Prostatite - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é prostatite?

Prostatite é a inflamação da próstata (uma glândula abaixo da bexiga, que produz componentes de sêmen). Esta inflamação pode ter início súbito (prostatite aguda) devido a uma infecção, ou de longa duração (prostatite crônica), com recaídas freqüentes.

A prostatite aguda

Causada por uma infecção bacteriana, geralmente associada a propagação da infecção da bexiga ou uretra.

O que causa a prostatite aguda?

Prostatite aguda é geralmente associada a uma infecção urinária da bexiga (80% dos casos causada por um germe chamado E. coli) ou doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como gonorréia ou infecção por clamídia, Ureaplasma ou Trichomonas. Menos comumente, pode ser produzida pelo bacilo da tuberculose, parasitas ou fungos.

Quais são os sintomas?

Geralmente há prurido ou queimação ao urinar, aumento da frequência de micção (tanto de noite como de dia), dificuldade em urinar, sensação de urinar no final do mesmo ou um pouco depois, e até mesmo sangue na urina (hematúria ).

Pode até haver febre alta, calafrios e mal-estar importante. Alguns homens também experimentam desconforto intenso na área entre os testículos e o ânus (períneo). Também pode haver  a situação temporaria de incapacidade de urinar (retenção urinária) e pode haver descarga do pênis, se houver uma DST.

Como é o diagnóstico?

Ele pode ser cultivado a partir de urina, sangue (se você tiver febre alta) ou corrimento da uretra, a fim de identificar o germe responsável. Você pode obter amostras de secreções da próstata massageando a próstata com um dedo no reto, mas isso não é recomendado na fase aguda da doença. Isto não significa que não devemos explorar esta área com cuidado para fazer o diagnóstico.

Qual é o tratamento?

O tratamento é administrar o antibiótico adequado, a ser iniciado sem esperar por resultados de cultura, dado o impacto da doença no assunto. Em seu perfil, você pode selecionar inicialmente antibióticos como aminoglicosídeos, quinolonas e cefalosporinas de terceira geração, por exemplo, podem ser modificados de acordo com a resposta. O tratamento, embora oral, não deve ser mantido inferior a 14 dias.

A prostatite crônica

Tem havido um número crescente de homens afetados, geralmente entre 35 e 45, que têm dor genital ou pélvica que persiste por semanas ou meses. Esses sintomas são causados ??por inflamação crônica da próstata, que é provavelmente devido a uma infecção anterior. No entanto, em menos de 10% dos pacientes, vão descobrir que uma infecção bacteriana, de modo que o termo é usado frequentemente síndrome de dor pélvica crônica (CPPS), para aqueles casos em que não é detectado.

O que causa CPPS?

A infecção crônica clara da próstata é rara, e geralmente está associada a uma infecção em outras partes do trato urinário.

Um estudo recente sugere que na maioria dos pacientes, é uma conseqüência do estilo de vida moderno. Testes psicológicos têm mostrado resultados superiores à média dos casos de ansiedade, depressão e hipocondria em homens com CPPS. Outros estudos encontraram anormalidades físicas que podem causar processo inflamatório ou infeccioso: pressão excessiva sobre o esfíncter uretral externo (responsável pelo controle voluntário da micção) e, por vezes, o refluxo da urina na próstata a partir da uretra ( tubo urinário peniana).

Episódios de deterioração pode ser causada por vários gatilhos, tais como:

  • Infecções do trato urinário ou sexual
  • Lesões, especialmente durante o intercurso sexual ou a prática de esportes (especialmente ciclismo)
  • Manipulação cirúrgica
  • Fatores emocionais como estresse e depressão.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns são:

  • Dor peniana, pélvica, rectal, muitas vezes uma dor no períneo, o que é pior quando sentado.
  • Micção frequente ou desconfortável
  • Dor durante ou após a ejaculação
  • Ejaculação rápida, atrasada ou insatisfatória
  • Raramente, sangue no sêmen (hematospermia), mais provável se uma infecção.

Como o médico faz o diagnóstico?

Exame retal da próstata pode causar desconforto ou dor. Infecção devem ser excluída por exame de urina. Um exame de sangue pode revelar um ligeiro aumento no nível de antígeno prostático específico (PSA), mas muitas vezes o teste e os testes são normais. Alguns urologistas usam a massagem de próstata antes de obter uma amostra de urina e sêmen para exame.

Qual é o tratamento?

Preocupação excessiva do paciente sobre esse e outros aspectos de sua saúde, mais difíceis de tratar o problema. Se o paciente deseja uma solução simples, é muitas vezes relutantes em aceitar a natureza crônica do problema. Uma explicação detalhada da natureza da doença pode ser muito útil. Infelizmente, nenhuma intervenção tem sido eficaz.

