Como diferenciar uma dor de cálculo renal de uma dor lombar se ambos s...

A cólica renal é uma dor causada pela obstrução ao fluxo urinário, por um cálculo (pedra) no rim ou ureter. A localização da dor depende da altura do cálculo. Calculos renais ou no terço superior do ureter costumam cursar com dor lombar. Outras causas de dor lombar incluem a dor muscular, por estiramento, dor por compressão devido a hérnia de disco, entre outras causas mais infrequentes. A cólica renal independe de posição, é intensa, de início súbito, pode estar a associada a vômitos e não está associada a atividades físicas.
Por vezes o diagnóstico de certeza depende de exames de imagem como ultrassonografia e tomografia.
Apresentando estes sintomas procure um urologista.

A dor da cólica renal é de início repentino, de forte intensidade, pode irradiar (caminhar) para região de abdome, não há posição de alívio. Dependendo da localização da pedra pode haver ardência para urinar associado aos sintomas de dor lombar.

Já a dor lombar de origem muscular, é localizada na região lombar e pode irradiar para um dos membros inferiores.
Espero ter esclarecido.
Atenciosamente.

A dor provocada por cálculos renais também chamada de cólica renal costuma ser de início agudo, forte intensidade e associado à vômitos. A febre pode surgir em casos de pielonefrites. Pode está associado a sintomas urinários como ardência miccional, disúria(dor ao urinar) e hematúria(sangue na urina). Esta última geralmente detectada em um sumário de urina. Em alguns casos a dor só alivia com analgésicos endovenosos. O diagnóstico é realizado através de Ultrassonografia das vias urinárias e Tomografia de Abdômen.
A dor lombar de origem muscular e/ou neurológica tem um caráter crônico e geralmente não é de forte intensidade. Em alguns casos a dor irradia-se para os membros inferiores.
É importante o diagnóstico diferencial para realizar o tratamento adequado.
À disposição

Ver as 67 perguntas sobre Pedras nos rins (cólica renal)

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Pedras nos rins (cólica renal)?

Nossos especialistas responderam 67 perguntas sobre Pedras nos rins (cólica renal).

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.