Saude Mental - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Saude Mental

Os especialistas falam sobre a Saude Mental

A Saúde Mental é um processo de busca do equilíbrio entre o mundo interno e externo do sujeito. Em diversos momentos da existência humana existem situações em que as crises e os conflitos podem se tornar insustentáveis ou até mesmo insuportáveis. Estar sensível a como estes conteúdos surgem na consciência e influenciam a vida é fundamental. Pensar em saúde mental, então, não significa se excluir a ideia de tristeza, mas quando esta domina a vida de forma continua e constante, cabe a contribuição da psicologia.
Wellington Albuquerque Filho
Wellington Albuquerque Filho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

|

Recife

A saúde mental é o equilíbrio emocional entre a psiquê (alma, espírito e mente) e as exigências e vivências externas.Sendo a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções dentro de um mundo que exige e cobra constantemente o indivíduo. O psicoterapeuta atua como um mediador neste processo, auxiliando o indivíduo a encontrar os pontos crucias para que seja restabelecida a sua saúde mental.
Isabela Colette
Isabela Colette Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Americana

A saúde mental ainda é encarada com muito preconceito no nosso país. É importante que estes pacientes sejam ouvidos com cuidado, acolhidos e acompanhados por profissionais capacitados, como psicólogos e psiquiatras. O foco deve ser tratamento não internação compulsória, já que isolamento é diferente de tratamento. É desejável a adesão de toda a família ao tratamento para um maior benefício, não o abandono como ocorre muitas vezes em casos de maior gravidade. A clínica da saúde mental é um desafio, mas hoje já avançou bastante, não hesite em procurar ajuda e tratamento adequado.
Mariana Pavani

Psicanalista, Psicóloga

|

Campinas

Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), 12% dos problemas de saúde no mundo são de base mental. A OMS define a saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades". Tomando como base essa definição, a saúde mental é tão importante quanto as questões da saúde física. O que ocorre frequentemente é que damos maior importância à saúde física, porém, nunca a saúde física terá excelentes condições sem um bom cuidado com a saúde mental. É importante que o estigma de que cuidar da saúde mental buscando serviços adequados não fará da pessoa um "louco", palavra utilizada de maneira pejorativa e totalmente inadequada.
Renato de Freitas
Renato de Freitas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

|

São Paulo

O conceito de saúde mental é muito mais do que "ausência de doenças". Saúde mental é o equilíbrio entre as exigências internas (expectativas, desejos) e as do mundo, é a capacidade de um indivíduo estar bem consigo mesmo, conseguindo dar conta da vida e de suas dificuldades.
Gislaine Chaves
Gislaine Chaves Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Saude Mental?

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.