Meu filho tem seis anos e gostaria de fazer a cirurgia de orelha de ab...

A Otoplastia para orelhas proeminentes pode ser realizada após os 6 anos de idade mas a criança precisa ser avaliada se tem maturidade para entender os cuidados necessários no pós operatório.
Procure um cirurgião plástico, para esta avaliação.

Olá. Geralmente, aos 7 anos de idade, a orelha atingiu 80 % do seu crescimento e desenvolvimento final. Segundo literatura de estudos em cirurgia de otoplastia, seria essa a idade mais adequada para submeter a criança à cirurgia. No entanto, fatores psicológicos e sociais da criança devem ser levadas em consideração. Importante também frisar que, embora muito jovem para decidir, deve ser ouvida a vontade da criança, e não apenas dos pais. Abraço!

Na realidade a questão da idade não tem nada à ver com o resultado cirurgico mas sim para minimizar qualquer possibilidade de trauma da criança. Desta forma é consenso que se opere orelhas em abano na idade pre-escolar, antes que possa receber apelidos tipo dumbo etc...

A otoplastia, ou cirurgia para correção de orelhas proeminentes, pode ser feita em crianças no período pré escolar (5-7 anos) devido a formação da orelha estar completa.
A cirurgia deve ser feita se a criança se sente incomodada com a situação ou sofre bullying, com apelidos como orelhudo ou orelhas de Dumbo.

Ver as 10 perguntas sobre Orelha de abano

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Orelha de abano?

Nossos especialistas responderam 10 perguntas sobre Orelha de abano.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.