Rinite - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Rinite

Informação sobre Rinite

O que é?

A rinite é a inflamação das mucosas do nariz. Podem ser alérgicas ou não. Trata-se de uma doença aguda ou crônica. Ela afeta aproximadamente 40% das pessoas independente da idade. As rinites são classificadas em três tipos: - Alérgica: pode ser sazonal (acontece apenas em uma parte do ano) e perene (sempre gera crises) - Infecciosa: aguda (viral ou bacteriana) e crônica- Não alérgicas

Qual é a causa?

A rinite não alérgica pode ser causada por alterações motoras dos vasos do nariz, uso de medicamentos por tempo prolongado (principalmente os descongestionantes nasais), pólipos nasais e pela formação da estrutura do nariz. A rinite alérgica tem como seus principais motivadores os fatores alérgenos presentes no ar (poeira, pólen, fumaça de cigarro etc).

Quais os sintomas?

- Coriza- congestão nasal- coceira - ardor nos olhos nariz e boca- espirros constantes- vômito - tosse crônica durante a noite- dificuldade para sentir cheiros e sabores - infecções repetidas (otite, sinusite, amigalites e faringites)

Como fazer o diagnóstico?

Um exame físico e a entrevista com o paciente são suficientes.

Qual o tratamento?

A rinite não alérgica causada por medicamentosa pode ser curada com a simples suspensão de seu uso. As infecciosas também podem ser combatidas extinguindo seu fator motivador. Não há cura para a rinite alérgica. Alguns medicamentos podem apenas controlar os seus sintomas. É possível até mesmo recorrer a algumas vacinas antialérgicas para diminuir o número de substâncias causadoras de crises. A melhor maneira de se lidar com a doença é prevenir o desenvolvimento de crises. Algumas medidas relativamente simples podem ser tomadas: - higiene ambiental adequada (limpar a casa com um pano molhado evitando “levantar a poeira”) - evitar o contato com substâncias que provocam a alergia - não ter animais em casa - usar colchão e travesseiros de espuma cobertos por uma capa protetora - não fumar e evitar ambientes onde há fumantes, especialmente os locais fechados - lavar o nariz com soro fisiológico - utilizar produtos de higiene pessoal sem odores fortes ou corantes

Possui uma dúvida concreta sobre Rinite? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Rinite

A Rinite Alérgica é um quadro clínico em que aparecem: coriza, espirros , entupimento, coçeira nasal. Os olhos ficam vermelhos, lacrimejam etc. Coçeira na garganta e ouvidos. Seu diagnóstico preciso é feito através de uma bateria de testes de inalantes. Onde se arranha levemente o antebraço, e pinga-se 6 alérgenos a resposta de dará em 10 minutos. O tratamento eficaz é através da imunoterapia.
Prof. Dr. Isaac Aisenberg Ferenhof
Prof. Dr. Isaac Aisenberg Ferenhof Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Alergista

|

Florianópolis

É uma inflamação na cavidade nasal que pode ser alérgica ou não. Em Curitiba, o paciente pode ter os dois tipos e assim mais difícil a sua investigação e consequentemente a melhor escolha do tratamento. Aqui no Centro da Rinite do Hospital IPO, tenho a disposição vários exames para esta avaliação,desde o teste cutâneo que saberemos em menos de 30 minutos e sem dor qual é o causa da rinite alérgica, posso realizar uma endoscopia nasal sem necessidade de sedação o qual avalio assim uma possível indicação cirúrgica. E tenho como experiência a última modalidade de tratamento para a rinite alérgica que é a imunoterapia sub lingual, sem necessidade de agulhas. Ela é especifica para cada paciente.
Dr. Paulo da Veiga Ferreira Mendes Junior
Dr. Paulo da Veiga Ferreira Mendes Junior Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Curitiba

