Obesidade Mórbida - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Obesidade Mórbida

Os especialistas falam sobre a Obesidade Mórbida

A obesidade é uma doença caracterizada pelo excesso de gordura no corpo. O acúmulo ocorre quando a oferta de calorias é maior que o gasto de energia corporal e resulta frequentemente em sérios prejuízos à saúde. Segundo dados retirados do DATASUS, o Brasil tem hoje mais de 51% de sua população com sobrepeso e obesidade, sendo que 18% são obesos. Ainda com base nessa fonte, estima-se em 4.500.000, o número de brasileiros com indicação formal para cirurgia bariátrica.
Dorivam Celso Nogueira Filho
Dorivam Celso Nogueira Filho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

|

Curitiba

A Obesidade é uma nova epidemia deste século. Para adequado manejo da obesidade, é de fundamental importância o seguimento pela equipe multidisciplinar, composta por nutricionista, endocrinologista, psicólogo e cirurgião entre outros. Nem todos os casos de obesidade têm indicação de tratamento cirúrgico. Para indicação do tratamento através de cirurgia, temos o IMC - Índice de Massa Corporal e a presença de doenças associadas. Atualmente, têm indicação de cirurgia os pacientes que não respondem ao tratamento clínico, com obesidade grau II - IMC entre 35 e 39, com doenças associadas (como pressão alta, diabetes, asma, artrose severa, entre outras) ou obesidade grau III - IMC acima de 40.
Dr. Diogo Stinguel Thomazini
Dr. Diogo Stinguel Thomazini Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

|

Vila Velha

A obesidade é consequência do acúmulo excessivo de gordura no corpo. Está entre os principais problemas de saúde publica no mundo. O tratamento cirúrgico de redução do estômago é o único método que resulta em perda de peso prolongada e reduz os riscos de complicações das doenças associadas à obesidade mórbida. A CICO tem os profissionais corretos para a realização dos procedimentos cirúrgicos: - GASTRECTOMIA VERTICAL (SLEEVE), que reduzem o tamanho do estômago, diminuindo a capacidade gástrica. - BY PASS GÁSTRICO, que associam procedimentos restritivos e disarbsortivos.
Dr. Guilherme Ribas
Dr. Guilherme Ribas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo

|

Rio de Janeiro

O tratamento cirúrgico da obesidade mórbida pode ser realizado através de duas cirurgias diferentes: a gastrectomia em manga (Sleeve) ou a gastroplastia com derivação intestinal (Bypass gástrico em Y-de Roux). Ambas as formas proporcionam redução no excesso de peso e resolução ou controle das doenças associadas à obesidade, com resultados duradouros, desde que seguido o plano de tratamento que acompanha a cirurgia. Como a cirurgia é realizada por videolaparoscopia, de forma minimamente invasiva, a recuperação pós-operatória é breve, o paciente já pode consumir líquidos no mesmo dia da cirurgia, o tempo de internação é curto e o retorno às atividades cotidianas breve.
Dr. Marcelo de Abreu Pinto
Dr. Marcelo de Abreu Pinto Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

|

Porto Alegre

Síndrome caracterizada pela presença de sobrepeso aliado a diabetes, hipertensão, esteatose hepática, dislepidemia, e HAS. Também consideramos algumas doenças associadas de alto risco no obeso: apneia do sono, câncer, stress oxidativo e disbiose. Entidade esta que vem em epidemia mundial, acometendo todas as classes sociais e idades.
Dr. Andre Ferreira Xavier
Dr. Andre Ferreira Xavier Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista, Nutrólogo

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Obesidade Mórbida?

Nossos especialistas responderam 10 perguntas sobre Obesidade Mórbida.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Devolvo-lhe uma pergunta: você já fez terapia com Nutrição Clinica Funcional? Talvez antes de decidir por outros métodos, valha a pena tentar. De todo modo o balão gástrico é menos agressivo, mas o paciente deverá se submeter ao acompanhamento nutricional, seja qual for o método escolhido.

  • 91
  • 87
  • 143
Dra. Gorette Albuquerque Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

Recife

Marcar consulta

Olá! O tratamento da obesidade é multidisciplinar, e o profissional que precisa consultar em primeiro lugar é o endocrinologista. O ideal é que juntos vocês decidam qual o melhor caminho de tratamento, cirúrgico ou não. Para o sucesso do tratamento, outros profissionais como nutricionista, psicólogo, clínico, vão estar envolvidos. Alerto que mesmo a obesidade sendo uma doença complexa, e com a participação do fator genético, ela também tem muita relação emocional e comportamental. Quando diz que outras pessoas na família tiveram que recorrer ao tratamento cirúrgico, pense o quanto isso pode ter uma relação com o modo de funcionamento e hábitos familiares. Atenciosamente.

  • Obrigado 3
  • 1 especialista está de acordo
  • 26
  • 79
  • 74
Dra. Priscilla Leitner Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Curitiba

Marcar consulta

O tratamento homeopático da obesidade mórbida é apenas um dos recursos terapêuticos o qual atuará na busca do equilíbrio do organismo como um todo tanto na área fisiológica quanto emocional, porém deve fazer parte da abordagem da obesidade o acompanhamento psicológico, nutricional e endocrinológico de modo a se complementar com o homeopático.

  • 27
  • 5
  • 14
Dr. Clovis Wilson Melo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Homeopata, Médico clínico geral

Curitiba

Marcar consulta

Acredito que temos hoje outras opções medicamentosas, como a liraglutida e agora entrando no mercado a locarserina. Devemos que avaliar a necessidade de um tratamento multidisciplinar, minimo um psicologo especializado, revisar atividade física, se possível. Uma dieta hipocalórica e adequada para as doenças associadas revisar os medicamentos usados no caso para obter uma melhor resposta terapêutica. A cirurgia deve ser considerada porém como ultima opção, considerando-se o risco beneficio - idade, perfil psiquiatrico, avaliar o balão intragástrico (pré operatório ou não).

  • Obrigado 2
  • 1 especialista está de acordo

Ver as 10 perguntas sobre Obesidade Mórbida