Neoplasias Da Glândula Tireóide - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Neoplasias Da Glândula Tireóide

Os especialistas falam sobre a Neoplasias Da Glândula Tireóide

Neoplasia é um crescimento anormal de células. Elas podem ser benignas ou malignas. As neoplasias da tireoide são extremamente comuns, principalmente nas mulheres. A principal neoplasia da tireoide é benigna, também chamada de bócio. Já em relação às neoplasias malignas da tireoide, o câncer de tireoide do tipo papilífero é o mais comum. Felizmente o carcinoma papilífero em estágios iniciais tem uma excelente evolução quando tratado adequadamente por especialistas. Como cirurgião de cabeça e pescoço, estou habilitado a realizar as cirurgias da tireoide (tireoidectomia parcial, total, istmectomia, nodulectomias).
Dr. Hugo Luz
Dr. Hugo Luz Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião de cabeça e pescoço

|

Fortaleza

Neoplasias da tireoide tem sido diagnosticadas com maior frequência, tanto pela maior atenção dada pelos médicos, assim como pelo avanço tecnológico dos exames subsidiários. Talvez a incidência também tenha aumentado, tendo em vista o estilo de vida e exposição a agentes que possam interferir no aparecimento da doença. São neoplasias de evolução lenta e de tratamento basicamente cirúrgico com altos índices de cura.
Dr. José Chacra Jr.
Dr. José Chacra Jr. Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião de cabeça e pescoço

|

Jundiaí

O câncer da tireóide apresenta-se na maior parte das vezes como nódulo(caroço) no pescoço indolor, que pode ser detectado por ultra-sonografia ou à palpação. Acomete mais mulheres que homens, na faixa etária de 25 a 65 anos O nódulo da tireóide é bastante comum e cerca de 90% das vezes é benigno. A diferenciação entre nódulo benigno e maligno nem sempre é fácil e a cirurgia está indicada para casos com suspeita. Em geral o câncer de tireóide tem prognóstico bom, embora existam subtipos mais raros agressivos, e é curado com cirurgia na maioria das vezes. A doença pode se disseminar para linfonodos do pescoço ("ínguas") e casos mais raros e avançados para outras partes do corpo como pulmões.
Gabriel Vasconcellos Sabido Gomes

Cirurgião geral, Oncologista

|

Ponte Nova

Felizmente, a maioria dos nódulos na tireoide são benignos (entre 90 a 95%), quando maligno, o nódulo é chamado de câncer e sua agressividade vai depender do tipo de célula que acomete. O tipo mais comum é o Carcinoma Papilífero, que corresponde a aproximadamente 80% dos cânceres da tireoide e também é o tipo com melhor taxa de sobrevida, cerca de 97% em 5 anos. O câncer da tireoide acomete principalmente as mulheres, mas não é exclusivo delas, a idade mais comum é entre os 45 e 49 anos. Vale ressaltar que, também pode acometer as crianças. Em todos esses casos o Cirurgião de Cabeça e Pescoço é o profissional mais habilitado para realizar o tratamento.
Dr. Ruy Gomes Neto
Dr. Ruy Gomes Neto Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião de cabeça e pescoço

|

Rio de Janeiro

Ver mais

Tem perguntas sobre Neoplasias Da Glândula Tireóide?

Nossos especialistas responderam 10 perguntas sobre Neoplasias Da Glândula Tireóide.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

O carcinoma papilar da tireóide tem que ser acompanhado com exame físico e exames complementares, devido a chance de metástase, sendo o local mais comum, os linfonodos cervicais e o USG (ultrassom) é um dos melhores exames para avaliar suas características, que vão definir se são suspeitos ou não. No seu caso, o linfonodo apresenta algumas características suspeitas devendo ser realizado a punção e a dosagem da tireoglobulina para confirmar ou afastar mestástase do carcinoma papilar.

  • 24
  • 20
  • 68
Dr. André L. F. Gouveia Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião de cabeça e pescoço

Brasília

Marcar consulta

A neoplasia maligna de tireóide é, em geral, de lento crescimento e de pouca agressividade, o que confere a ela um tratamento mais efetivo, com taxas maiores de cura e baixa mortalidade. Mas isso não é motivo para subestimar o problema. Cada caso é um caso, e sempre deve-se buscar um correto e adequado acompanhamento médico.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 59
  • 22
  • 39
Dr. Francisco Bomfim Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião de cabeça e pescoço

Fortaleza

Marcar consulta

Olá!! Você tem de definir o que é "nódulo dominante": pelo tamanho? pela função? Têm significados diferentes ! Se for dominante pelo tamanho, talvez seja benigno sim, mas precisa de outros detalhes para ajudar a fechar o diagnóstico, como a PAAF. Se for dominante pela função, geralmente detectada pela Cintilografia, em grande maioria são benignos, e o exames de sangue ajudam a fechar o diagnóstico. Como pode ver, várias são as alternativas e é preciso avaliar o conjunto todo. Por isso, procure um especialista: Endocrinologista ou Cirurgião de Cabeça e Pescoço, para ser melhor avaliado. Espero ter ajudado!!

  • 124
  • 61
  • 121
Dr. Giulianno Molina de Melo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião de cabeça e pescoço

São Paulo

Marcar consulta

Olá! Nódulos na tireoide são muito comuns, assim como a queixa de rouquidão. Na imensa maioria dos casos a rouquidão tem mais relação com o uso exagerado da voz e os nódulos de tireoide na grande parte das vezes são benignos. No entanto, em pacientes com com rouquidão persistente, por mais de 15-21 dias, e que apresentem também um nódulo tireóideo suspeito ao ultrassom, devemos pensar na possibilidade de um tumor invasivo que possa ter acometido o nervo responsável pela movimentação da prega vocal. Isso é raro, mas pode ocorrer. Por isso a importância da avaliação pelo médico especialista em cabeça e pescoço.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 49
  • 41
  • 150
Dr. Hugo Luz Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião de cabeça e pescoço

Fortaleza

Ver as 10 perguntas sobre Neoplasias Da Glândula Tireóide