Pólipos - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Pólipos

Os especialistas falam sobre a Pólipos

Os "Pólipos" no corpo humano podem acometer várias regiões, inclusive no útero. Eles são projeções de um grupamento de células que se dividem mais do que deveriam. A sua grande maioria são benignos e o seu diagnóstico é feito com o exame que eu realizo (histeroscopia). A retirada deles também é feita por histeroscopia onde pode ser realizada no ato do próprio exame ou em um hospital, dependendo do tamanho ou localização dele dentro do útero. Deixei um link com um atlas de histeroscopia da Dra, Licia Gomes, do qual eu ajudei a elabora-lo. Nele ela teve o cuidado de dividir as explicações para os pacientes. Confira.
Dr. Rafael Camardella Carneiro
Dr. Rafael Camardella Carneiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

Rio de Janeiro

Os pólipos endometrias são lesões benignas, com baixo potencial de malignização. Na paciente pós menopausa na maioria das vezes não dá sintomas. Na paciente jovem pode provocar um sangramento uterino anormal e infertilidade. Normalmente, a ultrassonografia sugere uma alteração no endométrio. Mas o diagnóstico definitivo é feito com a histeroscopia diagnostica. Nesse momento, podemos biopsiar o pólipo. Ou podemos retirar o mesmo, se for pequeno e a paciente tolerar. Outra opção é marcar a polipectomia histeroscopica no centro cirúrgico com anestesia. Assim retiramos totalmente o pólipo e enviamos para estudo histopatologico. Confirmando a benignidade da doença.
Dra. Michelly Azevedo Da Motta
Dra. Michelly Azevedo Da Motta Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

Rio de Janeiro

Pólipo Uterino é uma proliferação da parte interna do útero, que causa sangramento aumentado durante ou fora do período menstrual. Normalmente são benignos, mas existe uma pequena chance de surgir um câncer neles. Por essa razão geralmente é indicada a retirada deste pólipo. A retirada é feita por video-histeroscopia, um procedimento hospitalar, mas simples, no qual a paciente é anestesiada e o médico entra com uma câmera dentro do útero, e retira as lesões com o próprio aparelho, sendo ao curativo.
Dr. Diego Di Marco Ataides
Dr. Diego Di Marco Ataides Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

Florianópolis

Os pólipos uterinos são tumores normalmente benignos, se localizam no colo do útero (cervical) ou na cavidade uterina (endometrial). Comumente não causam sintomas quando são menores que 1cm. Quando crescem podem levar a sangramento uterino anormal e cólica menstrual. A infertilidade pode surgir por dificultar a migração dos espermatozoides do colo uterino até a trompa, ou por dificultar a implantação do embrião. O diagnóstico é sugerido através da ecografia transvaginal, e confirmado pela histerossonografia ou histeroscopia. O tratamento é realizado através da sua retirada pela histeroscopia cirúrgica e o diagnóstico de sua benignidade confirmado pelo médico patologista.
Dr. Vinicius Medina Lopes
Dr. Vinicius Medina Lopes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

Brasilia

Pólipos endometriais são como "dobras" da camada mais interna do útero (endométrio). Existe um mínimo potencial de transformação maligna dos pólipos, e os mesmos podem aumentar fluxo menstrual ou promover sangramento até mesmo em pacientes já menopausadas. O diagnóstico em geral é feito por meio de ultrassonografia pélvica e Histeroscopia diagnóstica, e o tratamento é realizado por meio de Histeroscopia Cirúrgica
Dra. Maria Carolina Caporale Madi
Dra. Maria Carolina Caporale Madi Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Pólipos?

Nossos especialistas responderam 9 perguntas sobre Pólipos.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Uma interposição, que não se confirmou, exames de imagem por melhor que sejam, não avaliam bem a cavidade uterina.. Exame padrão ouro é histeroscopia. Ultrassom e ressonância vem o miometrio e serosa, cavidade. Não muito bem a cavidade uterina.

  • 922
  • 264
  • 1628
Welly Chiang

Ginecologista

São Paulo

Olá, em geral os pólipos de glândulas fúndicas são benignos, pequenos e praticamente não causam sintomas. É muito possível que você tenha dor no estômago por outras causas. Por isso é sempre importante o acompanhamento médico. Vale a pena prestar atenção também se há algo que precipite a dor (alguma comida ou bebida, estresse, etc)

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 65
  • 26
  • 26
Dra. Renata D'Alpino Peixoto Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oncologista

São Paulo

Marcar consulta

Pólipo pequenos devem ser acompanhados muito frequentemente. Deve procurar o especialista (gastroenterologista ou cirurgião do aparelho digestivo) para ser orientada. Boa sorte

  • 90
  • 29
  • 31
Dra. Rogeria Teixeira Coelho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Olá, Yamada é uma classificação utilizada pelos endoscopistas para avaliação da elevação de um pólipo (pequena verruga na parede gástrica). Quanto maior o numero na classificação, maior é a elevação do pólipo, podendo variar entre: Yamada I- ligeiramente elevado; Yamada II - Séssil; Yamara III - Semipediculado e Yamara IV- Pediculado. Abraço

  • 15
  • 15
  • 18
Dr. Jefferson Correia de Souza Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico clínico geral, Oncologista

Recife

Ver as 9 perguntas sobre Pólipos