helder Tedeschi
Prof. Dr. Helder Tedeschi Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

|

São Paulo

Meningioma é um tumor cerebral benigno(em sua grande maioria), que se origina a partir das membranas que recobrem e protegem o nosso cérebro. Habitualmente os meningiomas apresentam crescimento lento e causam poucos sintomas, principalmente no início do seu desenvolvimento. Por isso, geralmente, a pessoa só descobre que tem um meningioma cerebral quando ele já está relativamente grande e é capaz de comprimir estruturas cerebrais e causar sinais e sintomas. Com um diagnóstico precoce e o tratamento com neurocirurgião experiente, o paciente pode ter a cura completa após a ressecção do tumor.
Dr. Isaias Fiuza Cabral
Dr. Isaias Fiuza Cabral Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião, Neurologista

|

Macapá

Ver mais

Tem perguntas sobre Meningioma?

Nossos especialistas responderam 111 perguntas sobre Meningioma.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Infelizmente, para que essas suas dúvidas sejam adequadamente respondidas é necessário examinar diretamente a sua avó (exame físico-neurológico e avaliação das imagens), pois tais riscos e o tempo de reccuperação variam de acordo com cada caso. O fato dela não apresentar outras doenças é uma vantagem, porém não é o único fator relacionado a complicações de uma cirurgia desse tipo.

  • 17
  • 30
  • 64
Dr. George Patrick Boggiss

Especialista em Dor, Neurocirurgião

Rio de Janeiro

Olá. Meningeomas são tumores geralmente de caráter benigno que podem causar alguns sintomas, dependendo de sua licalizacao, seu tamanho e da quantidade de edema em volta do tumor (edema perilesional) Na maioria das vezes, quando esses tumores são pequenos e localizados na borda (convexidade) do cérebro, não costumam causar sintomas e, como apresentam taxa de crescimento lento, podem ser acompanhados com exames de imagem periódicos. Muito importante conversar com seu médico sobre seus sintomas e perspectivas de tratamento. Um abraço

  • 52
  • 14
  • 25
Dr. Bruno Silva Pereira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

Rio de Janeiro

Olá! Toda cirurgia tem riscos, especialmente quando falamos sobre cirurgias no cérebro. Os riscos das neurocirurgias cerebrais incluem aqueles de qualquer procedimento cirúrgico (sangramento e infecções, por exemplo), além dos riscos associados a região do cérebro que será manipulada (área da fala, da visão, dos movimentos entre outras). O fato do seu cirurgião ja antecipar que não será possível retirar todo o tumor pode sugerir que esse meningioma esteja em uma área de difícil acesso ou aderido à nervos ou veias importantes. Sugiro que você converse com seu médico, que tenho certeza, esclarecerá todas as suas dúvidas. Uma ótima cirurgia para você e excelente recuperação!

  • 17
  • 10
  • 32
Dra. Danielle de Lara Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgiã

Blumenau

Os meningiomas são, em geral, tumores benignos e de crescimento lento. A indicação de cirurgia se baseia em diversos fatores, geralmente o tamanho, a localização e proximidade com estruturas (artérias, veias, nervos,...) importantes para o cérebro. Quando não há indicação de cirurgia, acompanhamos os pacientes com exames de imagem por um período para ter certeza que o tumor não está crescendo. Sugiro que você agende uma avaliação com um neurocirurgião que poderá analisar esses e outros fatores e indicar o melhor tratamento para você e também te deixar mais tranquila.

  • 17
  • 10
  • 32
Dra. Danielle de Lara Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgiã

Blumenau

Ver as 111 perguntas sobre Meningioma