Saude Mental - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Saude Mental

Os especialistas falam sobre a Saude Mental

Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), 12% dos problemas de saúde no mundo são de base mental. A OMS define a saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades". Tomando como base essa definição, a saúde mental é tão importante quanto as questões da saúde física. O que ocorre frequentemente é que damos maior importância à saúde física, porém, nunca a saúde física terá excelentes condições sem um bom cuidado com a saúde mental. É importante que o estigma de que cuidar da saúde mental buscando serviços adequados não fará da pessoa um "louco", palavra utilizada de maneira pejorativa e totalmente inadequada.
Renato de Freitas

Psicólogo

|

São Paulo

Com o propósito de ser bem-sucedidos naquilo que aspiramos, somos movidos por uma força interior que se manifesta em direção aos objetivos traçados. No entanto, a vida é repleta de encontros e desencontros, envolvimento e desprendimento que integram essa trajetória e há certos acontecimentos que nos abalam profundamente. Nos desorganizamos a ponto de adoecermos. Os danos emocionais, porém, são decorrentes da maneira como reagimos aos acontecimentos e a terapia é fundamental. Em psicoterapia trabalharemos a autoestima e principalmente o amor-próprio que se apresenta muito prejudicado depois de tanto sofrimento. A saúde mental depende de estar integrado a si próprio. Conhecer-se é fundamental!
Rejane dos Santos Magalhães Sá
Rejane dos Santos Magalhães Sá Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Praia Grande

A psicologia clínica trabalha questões emocionais que dificultam a pessoa conviver de uma forma saudável com os outros e consigo mesmo, como a depressão, o estresse, a síndrome do pânico, crises de ansiedade, questões psicossomáticas, bem como dificuldades de adaptação, que dentre outras acabam interferindo na qualidade de vida do indivíduo. A psicoterapia promove uma reflexão sobre as fontes de angústia, onde a escuta da própria fala leva a questionamentos e associações sobre os próprios comportamentos nas esferas pessoal, familiar, social, profissional e sexual.
Fabiano De Souza Botelho
Fabiano De Souza Botelho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

|

Campinas

Cuidar somente da parte física do nosso corpo não é o suficiente para levar uma vida saudável. Tão importante quanto cuidar do nosso corpo é cuidar da nossa mente. A saúde mental possibilita o equilíbrio emocional interno com as exigências externas, saber lidar com as situações da vida e administrar bem as emoções, viver em plenitude máxima consigo e com as outras pessoas. É importante buscar sempre o autoconhecimento para que possamos nos fortalecer, aprender mais sobre nós mesmos, termos consciência de quem somos e do que queremos, para assim sermos bem-sucedidos nas demais áreas da vida.
Patrícia Castro

Psicóloga

|

Fortaleza

O conceito de saúde mental é muito mais do que "ausência de doenças". Saúde mental é o equilíbrio entre as exigências internas (expectativas, desejos) e as do mundo, é a capacidade de um indivíduo estar bem consigo mesmo, conseguindo dar conta da vida e de suas dificuldades.
Gislaine Chaves

Psicanalista, Psicóloga

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Saude Mental?

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.