E possivel a correcao total do pe torto so com o metodo ponseti + orte...

É possível, porém muito raro. Observo que a tenotomia é uma cirurgia simples, e raramente evolui com alguma intercorrência. Considero que deva ser realizada quando o equino se mantém após a correção do pé com aparelhos gessados (que ocorre na grande maioria dos casos); por outro lado, forçar um tratamento não cirúrgico, neste caso, ocasiona em aumento de riscos para a criança, além de não proporcionar correção completa da deformidade.

Olá,
É possível sim! Porém não é o mais comum. Se o equino persistir, o correto é a realização de tenotomia que é um procedimento relativamente simples.

A grande maioria dos pés tortos congênitos necessitam da cirurgia para alongamento do tendão de Aquiles... O Equino é a última deformidade para ser corrigida e caso não seja feito, a criança andará na ponta dos pés. É um procedimento simples e faz parte do método Ponseti.

Ver as 36 perguntas sobre Pé Torto

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Pé Torto?

Nossos especialistas responderam 36 perguntas sobre Pé Torto.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.