Periodontite - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Periodontite

Informação sobre Periodontite

O que é?

A periodontite é a inflamação e infecção dos ossos e ligamentos que dão suporte aos dentes. A perda desse suporte de periodonto, como é chamado, pode levar à queda dos dentes em adultos e especialmente em pessoas idosas.

Qual é a causa?

Na grande maioria dos casos, a má higiene da boca é o fator que desencadeia a periodontite. Essa doença se desenvolve quando há uma infecção da gengiva (gengivite) que não é tratada de maneira adequada. A infecção da gengiva normalmente se origina do acúmulo de placas bacterianas e tártaro na base dos dentes. Isso leva à inflamação que termina destruindo os tecidos e os ossos que cercam os dentes. Também são apontados como causadores da periodontite o hábito de fumar, cáries, a baixa produção de saliva, o consumo de alguns medicamentos e exposição a metais como o chumbo e o bismuto.

Quais os sintomas?

Mudança de posição dos dentes, sangramento gengival, alteração do paladar, aumento da sensibilidade dos dentes, dores e desconforto na região da gengiva, alteração na coloração dos dentes (ficam mais escuros), inchaço, vermelhidão e mau hálito são os sintomas mais comuns. Em alguns casos, os dentes da frente podem se projetar para fora e apresentar acúmulo de pus.

Como fazer o diagnóstico?

Um exame na região é suficiente para que o diagnóstico seja feito. Quanto mais cedo for descoberta a condição, maiores são as possibilidades de sucesso no tratamento. É possível ainda a utilização de exames de raios-x para verificar a perda do osso de suporte.

Qual o tratamento?

Os primeiros episódios de gengivite podem ser controlados apenas com a escovação adequada dos dentes. Porém, quando esse quadro não é contido no início, faz-se necessária uma raspagem dos dentes para a retirada do tártaro e da placa bacteriana. Em determinados casos é recomendado o uso de antibióticos e anti-inflamatórios. Se esses recursos não forem suficientes para colocar fim ao processo de infecção, resta como opção a cirurgia periodontal.

Possui uma dúvida concreta sobre Periodontite? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Periodontite

A gengivite e a periodontite são doenças da gengiva causadas pelo acúmulo de bactérias e cálculo (tártaro). A remoção desse cálculo deve ser feita com frequência pelo dentista para que a doença não evolua e resulte no amolecimento e perda dos dentes. Essa limpeza é realizada com o uso de aparelhos de ultrassom e curetas. Utilizamos anestesia local para aumentar o conforto dos nossos pacientes.
Prof. Dr. Rowan Vilar
Prof. Dr. Rowan Vilar Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

|

Rio de Janeiro

A periodontite é o estágio grave da inflamação da gengiva, embora, muitas vezes, o paciente não sinta dor ou sinais claros da doença. Neste caso, o tártaro já está mais profundo nos tecidos gengivais e a presença das bactérias já ocasionou perda de parte do osso que sustenta os dentes, podendo levar à mobilidade dos dentes ou até perda dental. Nestas situações, o tratamento periodontal deve ser realizado o mais breve possível. Somente consultando o periodontista é possível confirmar se você tem essa doença, pois, na maioria dos casos, embora o sangramento gengival possa ser percebido, não há sintomas de dor. A Dra Fernanda Ribeiro já tratou mais de 8.000 casos de pacientes com Periodontite.
Fernanda Vieira Ribeiro
Fernanda Vieira Ribeiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

|

Barueri

A periodontite quando não tratada em seu estágio inicial, faz com que a bolsa periodontal fique mais profunda e a gengiva afaste do dente. Com o passar do tempo, essa doença faz com que o paciente tenha perda de estrutura óssea, após isso, o dente ficará molee, dependendo da quantidade de osso perdido, poderá ser indicada a extração do dente.
Dra. Sabrina Ehmke

Dentista

|

Timbó

É de fundamental importância o controle periódico de pacientes que já tiveram problemas periodontais, pois a doença periodontal é agressiva e pode progredir rápida e silenciosamente, causando danos sérios aos dentes, como mobilidade, alteração do posicionamento, infecções e até mesmo a perda dental.
Henrique de Castro e Souza Pires
Henrique de Castro e Souza Pires Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

|

Curitiba

Ver mais

Tem perguntas sobre Periodontite?

Nossos especialistas responderam 13 perguntas sobre Periodontite.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Não é verdade. Sabão neutro não é indicado para ser utilizado na cavidade bucal. A halitose pode ocorrer por motivos bucais ou gástricos e o tratamento deve ser portanto individualizado para o cada situação. Preocupe um profissional para cuidar de sua saúde. Casos de Periodontite devem ser tratados em consultorio, com limpeza profissional adequada. Atenciosamente.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 41
  • 37
  • 44
Dra. Leticia Yumi Koseki Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

Barueri

Marcar consulta

Sim é possível fazer a gengivoplastia somente na arcada superior. Se a gengivite já estiver tratada não compromete. Valores depende da complexidade do caso.

  • 37
  • 34
  • 33
Dra. Natália Lucena Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

Fortaleza

Marcar consulta

Olá, primeiro você deve procurar um cirurgião dentista clínico ou periodontista , para avaliar clinicamente e pedir alguns exames. O diagnóstico de sensibilidade não necessariamentebtem a ver com a gengivite ou periodontite. Porém, todas essas doenças bucais devem ser cuidadosamente tratadas, para não evoluir através de perdas ósseas, mobilidades dentais, e perda gengival, a qual pode indicar sensilidade excessiva devido às exposições das raízes dentais.

  • 11
  • 5
  • 6
Dr. Idmão Chammas Junior Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

São Paulo

Marcar consulta

O Parodontax que seu dentista te recomendou, foi para o auxilio no tratamento de sua periodontite, não se preocupe que sua sensibilidade não irá aumentar em decorrência do uso da pasta.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 7
  • 11
  • 2
Priscila Menezes de Oliveira Leite Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

Caçapava

Marcar consulta

Ver as 13 perguntas sobre Periodontite