Um leve aumento no cálcio de 10,5 Mg/dL ( máximo 10,2 Mg/dL ) já pode...

Aumento dos níveis séricos de cálcio ocorre por inúmeras causas. Dentre elas: hiperparatireoidismo, hipercalcemia hipocalciurica familiar, intoxicação por vitamina D, doenças granulomatosas, entre outras.
A hipercalcemia para ser critério de mieloma múltiplo precisa ser maior ou igual a 11 mg/dL, sendo necessário não estar relacionada a outras causas. A eletroforese de proteínas pode ser normal em até 6,5% dos pacientes com mieloma. É importante a realização de outros exames para elucidasse p diagnóstico, no entanto apenas pela hipercalcemia não consideraria Mieloma uma causa provável. Espero ter ajudado.

Alterações nos níveis cálcio não tem qualquer relevância no diagnóstico de Mieloma Múltiplo. Principalmente se forem discretas dessa maneira. Os critérios estão bem definidos, divididos entre maiores e menores. Plasmocitomas na biopsia medula ossea, pico monoclonal na eletrofosese proteina (IGA, IGG, bence jones 24h), presença de lesões líticas óssea, plasmocitose acima de 30%. Mas em momento algum o cálcio está envolvido como critério diagnóstico.

Ver as 13 perguntas sobre Mieloma Múltiplo

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Mieloma Múltiplo?

Nossos especialistas responderam 13 perguntas sobre Mieloma Múltiplo.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.