Rinite - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Rinite

Informação sobre Rinite

O que é?

A rinite é a inflamação das mucosas do nariz. Podem ser alérgicas ou não. Trata-se de uma doença aguda ou crônica. Ela afeta aproximadamente 40% das pessoas independente da idade. As rinites são classificadas em três tipos: - Alérgica: pode ser sazonal (acontece apenas em uma parte do ano) e perene (sempre gera crises) - Infecciosa: aguda (viral ou bacteriana) e crônica- Não alérgicas

Qual é a causa?

A rinite não alérgica pode ser causada por alterações motoras dos vasos do nariz, uso de medicamentos por tempo prolongado (principalmente os descongestionantes nasais), pólipos nasais e pela formação da estrutura do nariz. A rinite alérgica tem como seus principais motivadores os fatores alérgenos presentes no ar (poeira, pólen, fumaça de cigarro etc).

Quais os sintomas?

- Coriza- congestão nasal- coceira - ardor nos olhos nariz e boca- espirros constantes- vômito - tosse crônica durante a noite- dificuldade para sentir cheiros e sabores - infecções repetidas (otite, sinusite, amigalites e faringites)

Como fazer o diagnóstico?

Um exame físico e a entrevista com o paciente são suficientes.

Qual o tratamento?

A rinite não alérgica causada por medicamentosa pode ser curada com a simples suspensão de seu uso. As infecciosas também podem ser combatidas extinguindo seu fator motivador. Não há cura para a rinite alérgica. Alguns medicamentos podem apenas controlar os seus sintomas. É possível até mesmo recorrer a algumas vacinas antialérgicas para diminuir o número de substâncias causadoras de crises. A melhor maneira de se lidar com a doença é prevenir o desenvolvimento de crises. Algumas medidas relativamente simples podem ser tomadas: - higiene ambiental adequada (limpar a casa com um pano molhado evitando “levantar a poeira”) - evitar o contato com substâncias que provocam a alergia - não ter animais em casa - usar colchão e travesseiros de espuma cobertos por uma capa protetora - não fumar e evitar ambientes onde há fumantes, especialmente os locais fechados - lavar o nariz com soro fisiológico - utilizar produtos de higiene pessoal sem odores fortes ou corantes

Possui uma dúvida concreta sobre Rinite? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Rinite

É uma inflamação na cavidade nasal que pode ser alérgica ou não. Em Curitiba, o paciente pode ter os dois tipos e assim mais difícil a sua investigação e consequentemente a melhor escolha do tratamento. Aqui no Centro da Rinite do Hospital IPO, tenho a disposição vários exames para esta avaliação,desde o teste cutâneo que saberemos em menos de 30 minutos e sem dor qual é o causa da rinite alérgica, posso realizar uma endoscopia nasal sem necessidade de sedação o qual avalio assim uma possível indicação cirúrgica. E tenho como experiência a última modalidade de tratamento para a rinite alérgica que é a imunoterapia sub lingual, sem necessidade de agulhas. Ela é especifica para cada paciente.
Dr. Paulo da Veiga Ferreira Mendes Junior
Dr. Paulo da Veiga Ferreira Mendes Junior Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Curitiba

Rinite é a inflamação da mucosa nasal, mediada por uma imunoglobulina chamada IgE, após a exposição a alérgenos, como ácaros, poeira, fungos…gerando os sintomas: coriza, obstrução, prurido nasal e espirros. Os principais sintomas são: · Espirros em salva; · Nariz entupido/ escorrendo; · Coriza abundante (aquosa, tipo clara de ovo); · Coceira no nariz. Porém podemos observar muito comumente: · Lacrimejamento; · Coceira nos olhos, garganta e ouvidos; · Sensação de ouvido tampado; · Estalidos ao engolir; · Tosse; · Secreção na garganta, pelo gotejamento pós-nasal; · Crianças, principalmente, podem apresentar sangramento nasal.
Dra. Aline Martinez Neves
Dra. Aline Martinez Neves Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Alergista, Dermatologista

