Neoplasias Gastrointestinais - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Neoplasias Gastrointestinais

Os especialistas falam sobre a Neoplasias Gastrointestinais

A endoscopia digestiva alta é o exame mais indicado para a avaliação do esôfago, estômago e duodeno. Sintomas como dor abdominal, queimação, refluxo, náuseas e vômitos, sangramentos, etc podem ser indicações de realizar esse exame para elucidação diagnóstica. A endoscopia é fundamental para diagnosticar lesões malignas nesses órgãos, assim como para detecção da bactéria H. pylori, relacionada a várias patologias gástricas. O exame de colonoscopia é utilizado para o diagnóstico das doenças que acometem o intestino grosso. Com o exame é possível diagnosticar doenças, avaliar a mucosa do reto, sigmoide e cólons, verificar a presença de câncer, entre outros. Pólipos são retirados nesse exame.
Dr. João Paulo Aguiar Ribeiro
Dr. João Paulo Aguiar Ribeiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endoscopista

|

Fortaleza

O Câncer de Esôfago, Estômago e do Intestino Grosso (Cólon) são muito prevalentes no Brasil. Eles podem ser prevenidos com a utilização de Endoscopia Digestiva Alta e pela Colonoscopia a partir dos 50 anos de idade ou antes se você tiver história familiar destes cânceres. A bactéria Helicobacter pylori também é responsabilizada com causa de câncer de estômago e deve ser pesquisada e tratada se estiver presente. Os pacientes portadores de Gastrite Crônica e Metaplasia Intestinal também devem ser monitorizados. Esses exames são preventivos e devem ser realizados de tempos em tempos para que essas lesões malignas sejam diagnosticadas numa fase mais precoce e que possam ser curadas.
Dr. Flavio Heuta Ivano
Dr. Flavio Heuta Ivano Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Endoscopista

|

Curitiba

Tem perguntas sobre Neoplasias Gastrointestinais?

Nossos especialistas responderam à seguinte pergunta sobre Neoplasias Gastrointestinais:

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Boa tarde, é muito importante ter em consideração o fato seguinte. Para diagnóstico de tumores no trato gastrointestinal, existem exames que são considerados principais. Como endoscopia, colonoscopia, que abrangem a maioria dos tumores no aparelho digestivo. Existe a possibilidade de ver numa ressonância magnética feita por outro motivo, algum tumor intraabdominal e começar a pesquisa diagnóstica a partir disso, sim. A ressonância magnética pode ver tumores intestinais sim. Porém não é indicado rotineiramente porque existe grande chance de ter tumor pequeno e não ser visto assim como de ver tumores que tranquilamente poderiam ser vistas numa tomografia. Existe uma sequência diagnóstica já estabelecida para os tumores gastrointestinais, partindo do examem físico, diagnóstico feito com biopsia, seguido de imagens para ver o alcance da doença (podendo ou não ser ressonância) e finalmente o tratamento. Consulte um cirurgião oncologico pra lhe orientar melhor Espero ter ajudado.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 74
  • 11
  • 29
Dr. Ronald Delgado Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião geral, Cirurgião oncológico

Salvador

Marcar consulta