Obesidade Mórbida - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Obesidade Mórbida

Os especialistas falam sobre a Obesidade Mórbida

Síndrome caracterizada pela presença de sobrepeso aliado a diabetes, hipertensão, esteatose hepática, dislepidemia, e HAS. Também consideramos algumas doenças associadas de alto risco no obeso: apneia do sono, câncer, stress oxidativo e disbiose. Entidade esta que vem em epidemia mundial, acometendo todas as classes sociais e idades.
Dr. Andre Ferreira Xavier
Dr. Andre Ferreira Xavier Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista, Nutrólogo

|

São Paulo

A obesidade mórbida é quando o IMC (índice de massa corporal) é maior ou igual a 40 kg/m², que corresponde a um tipo de obesidade classificada como grau 3. A este nível o excesso de peso coloca em risco a vida. Para combater a obesidade mórbida, deve-se fazer um acompanhamento médico e nutricional para obter a redução de peso e o tratamento de doenças associadas como diabetes e hipertensão, e em alguns casos pode ser preciso fazer uma cirurgia de redução de estômago. A cirurgia poder ser realizada por videolaparoscopia o que traz uma segurança muito maior e um retorno as atividades muito mais precoce.Sem drenos, sem sondas e raramente com necessidade de UTI.
Rafael Oliveira Galvão
Rafael Oliveira Galvão Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

|

Brasília

A Obesidade é muito prevalente no Brasil. Por isso, uma das formas de tratar a Obesidade é por Cirurgia Bariátrica e por Balão Intragástrico. Em geral os pacientes com IMC > 40 kg/m2 ou IMC > 35 kg/m2 associado a comorbidades com diabetes, hipertensão, apneia do sono, colesterol e triglicerídeos elevados, problemas articulares são candidatos a Cirurgia Bariátrica. Os métodos mais utilizados são a Gastroplastia por videolaparoscopia tipo Sleeve ou Gastrectomia Vertical em que parte do estômago é retirado ou o tipo Bypass Gástrico em que o estômago é grampeado e reduzido e desviado para o intestino delgado. O Balão Intragástrico é indicado para pacientes que tem menos peso para perder.
Flavio Heuta Ivano
Flavio Heuta Ivano Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Endoscopista

|

Curitiba

A Obesidade é uma nova epidemia deste século. Para adequado manejo da obesidade, é de fundamental importância o seguimento pela equipe multidisciplinar, composta por nutricionista, endocrinologista, psicólogo e cirurgião entre outros. Nem todos os casos de obesidade têm indicação de tratamento cirúrgico. Para indicação do tratamento através de cirurgia, temos o IMC - Índice de Massa Corporal e a presença de doenças associadas. Atualmente, têm indicação de cirurgia os pacientes que não respondem ao tratamento clínico, com obesidade grau II - IMC entre 35 e 39, com doenças associadas (como pressão alta, diabetes, asma, artrose severa, entre outras) ou obesidade grau III - IMC acima de 40.
Dr. Diogo Stinguel Thomazini
Dr. Diogo Stinguel Thomazini Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

|

Vila Velha

Tem por objetivo sugerir possíveis complicações emocionais provindas do processo cirúrgico, como o desenvolvimento das compulsões, estados depressivos, perda de peso acentuada que alteram a autoimagem corporal. Tais mudanças repentinas podem levar a um estado prejudicial da saúde como um todo, afetando as esferas: pessoal, familiar e profissional. O acompanhamento psicológico antes e após o processo cirúrgico é imprescindível para obter os resultados desejáveis da cirurgia. O acompanhamento psicoterápico auxilia na compreensão e aceitação das mudanças psicológicas da cirurgia, bem como nas restrições e dietas alimentares necessárias para uma boa recuperação e manutenção do peso desejado.
Fabiano De Souza Botelho
Fabiano De Souza Botelho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

|

Campinas

Ver mais

Tem perguntas sobre Obesidade Mórbida?

Nossos especialistas responderam 15 perguntas sobre Obesidade Mórbida.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Devolvo-lhe uma pergunta: você já fez terapia com Nutrição Clinica Funcional? Talvez antes de decidir por outros métodos, valha a pena tentar. De todo modo o balão gástrico é menos agressivo, mas o paciente deverá se submeter ao acompanhamento nutricional, seja qual for o método escolhido.

  • 145
  • 98
  • 249
Dra. Gorette Albuquerque Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

Recife

Marcar consulta

Olá! O tratamento da obesidade é multidisciplinar, e o profissional que precisa consultar em primeiro lugar é o endocrinologista. O ideal é que juntos vocês decidam qual o melhor caminho de tratamento, cirúrgico ou não. Para o sucesso do tratamento, outros profissionais como nutricionista, psicólogo, clínico, vão estar envolvidos. Alerto que mesmo a obesidade sendo uma doença complexa, e com a participação do fator genético, ela também tem muita relação emocional e comportamental. Quando diz que outras pessoas na família tiveram que recorrer ao tratamento cirúrgico, pense o quanto isso pode ter uma relação com o modo de funcionamento e hábitos familiares. Atenciosamente.

  • Obrigado 3
  • 1 especialista está de acordo
  • 26
  • 79
  • 84
Priscilla Leitner Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Curitiba

Marcar consulta

Boa tarde! É fundamental proteger as articulações e fortalecer a musculatura. Portanto atividades na água como hidroginástica são excelentes treinos aeróbicos e devem ser combinados com musculação pra fortalecimento Deve-se considerar também a cirurgia bariátrica como uma opção. Grande abraço.

  • 61
  • 10
  • 48
Dr. Fabio Faleiro Vieira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Goiânia

Marcar consulta

Te aconselho uma investigação médica para averiguar exames hormonais e etc. E uma nutricionista para averiguar sua ingestão calórica.

  • 36
  • 7
  • 31
Roberta Conejo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

Brasília

Marcar consulta

Ver as 15 perguntas sobre Obesidade Mórbida