Queda do cabelo - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Queda do cabelo

Informação sobre Queda do cabelo

Nomes alternativos: Queda capilar.

Possui uma dúvida concreta sobre Queda do cabelo? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Queda do cabelo

Quando alguém se queixa de queda de cabelo, as três causas mais comuns são: 1 - Eflúvio telógeno: o cabelo perde força, qualidade e se desprende com facilidade. Pode durar meses a anos. Frequente após o parto e menopausa, pode ser prevenido nestas condições, inclusive durante a gravidez. 2 - Alopecia androgenética masculina e feminina (calvície): há uma descrição detalhada sobre esta doença nesta mesma seção do site. 3 - Alopecia areata: perda de pelos ou cabelos em regiões arredondadas ou ovais. Doença comum e muito associada ao estresse, na maioria das vezes desaparece sem tratamento em até 6 meses, mas tenho experiência em acelerar esta melhora e também em tratar casos difíceis.
Dr. Andre Lauth
Dr. Andre Lauth Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

|

Curitiba

Dra Luanna Portela realiza tratamentos como a técnica Drug Delivery com Intradermoterapia, laser de alta tecnologia, medicamento tópico e oral para combater a queda de cabelo (alopecia androgenética e alopecia areata) e estimular o crescimento e fortalecimento dos fios.
Dra. Luanna Caires Portela
Dra. Luanna Caires Portela Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista, Especialista em Medicina Estética

|

Brasília

A perda dos cabelos é um problema comum e que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Em primeiro lugar é fundamental que se faça uma distinção as variadas causa de queda de cabelo. Diversas são as possibilidades diagnósticas, como alopécia androgenética (calvície), eflúvio telógeno, eflúvio anágeno, líquen plano pilar, lúpus discoide, sífilis, alopécia de tração, alopecia areata, tricotilomania e tinea capitis, dentre muitas outras. Homens, em geral, são os mais afetados pela calvície ou alopecia androgenética, embora muitas mulheres também sofram deste problema. A avaliação pelo dermatologista é fundamental para o diagnóstico correto e a programação do plano terapêutico mais eficaz.
Dr. Israel Leitão Maia
Dr. Israel Leitão Maia Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

|

Fortaleza

Existem várias causas de quedas capilares. É muito importante se consultar com um médico tricologista para uma melhor avaliação. Um dos quadros mais comuns é o Eflúvio Telógeno. Ele pode ser ocasionado por deficiências nutricionais, variações hormonais, pós parto, por estresse psíquico intenso, infecções, e outras doenças. Na consulta além de exame detalhado do couro cabeludo com a tricoscopia, solicitamos exames específicos para a investigação do quadro.
Dra. Luiza de Queiroz Ottoni
Dra. Luiza de Queiroz Ottoni Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

|

Belo Horizonte

A perda de cabelos atinge milhões de pessoas em todo o mundo e é motivo de grande preocupação para muitas pessoas, especialmente para as mulheres. Com o passar dos anos os fios vão se tornando cada vez mais finos e rarefeitos. No entanto, muitas pessoas apresentam uma perda de cabelos mais acentuada, o que pode ser um sinal de algum problema e a causa deve ser investigada. Dentre as causas estão: doenças da tireóide, deficiência de ferro, período pós-parto, doenças infecciosas e autoimunes, alterações hormonais, tratamento quimioterápico, estresse, entre outras. O tipo de tratamento varia de acordo com a causa da queda do cabelo e deve ser instituído o quanto antes, pelo dermatologista.
Dra. Viviane Chehin Curi Assi
Dra. Viviane Chehin Curi Assi Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Queda do cabelo?

Nossos especialistas responderam 80 perguntas sobre Queda do cabelo.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Bom dia, a queda de cabelo não é uma das reações mais comuns da ansiedade, mas pode ter relação. Quando ficamos ansiosos ocorrem mudanças físicas como aceleração do batimento cardíaco, dor de cabeça, suor, desregula nossa respiração, esses são alguns fatores mais comuns, mas um nível elevado de ansiedade e estresse pode causar psoríase que são manifestações do estresse na nossa pele, podendo então ocorrer a queda de cabelo. É importante fazer uma avaliação dermatológica para entender melhor a causa da queda de cabelo. Espero ter ajudado, abraços

  • 4
  • 10
  • 9
Monique Tassinari

Psicóloga

Porto Alegre

Sim, ansiedade faz cair cabelo. A ansiedade causa um stress muito forte no organismo e afeto todo o sistema. Isso ocorre por não conseguir relaxar, está sempre preocupada com o que pode acontecer, deixando o corpo e a mente sempre em alerta para o perigo. É muito importante que além do medicamento, sua filha tenha um acompanhamento psicológico para aprender como a ansiedade age em seu corpo e como o simples fatos de ficar pensando no que vai acontecer já desencadeia tido o processo de neurofisuológico do stress e da ansiedade.

  • 8
  • 10
  • 11
Claudia Regina Calegari Rein

Psicóloga

Joinville

Olá. Se houver alterações hormonais ou nutricionais associadas ao câncer o paciente pode ter queda capilar antes de iniciar os tratamentos. MAS essa não é a regra. Em geral o cabelo afina ou cai APÓS iniciar o tratamento, e não são todos os tratamentos que causam esse efeito colateral. Converse com seu oncologista sobre dúvidas. Abraços.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 638
  • 154
  • 562
Dra. Patricia Moretto Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Internista, Oncologista

Porto Alegre

Marcar consulta

Cabelos grisalhos são decorrentes das características genéticas de cada pessoa. Fazem parte das alterações que nosso corpo sofre com o avanço da idade. Tratamento médico, que permita a reversão do quadro com eficácia, até o momento não existe.

  • 3
  • 0
  • 0
Dr. Paulo Roberto Espindola Schrega Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

Ponta Grossa

Marcar consulta

Ver as 80 perguntas sobre Queda do cabelo