|

Rio de Janeiro

O nariz é a porta de entrada para o ar e substâncias carregadas por ele e tem a função de filtrar as impurezas, além de umidificar e aquecer o ar que vai chegar aos pulmões. O indivíduo alérgico tem uma reação exagerada aos alérgenos. Seu sistema imunológico reage de forma intensa a estas substâncias estranhas na tentativa de defesa do organismo. Os sintomas da rinite são obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz. Uma investigação diagnóstica realizada por testes com aeroalérgicos específicos deve ser realizada para diferenciar a rinite alérgica da não alérgica. Esse passo é muito importante pois determina o tempo e qual o melhor tratamento para cada paciente individualmente.
Dra. Adriana Almeida Mendes Barroso
Dra. Adriana Almeida Mendes Barroso Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Alergista

|

Tres Rios

A Rinite Alérgica é um quadro clínico em que aparecem: coriza, espirros , entupimento, coçeira nasal. Os olhos ficam vermelhos, lacrimejam etc. Coçeira na garganta e ouvidos. Seu diagnóstico preciso é feito através de uma BATERIA DE TESTES DE INALANTES. Onde se arranha levemente o antebraço, e pinga-se 6 alérgenos a resposta de dará em 10 minutos. O tratamento eficaz é através da imunoterapia.
Prof. Dr. Isaac Aisenberg Ferenhof
Prof. Dr. Isaac Aisenberg Ferenhof Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Alergista

|

Florianópolis

A Rinite é uma inflamação no nariz que gera muitos incômodos, como coceiras, dores de cabeça, sonolência, espirros, secreção nasal, obstrução nasal (dificuldade para respirar) e dificuldade para dormir a noite. Pode ser de causa alérgicas ou não alérgicas, como medicamentos, alterações climáticas, perfumes, produtos limpeza. O diagnóstico e realizado pelo teste cutâneo ou IgE específica e citologia nasal e história clinica. O tratamento poderá ser realizado com medicações e Imunoterapia (vacinas) ou os dois combinados e controle ambiental (controle dos fatores que desencadeiam os sintomas)
Dra. Elisangela Lemos da Costa Rocha
Dra. Elisangela Lemos da Costa Rocha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Alergista, Dermatologista

|

Barueri

Ver mais

Tem perguntas sobre Rinite?

Nossos especialistas responderam 58 perguntas sobre Rinite.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

A rinite pode ser tratada com terapêutica homeopática, que utiliza medicamentos que promovem alívio dos sintomas de curto prazo - com medicamentos de ação local, além de alívio de longo prazo, com medicamento de ação orgânica geral, atuando principalmente nos fatores desencadeantes das crises, sejam de físicos (como poeira, mofo, sensibilidade à mudanças climáticas) ou emocionais (como ansiedade). A maioria dos pacientes, principalmente aqueles cuja rinite é considerada persistente e/ou grave refere alívio intenso dos sintomas em curto prazo, e diminuição do número de crises por ano a longo prazo, chegando a ficar sem sintomas por longos períodos.

  • 3
  • 6
  • 24
Debora Alves dos Santos Fernandes

Homeopata

Rio de Janeiro

Há algumas possibilidades, inclusive hipertrofia de adenóides, rinite, infecções agudas. Leve seu filho a uma avaliação médica para que, através da história e exame clínicos se possa chegar a uma hipótese correta e tratamento.

  • 143
  • 73
  • 141
Flávia Macedo de Vasconcelos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Alergista, Pediatra

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Prezado paciente-internauta, A chamada rinite atrófica ou ozenosa é uma entidade, de fato, complicada, muito estudada, mas ainda não de todo compreendida, com resultados limitados em boa parte dos casos. É possível alguma melhora com tratamento clínico, mas é improvável que obtenhamos resultados definitivos. A cirurgia com a confecção de retalhos a partir da mucosa dos cornetos nasais inferiores com consequente aumento da área de contato aéreo, não tem 100% de positividade, mas é aquilo que de melhor existe em acenar com um bom prognóstico e um resultado definitivo.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 1190
  • 428
  • 975
Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco

Medico do Sono, Otorrino

Rio de Janeiro

Aplique sempre nas duas narinas, diariamente. Independente de haver obstrução nasal no momento ou não. O Avamys é uma medicação de uso contínuo e o objetivo é amenizar os sintomas de rinite e controlar a frequencia desses sintomas.

  • 143
  • 73
  • 141
Flávia Macedo de Vasconcelos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Alergista, Pediatra

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ver as 58 perguntas sobre Rinite