Existem diversas práticas que podem ser benéficos:

  • Evitar atividades que causam o agravamento do problema (especialmente alguns esportes do tipo, como o ciclismo).
  • Tome banhos de "assento" regularmente.
  • Regularidade na atividade sexual.

Muitas vezes, os antibióticos são úteis e, geralmente, indicam em primeiro lugar, mesmo que nenhuma infecção foi encontrada. Drogas devem ser usadas para alcançar níveis adequados na próstata por períodos suficientes, pelo menos um mês. Os medicamentos escolhidos são as quinolonas, embora seja amplamente utilizado o cotrimoxazol. Se você juntar Chlamydia ou Ureaplasma para este problema, evite o uso de outras drogas, por exemplo, tetraciclinas.

Pode ser associada ao tratamento com inflamatórios iniciais, embora isso seja muito debatido.

Eles podem ser úteis como medicamentos alfa-bloqueadores (alfuzosina, doxazosina, terazosina, tansulosina), que relaxam a área do colo da bexiga e da área cercada da uretra que passa através da próstata e acalma os espasmos. Também propuseram outras drogas como alopurinol e finasteride, com diferentes mecanismos de ação para o acima.

O grande número de tratamentos utilizados, provavelmente, refletem a falta de uma única terapia verdadeiramente eficaz. Portanto, são também:

  • Analgésicos e anti-inflamatórios
  • Antiespasmódicos
  • Antidepressivos
  • Apoio psicológico e aconselhamento
  • Extratos de pólen
  • Termoterapia (tratamento térmico)
  • Estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), uma forma de alívio da dor com pequenas correntes elétricas aplicadas na pele por um pequeno gerador de pulsos eletrônicos.

Muito raramente vão à cirurgia para resolver o problema (RTU).

Nos últimos anos, renovou-se o interesse por esta desordem. A maioria dos médicos opta por uma abordagem global dos sintomas que leva em conta todos os aspectos da situação do paciente, para avaliar o tratamento adequado.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - prostatite

Cesar Thiago

Cesar Thiago

Urologista

São Paulo

Murilo Xavier

Murilo Xavier

Urologista

Carazinho

Leonardo Aragão

Leonardo Aragão

Urologista

Sobral

Bruna Martins

Bruna Martins

Urologista

Canoas

Paulo Tadeu Turki de Lima

Paulo Tadeu Turki de Lima

Urologista

Santa Rosa

Antonio Otero Gil

Antonio Otero Gil

Urologista

São Paulo

Perguntas sobre Prostatite

Nossos especialistas responderam a 177 perguntas sobre Prostatite

Prostatite crônica é uma doença de difícil manejo que deve ser acompanhada de perto por um urologista. Eventualmente é necessário uma abordagem multidisciplinar para melhora dos sintomas.

Fluoroquinolonas em altas doses (e prolongadamente) podem levar a ruptura espontânea de tendões. Procure seu médico assistente e fale com ele sobre a saúde de seus tendões & sobre estes sintomas…

Especialistas falam sobre Prostatite

A prostatite é uma inflamação aguda ou crônica da próstata e tem como principais sintomas o crescimento anormal da glândula, dor na região, desconforto e até impedimento da passagem da urina. A maioria dos casos de prostatite tem relação com infecções bacterianas. Porém, também podem ser causadas por vírus, fungos e outros agentes. Os principais sintomas da prostatite são: • Ardor ou dor ao urinar • Muita vontade de urinar • Dor frequente na musculatura que fica entre as pernas • E em alguns casos até secreção uretral A prevenção da prostatite passa pelos hábitos de vida saudáveis, como dieta equilibrada, prática regular de exercícios, bons hábitos de higiene, uso de preservativo.

Jesus Pires

Urologista

São Caetano do Sul


A próstata é uma glândula de 3 cm de diâmetro, localizada na base da bexiga e na parte inicial da uretra, que produz cerca de 70% do líquido ejaculado durante o orgasmo. Este líquido é uma secreção alcalina que se mistura e protege os espermatozoides do ambiente ácido da vagina. Devido à sua localização, doenças da próstata costumam causar sintomas associados à urina e bexiga. A prostatite é uma inflamação da próstata que provoca um crescimento anormal da glândula, causando dor, desconforto e impedindo a passagem da urina. A maioria dos casos de prostatite tem relação com infecções bacterianas; porém, também podem ser causados por vírus, fungos e outros agentes.

Henrique Rodrigues Scherer Coelho

Urologista

Campo Grande

Quais profissionais tratam Prostatite?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.