Qual é o tratamento para quem tem nefrite lupica?

Boa noite. Lupus ‘e uma doença auto imune onde o paciente desenvolve anticorpos contra células e partes do núcleo da células . E uma doença complexa que pode acometer somente a pele ou ser sistêmico ( LES) e nesse caso o rim pode estar envolvido. No caso de acometimento renal, o tratamento vai depender da gravidade da lesão , e pode ser com corticoesteroides e /ou imunossupressores. Isso é definido pelo nefrologista, que muitas vezes pode solicitar uma biópsia renal para essa definição. Um abraço

A nefrite lupica é uma condição que merece total atenção e deve ser tratada pelo reumatologista em conjunto com o nefrologista.

A nefrite lúpica é o acometimento renal do lúpus eritematoso sistêmico, uma complicação relativamente frequente, ocorre em variados graus, desde uma inflamação leve até formas mais graves, podendo levar até a necessidade de diálise, notadamente em casos não tratados. Essa doença precisa ser identificada, poderá necessitar de uma biópsia renal e o tratamento é feito à base de corticoide associado a outros imunossupressores, na maioria das vezes, podendo recuperar bem o paciente. Procure um nefrologista e um reumatologista.

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Nefrite Lúpica?

Nossos especialistas responderam à seguinte pergunta sobre Nefrite Lúpica:

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.