Meningioma - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Meningioma

Os especialistas falam sobre a Meningioma

Meningiomas estão entre os tumores benignos mais comuns do encéfalo. Originam-se das meninges cerebrais ou espinhais e podem ter diferentes tamanhos e localizações. Sendo muitos deles assintomáticos e requerendo apenas observação clínica, podem contudo atingir tamanhos muito grandes e, dependendo da localização, causar sintomas neurológicos severos e progressivos. Nesse cenário, é necessária a ressecção microcirúrgica. Microscópio cirúrgico de alta magnificação, neuronavegação e aspiração ultrassônica podem ser empregados para aumentar a segurança na ressecção dessas lesões. Alguns meningiomas de base de crânio tem tratamento extremamente complexo, requerendo muita experiência e tenacidade.
Bruno Loyola Godoy
Bruno Loyola Godoy Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

|

Rio de Janeiro

Meningeomas são tumores de crescimento lento, geralmente benignos, que se originam das membranas que envolvem o cérebro. À medida que crescem, os meningeomas podem comprimir o tecido cerebral circunjacente ou os nervos e causar sintomas neurológicos. Freqüentemente os meningeomas causam inchaço do cérebro ocasionando assim os sintomas. Mesmo pequenos meningeomas podem causar fraqueza, cefaléia ou crises convulsivas. Embora a vasta maioria dos meningeomas seja de natureza benígna, estes podem atuar de maneira agressiva devido à sua natureza ou localização. Na avaliação das opções de tratamento, levamos em consideração o tamanho, a localização do tumor e a idade do paciente.
Prof. Dr. Helder Tedeschi
Prof. Dr. Helder Tedeschi Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

|

São Paulo

O meningioma é o tipo mais comum de tumor cerebral primário e é responsável por aproximadamente 30% dos tumores cerebrais, com crescimento lento, que tem origem nas membranas que cercam e cuidam do cérebro e da medula espinhal. Sua causa ainda é desconhecida, sendo que é mais comuns em mulheres, especialmente entre os quarenta e sessenta anos. Os sintomas podem ser, desde alteração à perda de visão ou visão dupla, convulsões, dores de cabeça, problemas de coordenação, inchaço do disco óptico ou pupilas desiguais. Quando inevitável, o tratamento envolve cirurgia ou radioterapia.
Dr. Joao Luis Cabral Junior
Dr. Joao Luis Cabral Junior Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Especialista em Dor, Neurocirurgião

|

Santos

Meningioma é um tumor cerebral benigno(em sua grande maioria), que se origina a partir das membranas que recobrem e protegem o nosso cérebro. Habitualmente os meningiomas apresentam crescimento lento e causam poucos sintomas, principalmente no início do seu desenvolvimento. Por isso, geralmente, a pessoa só descobre que tem um meningioma cerebral quando ele já está relativamente grande e é capaz de comprimir estruturas cerebrais e causar sinais e sintomas. Com um diagnóstico precoce e o tratamento com neurocirurgião experiente, o paciente pode ter a cura completa após a ressecção do tumor.
Dr. Isaias Fiuza Cabral
Dr. Isaias Fiuza Cabral Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião, Neurologista

|

Macapá

Os Meningiomas constituem um grupo de tumores que nascem de um envoltório que envolve o encéfalo e a medula, a Aracnóide. Contumam ser tumores de crescimento lento, muitos de comportamento benigno e são mais comuns em mulheres. Os sintomas principais são dores de cabeça refratárias, crises convulsivas e perda de força em um dos lados do corpo, simulando um derrame. O diagnósticoppde ser feito através de tomografias e ressonancias. Em muitos, casos a cirurgia é o tratamento de 1a linha, curando ou controlando eficazmente a lesão. Em outros casos, com diagnóstico de meningiomas mais agressivos, a cirurgia deve ser completada por radiocirurgia.
Luiz Paulo Alves
Luiz Paulo Alves Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

|

Santos

Ver mais

Tem perguntas sobre Meningioma?

Nossos especialistas responderam 199 perguntas sobre Meningioma.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Infelizmente, para que essas suas dúvidas sejam adequadamente respondidas é necessário examinar diretamente a sua avó (exame físico-neurológico e avaliação das imagens), pois tais riscos e o tempo de reccuperação variam de acordo com cada caso. O fato dela não apresentar outras doenças é uma vantagem, porém não é o único fator relacionado a complicações de uma cirurgia desse tipo.

  • 37
  • 34
  • 96
Dr. George Patrick Boggiss Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Especialista em Dor, Neurocirurgião

Rio de Janeiro

O meningioma é uma neoplasia, na grande maioria dos casos, benigna e com crescimento lento. Atualmente a neurocirurgia dispõe de diversos recursos tecnológicos que tornam o procedimento cirúrgico seguro e com baixa morbidade. A condição clinica do paciente associado ao tamanho e localização do tumor sao fatores importantes a se considerar na escolha da estratégia de tratamento mais oportuna. Em casos selecionados é possível a realização do procedimento cirúrgico e alta hospitalar em 2-3 dias. Procure um neurocirurgião para maiores informações.

  • 10
  • 5
  • 25
João Luiz Vitorino Araújo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

São Paulo

Se o meningeoma não estiver causando qualquer sintoma, então não será preciso fazer nada nesse momento. Mas é importante fazer uma avaliação e acompanhamento com um Neurocirurgião para, no caso de crescimento da lesão e/ou aparecimento de sintomas, intervir no momento mais adequado. À disposição...

  • 105
  • 46
  • 89
Luciano Henrique Lopes Foroni Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

São Paulo

Marcar consulta

Sim, esses podem ser sintomas decorrentes da presença de um meningeoma. E caso estejam presentes, podem ser um alerta para se indicar uma cirurgia. Procure um Neurocirurgião para uma avaliação adequada.

  • 105
  • 46
  • 89
Luciano Henrique Lopes Foroni Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurocirurgião

São Paulo

Marcar consulta

Ver as 199 perguntas sobre Meningioma