Rosácea - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Rosácea

Os especialistas falam sobre a Rosácea

Os primeiros sinais da rosácea são crises de vermelhidão na face. Estas podem começar cedo na vida, mas dificilmente a doença se manifesta antes dos 30 anos. As crises vão ficando cada vez mais frequentes e duradouras. Com o tempo, algumas áreas do rosto, principalmente bochechas, nariz, centro da testa e queixo, podem ficar avermelhadas, com presença de vasos sanguíneos visíveis, inchadas e com lesões parecidas com acne. Os fatores mais comuns a causar as crises de vermelhidão são: banho quente, mudanças bruscas de temperatura, exercícios, bebidas ou alimentos muito quentes ou apimentados, bebidas alcoólicas e fatores emocionais. Sou portador de rosácea e sei bem como tratá-la.
Dr. Andre Lauth
Dr. Andre Lauth Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

|

Curitiba

Avaliação detalhada da pele, condições associadas, escolha dos produtos mais adequados para cada tipo de pele. Associação de medicações por via oral como antioxidantes para auxiliar no controle da Rosácea. Em consultório uso de laser Nd Yag 1064 (Genesis) , Luz Pulsada, com aplicação de medicações tópicas em seguida ao procedimento para melhor penetração. Uso do Biolux para tratamento de lesões inflamatorias .
Dra. Ana Cristina Trench
Dra. Ana Cristina Trench Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

|

São Paulo

Rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele que se manifesta principalmente nas bochechas, nariz, testa e queixo. É mais prevalente nos adultos entre 30 e 50 anos e apesar das mulheres serem mais suscetíveis, os homens desenvolvem as formas mais graves da doença. As principais causas são: predisposição genética, alterações emocionais e hormonais, mudanças bruscas de temperatura, exposição solar, uso de bebidas alcoólicas, medicamentos vasodilatadores ou fotossensibilizantes, ingestão de alimentos muito quentes. O diagnóstico é clínico e o tratamento pode ser tópico, oral, associado ou não a sessões de laser ou dermoabrasão, de acordo com o grau de evolução da rosácea.
Dra. Viviane Chehin Curi Assi
Dra. Viviane Chehin Curi Assi Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

|

São Paulo

Trata-se de uma doença crônica da pele, que acomente principalmente o rosto de mulheres entre 30 e 40 anos de idade. É caracterizada por vermelhidão (eritema), vasos sanguíneos (telangiectasias) e lesões inflamatórias (pápulas e pústulas), que lembram espinhas. Pode haver ardor e sensação de queimação. Em alguns casos, além da pele, pode haver acometimento ocular. Alguns fatores podem agravar a rosácea, como o sol, calor, vento, alimentos quentes ou codimentados, bebidas alcoólicas e estresse emocional.
Dra. Vivian Barzi Loureiro
Dra. Vivian Barzi Loureiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

|

São Paulo

Rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele. A afecção se manifesta principalmente no centro da face, mas pode expandir-se pelas bochechas, nariz, testa e queixo. O tratamento é indicado de acordo com o grau de evolução do caso com o objetivo de deter ou, quando possível, reverter o quadro. O tratamento pode ser tópico (local), ou sistêmico (com antibióticos por via oral), ou cirúrgico utilizando laser, a eletrocirurgia e a dermoabrasão. O fundamental, porém, é evitar os fatores de risco que favorecem a manifestação da rosácea.
Dra. Alessandra Toledo
Dra. Alessandra Toledo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Rosácea?

Nossos especialistas responderam 87 perguntas sobre Rosácea.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

O "flushing" pode ser um sintoma da menopausa. Mas nem todo flushing é sinal de rosácea. Procure um dermatologista para identificar qual a causa do seu problema e tratá-lo adequadamente.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 29
  • 27
  • 76
Dra. Aline B S

Bom dia. O uso da isotretinoína geralmente induz ao ressecamento da pele e muitas vezes vermelhidão, o aparecimento e a intensidade de ambos dependem da dosagem diária. Esses efeitos podem ser melhorados com uso de cremes específicos e água Thermal. O Actine apesar de ser um ótimo sabonete não é o ideal para este momento. Converse com seu médico para que ele possa te orientar sobre todos os produtos que pode associar. Espero que tenha ajudado. Um abraço. Dra Isis

  • 27
  • 3
  • 10
Dra. Isis Oliveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

Belo Horizonte

Marcar consulta

A Rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele. É caracterizada pela presença de eritema facial ( vermelhidão), com ou sem edema (inchaço) e telangiectasias (vasinhos). Pode haver ainda alterações inflamatórias (lesões que podem se assemelhar a espinhas). Podem apresentar piora da vermelhidão, o que chamamos de "flushing". É uma doença de causa ainda desconhecida, mas vários fatores estão relacionados ( ambiental como exposição solar; fatores genéticos...) É importante lembrar que a rosácea pode acometer o globo ocular independente do estágio da doença. Espero ter ajudado, estou a disposição.

  • 7
  • 1
  • 3
Dra. Juliana Andrade Mendonça Horbilon Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

São Paulo

Marcar consulta

Em geral, a rosácea acomete apenas a face, principalmente as bochechas e o nariz. Outras partes do rosto que podem ser acometidas, quando a doença é mais grave, em geral nos homens entre os 40 - 50 anos, são o queixo e a testa, com espessamento e maior evidência das glândulas sebáceas. Em metade dos pacientes, existe o acometimento ocular, e pode haver lacrimejamento em excesso, sensação de areia e avermelhamento nos olhos. Consulte seu dermatologista e oftalmologista de confiança!

  • 34
  • 5
  • 11
Dr. Murilo Calvo Peretti Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

Presidente Prudente

Marcar consulta

Ver as 87 perguntas sobre Rosácea