Síndrome de Down - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Síndrome de Down

Informação sobre Síndrome de Down

A síndrome de Down é uma doença genética que ocorre no momento da concepção que gera três cromossomos 21 ao invés de dois. As causas são desconhecidas já que qualquer casal pode ter um filho com síndrome de Down e, de acordo com estudos, uma em cada mil crianças nasce com esta síndrome. Esta anomalia congênita é caracterizada pela aquisição de uma deficiência intelectual e certas características faciais.

Possui uma dúvida concreta sobre Síndrome de Down? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Síndrome de Down

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população. As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.
Roberta Kelly de Sousa Araújo

Psicanalista, Psicóloga

|

Rio de Janeiro

O acompanhamento de um fonoaudiólogo deve começar desde o nascimento da criança com síndrome de Down, e é de longo prazo. Sua regularidade e seu enfoque, no entanto, vão variar, dependendo das necessidades dos pais e das crianças em diferentes fases da vida. O processo só estará terminado quando a pessoa que tem síndrome de Down tiver condições para comunicar o que pensa e sente sem que haja dificuldades de compreensão, e que tenha condições de interagir e conquistar seu espaço na sociedade onde está inserida.

Fonoaudióloga

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população. O trabalho de fonoaudiólogos com crianças com síndrome de Down é amplo e inclui tanto a parte da fala em si, como a preparação da musculatura para que a criança possa desenvolver a fala.
Dra. Lívia Meireles Soares
Dra. Lívia Meireles Soares Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fonoaudióloga

|

São Paulo

A cada 700 nascimentos 1 bebê nasce com Síndrome de Down. Você sabe o que é Síndrome de Down? A Síndrome de Down não é DOENÇA. É uma ocorrência genética natural que acontece por motivos desconhecidos, na gestação, durante a divisão das células do embrião. O bebê nasce com 47 cromossomos no lugar dos 46 que se formam normalmente. O material genético extra se encontra localizado no par de cromossomos 21. Não existe grau da Síndrome 95% nascem com trissomia do 21 5% têm uma cópia translocada 2 a 4% há mosaicismo. A expectativa de vida das pessoas com Síndrome de Down (SD) aumentou em razão dos progressos na área de saúde. É cada vez mais comum pessoas com SD chegarem aos 65, 70 anos.
Todas as crianças com Síndrome de Down, mesmo que ainda suspeita clínica, devem ser avaliadas por cardiologista pediátrico. _50% de todas as crianças com Síndrome de Down possuem cardiopatia congênita; _a maioria necessitará de cirurgia cardíaca no primeiro ano de vida. "O bem estar da criança com Síndrome de Down está diretamente relacionado com seus cuidados com a saúde e bons hábitos de vida.” _Equipe AmbDown (ambulatório interdisciplinar de acompanhamento para crianças com Síndrome de Down do Hospital Universitário Pedro Ernesto/ UERJ)
Dra. Ana Tereza Antunes Monteiro de Souza
Dra. Ana Tereza Antunes Monteiro de Souza Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista

|

Rio de Janeiro

Ver mais

Tem perguntas sobre Síndrome de Down?

Nossos especialistas responderam 24 perguntas sobre Síndrome de Down.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá Importante procurar ajuda completa (médico, fonoaudiólogo, psicólogo). Desta forma seu irmão estrá bem assistido e com possibilidades de superar suas dificuldades. O mais importante ele já tem que é o amor e o cuidado da família. Procure se na sua cidade há associação ou clínicas especializadas, facilitará sua busca no tratamento. Parabéns pelo cuidado com seu irmão e boa sorte nesta busca. Abraços Anelise Mira

  • 33
  • 45
  • 32
Anelise Mira

Psicóloga

Curitiba

Ola! A Psicologia auxilia no desenvolvimento da pessoa com Sindrome de Down e familiares. Atua como facilitador entre o vinculo familiar e compreensão de ambos diante da síndrome e de suas necessidades, pois cada historia e singular. A intervenção multiprofissional, propicia os profissionais a elaborarem juntos, estratégias em torno de tarefas motoras, perceptivas e cognitivas para estimular o portador em sua complexidade.

  • 37
  • 27
  • 25
Patricia Souza

Psicóloga

São Paulo

Olá!!! Tem algum médico que a acompanha?Se tiver ,ele mesmo poderá dar o laudo. Agora se não tiver, embora qualquer especialidade médica possa fazer o laudo de acordo com a resolução do CRM, aconselho procurar um neurologista para isso.Mas, não se esqueça que o laudo só poderá ser feito por um médico pois é o especialista no diagnóstico de doenças e é somente ele pode atestá-los. Espero ter ajudado! Qualquer dúvida estou a disposição!

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 100
  • 91
  • 75
Cristina Mostardinha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Síndrome já significa conjunto de características. Uma pessoa com SD pode prescindir de atendimento medico em diversas especialidades (cardio, neuro, dermato, otorrino, oftalmologista, pneumo entre outras), fisioterapêutica, odontológica, psicológica... que dependerão basicamente do conjunto dos estigmas e demais características da pessoa em questão. Pela diversidade dos conhecimentos necessários, é mais privacel

  • 77
  • 108
  • 68
José Luiz Nauiack Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

Curitiba

Marcar consulta

Ver as 24 perguntas sobre Síndrome de Down