Sensibilidade dentária - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Sensibilidade dentária

Os especialistas falam sobre a Sensibilidade dentária

A sensibilidade dentária ou hipersensibilidade geralmente é causada pela exposição da parte interna do dente ao meio bucal. Isso ocorre devido à diversos fatores, como a escovação com excesso de força, retrações da gengiva, bruxismo, cárie, etc. O tratamento da sensibilidade envolve terapias com pastas de dente específicas, laserterapia e aplicação em consultório de substâncias dessensibilizantes. Em nosso consultório temos aparelhos de laser que auxiliam na solução deste problema.
Prof. Dr. Rowan Vilar
Prof. Dr. Rowan Vilar Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

|

Rio de Janeiro

A sensibilidade dentária ocorre sempre que a raiz de um ou mais dentes fica desprotegida, devido à retração da gengiva (afastamento da gengiva em relação ao dente). Raízes de dentes não deveriam estar expostas na boca. Geralmente existem produtos no consultório de aplicação sobre as raízes expostas que proporcionam uma película de proteção contra a sensibilidade. Além disso, pode-se usar em casa cremes dentais que estimulam a formação de uma película de proteção sobre essas raízes. O uso desses cremes dentais deve ser contínuo para manter as raízes sempre protegidas. Outra coisa que sempre que possível deve ser feita é o recobrimento das raízes com técnicas de cirurgia plástica da gengiva.
Dr. Daniel Roberto De Assis
Dr. Daniel Roberto De Assis Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

|

Americana

A sensibilidade dentinaria e algo muito comum na clinica diária. A causa pode ser multifatorial : Tensão - através de hábitos para-funcionais e trauma oclusal Fricção - atrito ou abrasão . Erosão acida - provocado por ácidos de origem extrínseca( dieta) ou intrínseca(gástrico etc) O tratamento e indicado de acordo com a severidade de cada caso e identificação da etiologia, podendo ser a indicação de dentifrícios dessensibilizastes ou sessões de aplicação de Nitrato de potássio ou gluteraldeido.
Adriana Souto Noga
Adriana Souto Noga Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

|

Rio de Janeiro

A sensibilidade dentária é a dor causada por estímulo térmico ou de pressão em áreas expostas dos dentes. A causa mais comum desta sensibilidade na pessoa adulta é a exposição da raiz dos dentes na área cervical, ou colo, devido à retração gengival ou por erosão do esmalte dos dentes, provocadas por atrito e alimento ácidos, causando o desgaste da superfície do dente. Como a raiz não está coberta pelo esmalte, milhares de canalículos que vão do centro do dente e levam o feixe nervoso da polpa até a superfície ficam expostos e causam a dor. Quando o calor, frio ou pressão afeta esses canalículos, você sente dor. Ignorar os dentes sensíveis pode levar a outros problemas de saúde bucal.
Dra. Ariane Miranda Da Paixao Marques
Dra. Ariane Miranda Da Paixao Marques Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

|

Belo Horizonte

A razão mais comum para ocorrência de sensibilidade é a exposição da raiz, a gengiva é traumatizada e acaba se deslocando expondo uma parte da raiz do dente, onde há maior número de terminações nervosas, o tratamento é simples dependendo do tamanho da exposição. Outras razões comuns para sensibilidade são cárie e restaurações comprometidas, sendo infiltrações ou fraturas das restaurações.
Diogo Monteiro Chíxaro
Diogo Monteiro Chíxaro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

|

Manaus

Ver mais

Tem perguntas sobre Sensibilidade dentária?

Nossos especialistas responderam 7 perguntas sobre Sensibilidade dentária.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá. Geralmente é comum um pouco de sensibilidade após restaurações, que passa após alguns dias. Caso não passar volte ao seu dentista para verificar.

  • 399
  • 217
  • 176
Dr. Daniel Roberto De Assis Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

Americana

Marcar consulta

Olá, pode ser uma sensibilidade devido à profundidade da restauração. Nesses casos, podemos utilizar materiais que liberam flúor (como os ionomeros de vidro) em baixo da resina.

  • 10
  • 3
  • 11
Dra. Daniela Vaz Bastos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

Recife

Marcar consulta

Esse tipo de queixa após uma restauração de resina normalmente ocorre quando houve uma falha em determinado ponto da união da restauração com a dentina. É comum pacientes relatarem dor com um “grão de farofa” ou com algo duro e, ao mesmo tempo, quando mastigam outras coisas não sentirem a mesma dor. Isso ocorre quando a força de mastigação incide sobre o ponto exato da falha de adesão, pois gera estímulo de odontoblastos, levando informação para a polpa. O tratamento seria a remoção da restauração (abrangendo o desgaste até a camada de adesão) e execução de novo procedimento restaurador, seguindo corretamente o passo-a-passo para uma boa adesão dente-restauração.

  • 8
  • 10
  • 15
Dra. Giselle Ferdinand Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Olá! Pelo quadro que você relatou, acho mais sensato, inicialmente, procurar um cirurgião dentista clínico geral, com a finalidade de remover estas restaurações, e se ele achar necessário durante o procedimento, indicar a endodontia. Já que se fosse fazer a endodontia, inevitavelmente teria que removê-las também.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 507
  • 511
  • 297
Dr. Diego Limoeiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ver as 7 perguntas sobre Sensibilidade dentária