O nariz é a porta de entrada para o ar e substâncias carregadas por ele e tem a função de filtrar as impurezas, além de umidificar e aquecer o ar que vai chegar aos pulmões. O indivíduo alérgico tem uma reação exagerada aos alérgenos. Seu sistema imunológico reage de forma intensa a estas substâncias estranhas na tentativa de defesa do organismo. Os sintomas da rinite são obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz. Uma investigação diagnóstica realizada por testes com aeroalérgicos específicos deve ser realizada para diferenciar a rinite alérgica da não alérgica. Esse passo é muito importante pois determina o tempo e qual o melhor tratamento para cada paciente individualmente.
Dra. Adriana Almeida Mendes Barroso

Alergista

|

Tres Rios

Rinite significa inflamação ou disfunção da mucosa nasal e tem como sintomas mais comuns a obstrução nasal, a coceira no nariz, os espirros e a descarga de secreção nasal, seja anterior ou posterior, além de eventualmente poder causar redução do olfato. Esses sintomas geralmente estão presentes na maioria dos dias, por mais de 2 dias consecutivos e com duração maior que uma hora. Existem diversos tipos de rinite: alérgica, infecciosa, hormonal, emocional, atrófica, induzida por fármacos, etc. Dependendo do tipo de rinite, alguns desses sintomas podem ser predominantes em relação aos outros.
Maria Helena de Magalhães Barbosa
Maria Helena de Magalhães Barbosa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Rio de Janeiro

Rinite é a inflamação da mucosa nasal, mediada por uma imunoglobulina chamada IgE, após a exposição a alérgenos, como ácaros, poeira, fungos…gerando os sintomas: coriza, obstrução, prurido nasal e espirros. Os principais sintomas são: · Espirros em salva; · Nariz entupido/ escorrendo; · Coriza abundante (aquosa, tipo clara de ovo); · Coceira no nariz. Porém podemos observar muito comumente: · Lacrimejamento; · Coceira nos olhos, garganta e ouvidos; · Sensação de ouvido tampado; · Estalidos ao engolir; · Tosse; · Secreção na garganta, pelo gotejamento pós-nasal; · Crianças, principalmente, podem apresentar sangramento nasal.
Aline Martinez Neves

Alergista, Dermatologista

|

Rio de Janeiro

Ver mais

Tem perguntas sobre Rinite?

Nossos especialistas responderam 73 perguntas sobre Rinite.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

No caso de a rinite causar tanto sofrimento, deve ser tratada com medicamentos anti inflamatórios de eficácia . e segurança comprovadas, Esses medicamentos têm ação local, na mucosa do nariz e geralmente controlam muito bem os sintomas do paciente sendo praticamente isentos de efeitos colaterais. O tratamento não leva a cura mas ao controle da doença que é crônica.

  • 46
  • 14
  • 291
Dra. Maria Eduarda Oliveira Correia de Melo

Pneumologista

Rio de Janeiro

Prezada Mae, Parabens pela gravidez! Existe uma abordagem especifica para estes casos sim, com medicacoes que serao seguras para o feto. Procure se consultar com o seu otorrino que realizara uma rinoscopia e assim confirmara o diagnostico e ira propor o melhor tratamento, sempre em conjunto com o obstetra.

  • 1335
  • 472
  • 1476
Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco

Medico do Sono, Otorrino

Rio de Janeiro

Carissimo, sua rinite alérgica tem tratamento eficaz. Procure um Médico Alergista e peça uma Bateria de Testes de Inalantes. Siga todas as orientações médicas do colega e tenha uma excelente qualidade de vida. Quanto ao cachorro, sugiro que fale com um Médico Veterinário e peça sua segura orientação. Saúde.

  • 264
  • 37
  • 146
Prof. Dr. Isaac Aisenberg Ferenhof Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Alergista

Florianópolis

Caríssimo, a rinite alérgica causa em certos casos edema intra-auricular causando a sensação de “entupimento, abafamento” do canal auditivo. Procure um Médico Alergista e peça uma Bateria de Testes de Inalantes. Siga todas as orientações médicas do colega e tenha uma excelente qualidade de vida. Saúde.

  • 264
  • 37
  • 146
Prof. Dr. Isaac Aisenberg Ferenhof Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Alergista

Florianópolis

Ver as 73 perguntas sobre Rinite