Resistência À Insulina - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Resistência À Insulina

Os especialistas falam sobre a Resistência À Insulina

A resistência à insulina é um dos fatores que podem levar ao diabetes ao longo dos anos. Pessoas que apresentam manchas escurecidas no pescoço, em região de dobras como axilas e cotovelo podem ter um sinal chamada acantose nigrans que indica hiperinsulinização devido resistência insulínica periférica. Se existirem casos de diabetes na família, ou seja, influência genética positiva, a pessoa for sedentária e estiver com excesso de peso, faz-se necessário e com urgência uma mudança dos fatores desencadeantes para o diabetes. Uma avaliação criteriosa com um profissional capacitado, que é o endocrinologista nesses casos, te ajudará no caminho da prevenção e melhora do seu metabolismo.
Dr. Victor França de Almeida

Endocrinologista, Nutrólogo

|

Salvador

Tem perguntas sobre Resistência À Insulina?

Nossos especialistas responderam 13 perguntas sobre Resistência À Insulina.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Bom dia. Esse valor de HOMA-IR está realmente bastante elevado, talvez seja necessário checar se esse resultado está correto com o laboratório, antes de utilizá-lo para alguma conclusão. O índice HOMA-IR não é um critério para diagnóstico de diabetes, porém nos dá um indicativo do que está acontecendo silenciosamente e que num momento futuro poderá acabar resultando em diabetes. Ele traduz o quanto o corpo está tendo que fabricar insulina em excesso para compensar a dificuldade desta em agir, por conta em geral do excesso de peso. O diabetes ocorre quando, de tanto o pâncreas se esforçar para manter sua glicose normal, ele se cansa e o açúcar no sangue começa a subir.

  • 25
  • 18
  • 91
Dr. Thiago Fraga Napoli Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

São Paulo

Marcar consulta

Os estágios iniciais da diabetes (pré-diabetes) ocorre aumento da resistência insulínica que pode ser revertida. A perda de peso, atividades físicas regulares, dieta balanceada e alguns medicamentos (ex. Metformina), podem atenuar a resistência insulínica a um ponto em que a medicação pode ser retirada. Pergunte seu endocrinologista maiores detalhes.

  • 184
  • 105
  • 767
Dr. Marcelo Rocha Nasser Hissa

Endocrinologista, Médico clínico geral

Fortaleza

O aumento da insulina pode ser ajudo pelo aumento da gordura visceral, porém esse não é o único fator. Consumir, em grande quantidades, carboidratos simples (massas, pães, bolos, açúcar) que causam grandes picos de insulina, fazem com que as células fiquem resistente a esse hormônio o que obriga ao pâncreas a liberar maior quantidade de insulina, fadigando as células que liberam esse hormônio (células Beta) o que pode levar a diabetes tipo II. No caso da gordura visceral ocorre devido, principalmente, o consumo de maior caloria do que dos gastos e também ajudado no consumo noturno de carboidratos simples associado a gorduras saturadas (ex. pizza de calabresa e bacon), pois esses tipos de alimentos aumentam a lipogênese, que contribui para o acumulo de ácidos graxos nos adipócitos, que são nossa células de gordura. para evitar isso, o ideal são as mudanças de hábitos de vida. Com associação de uma alimentação saudável e atividade física regular. Espero ter ajudado.

  • 41
  • 10
  • 21
Dr. Roberto Teixeira Apolinario Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico clínico geral

Cabo Frio

Não necessariamente. A resistência à ação da insulina se desenvolve principalmente devido ao excesso de gordura corporal associada a predisposição genética. Existem algumas doenças mais raras como a lipodistrofia que também cursam com esta condição. O indivíduo pode ter resistência à ação da insulina sem ainda ter alteração na glicemia. Mas isto é um alerta! Se não tratada pode evoluir para diabetes! Por isso é muito importante manter o peso normal para a altura e também manter uma composição corporal saudável.

  • 49
  • 17
  • 78
Dra. Lanna Cristina Gomes Leite Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

Goiânia

Ver as 13 perguntas sobre Resistência À Insulina