Polineuropatias - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Polineuropatias

Os especialistas falam sobre a Polineuropatias

Polineuropatias são um conjunto de doenças de diferentes causas que afetam os nervos periféricos, levando a perda da sensibilidade, sensações dolorosas e fraqueza, que geralmente predominam nos pés. Os reflexos ficam fracos ou mesmo desaparecem, com o tempo, pode acontecer atrofia das pernas e dos braços. Uma causa muito comum no Brasil é a diabetes. Recentemente os casos de Polineuropatia por vírus também aumentaram devido infecções por Zica. A Polineuropatia chamada Guillain Barré causa perda de força nas pernas que vai piorando ao longo dos dias, se não tratada pode até levar a morte. Alteração na sensibilidade e/ou força dos pés e mãos, deve ser sempre investigada.
Dra. Denise Leal
Dra. Denise Leal Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médica clínica geral , Neurologista

|

Florianópolis

Neuropatia periférica refere-se a um dano no sistema nervoso periférico, ou seja, uma vasta rede de nervos que transmite informações do cérebro e medula (sistema nervoso central) para o resto do corpo. Uma das causas mais comuns de neuropatia periférica é o diabetes, mas ela também pode resultar de lesões traumáticas, infecções e exposição a toxinas, por exemplo. Os sintomas podem incluir dor, formigamentos, dormências e fraqueza. A avaliação complementar deve ser adaptada às hipóteses diagnósticas aventadas após a anamnese e exame neurológico cuidadoso, bem como do estudo eletroneuromiográfico, que é a avaliação complementar mais valiosa na caracterização das neuropatias periféricas.
Dr. Gutemberg Augusto Cruz dos Santos
Dr. Gutemberg Augusto Cruz dos Santos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

|

Rio de Janeiro

As polineuropatias são patologias dos nervos periféricos, ou seja, dos nervos situados nos membros superiores e inferiores. Podem ocasionar sintomas muito desagradáveis, tais como, dor, dormência, formigamentos, queimação, perda da força muscular e dificuldades para andar. Estas lesões nos nervos podem ser devido a várias causas, que devem ser identificadas e tratadas o mais precoce possível, seja para a melhora dos sintomas, seja para evitar quadros mais graves e difíceis de recuperação. Causas comuns são: polineuropatias causadas pelo diabetes, pelo uso crônico de álcool, pela hanseníase, como consequência de várias doenças e outras causas.
Dra. Fabiana Ribeiro Gonçalves
Dra. Fabiana Ribeiro Gonçalves Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

|

Goiânia

Polineuropatia é a doença de vários nervos juntos. Tipicamente os nervos mais distais como os dos pé e/ou das mãos. E quando vários nervos não funcionam corretamente numa mesma região, aquela região toda tem prejuízo em dor, perda de sensibilidade, dor ao toque e muito mais. As causas mais comuns de polineuropatia são Diabetes, deficiência de vitaminas, quimioterapia, doenças autoimunes, hipotireoidismo e várias outras. O tratamento depende de cada característica de cada dor e da causa de cada dor. Alem do exame neurológico que já suficiente para detectar a polineuropatia, existe a eletroneuromiografia que pode ajudar no diagnóstico.
Willian Rezende do Carmo
Willian Rezende do Carmo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

|

São Paulo

As polineuropatias são doenças caracterizadas pelo comprometimento dos nervos periféricos, cujos principais sintomas são dor tipo queimação ou "agulhada", sensação de formigamento ou diminuição de sensibilidade nas mãos e nos pés, podendo em casos mais avançados cursarem com diminuição de força muscular e desequilíbrio. As causas são diversas, como diabete melito, uso de bebida alcoólica, deficiência de vitamina, doenças autoimunes, neoplasia e alguns medicamentos. O manejo adequado da Polineuropatia baseia-se no tratamento da causa e dos sintomas, permitindo estabilização ou mesmo reversão do quadro, além de melhora importante da qualidade de vida.
Izabel C. Arroyo Marchi
Izabel C. Arroyo Marchi Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurofisiologista, Neurologista

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Polineuropatias?

Nossos especialistas responderam 65 perguntas sobre Polineuropatias.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Existem diversos medicamentos para redução dos sintomas de dor neuropática nas polineuropatias. Cada caso existe uma medicação mais apropriada a depender o paciente e da causa da polineuropatia. Assim o melhor é passar por uma avaliação com seu neurologista para definir no seu caso qual seria a medicação adequada.

  • 8
  • 21
  • 47
Dr. Thiago Gonçalves Fukuda Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

Salvador

Marcar consulta

A polineuropatia não afeta diretamente o sistema nervoso central, mas suas conseqüências podem gerar sintomas, como alguns tipos de dor e alteração da sensibilidade, que acabam afetando a qualidade de vida e o humor das pessoas que apresentam esta doença. Acredito ser importante que seu marido passe com o médico para que ele possa avaliar se a polineuropatia justifica este quadro relatado pela senhora e proponha um tratamento adequado.

  • 32
  • 24
  • 99
Dr. Sergio Akira Horita Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Especialista em Medicina Física e Reabilitação, Médico Acupunturista

São Paulo

Marcar consulta

Bom dia, você faz fisioterapia? Com um bom plano de tratamento estes sintomas de perda de força progressiva não deverão ocorrer. É importante que você procure um profissional que seja especializado em Neurologia para prestar este tipo de atendimento à você, pois ele têm mais conhecimento sobre a fisiopatologia da sua doença e poderá planejar qual melhor tratamento para você.

  • 7
  • 0
  • 5
Patricia Lattaro

Fisioterapeuta

São Paulo

Boa tarde Em relação a perda de movimentos: é importante que você realize uma consulta com seu médico de confiança para que ele possa avaliar e identificar como se apresentam estes sintomas. Se você apresenta uma evolução rápida desta perda de movimentos, deve buscar um atendimento em caráter urgente. Em relação a polineuropatia, esta é uma doença que acomete os nervos que trazem a sensibilidade do corpo e levam o estímulo para que o músculo realize o movimento. Nestas doenças, pode ocorrer redução da força das mãos e dos pés. Uma avaliação neurológica para o diagnóstico e o melhor tratamento deve ser a prioridade. Além disso, se você não tem a sensibilidade adequada deve ter cautela para não causar traumas ou machucados. Além do tratamento medicamentoso, a inclusão de fisioterapia poderá acelerar a recuperação

  • 80
  • 52
  • 41
Marcos Christiano Lange Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

Curitiba

Marcar consulta

Ver as 65 perguntas sobre Polineuropatias