Por favor? Quais casos onde houve tireidectomia total por carcinoma pa...

Os casos de carcinoma papilifero que tem indicação de iodoterapia radioativa são aqueles em que se tem metástases linfonodais, invasão de cápsula tireoidianas ou tecidos próximos, metástases em outros órgãos, grandes tumores (maiores que 2 cm), ou persistência de tireoglobulina/antitireoglobulina elevadas após a cirurgia. A necessidade da iodoterapia é avaliada pelo endocrinologista/cirurgião, mas quem aplica e define a dose necessária é o especialista em medicina nuclear. Quanto a medicações psiquiátricas, não há contra-indicações.

A indicação de iodoterapia depende de alguns fatores que são avaliados após o resultado histopatológico, como; invasão angiolinfatica, neural, linfonodos comprometidos, tamanho do tumor, tipo histológico do câncer, padrão da cirurgia realizada, metástase, dentre outros, que predizem a chance de recidiva tumoral. Para ser submetida a iodoterapia é necessário o estímulo do TSH (TSH > 30) e para isso é preciso suspender o hormônio tireoideano (LT4) ou em casos específicos em que pode haver descompensação clínica do paciente (idoso, hipertenso, diabético, depressivo entre outras patologias) o uso do thyrogen, tem indicação, ele aumenta o TSH sem precisar suspender o LT4.

pacientes submetidos a tireoidectomia total. Deve ser realizada a avaliação individual de cada paciente e avaliar diversos fatores desde idade do paciente , tamanho do nódulo, presença de metástases ou outras características que possam sugerir maior agressividade do tumor.
Quanto às suas medicações , não há contra-indicacao para seu uso.

Ver as 10 perguntas sobre Neoplasias Da Glândula Tireóide

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Neoplasias Da Glândula Tireóide?

Nossos especialistas responderam 10 perguntas sobre Neoplasias Da Glândula Tireóide.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.