Síndromes Da Apnéia Do Sono - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Síndromes Da Apnéia Do Sono

Informação sobre Síndromes Da Apnéia Do Sono

O que é?

A síndrome da apneia do sono é também chamada de apneia noturna ou síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS). Trata-se da obstrução parcial ou total das vias respiratórias durante o sono. O paciente para de respirar por dez segundos ou mais. Estudos mostram que mais de 10% das pessoas com idade igual ou superior a 65 apresentam a SAOS. Crianças também podem apresentar a doença. No caso infantil, é considerado um episódio de apneia quando a respiração é interrompida por três segundos ou mais.

Qual é a causa?

A apneia ocorre pelo fechamento das vias aéreas superiores. Isso pode ocorrer por uma série de fatores. O envelhecimento é o mais comum uma vez que as paredes da faringe vão perdendo sua elasticidade com o passar dos anos. A obstrução nasal pode ser ainda causada pelo aumento do volume das secreções, desvio do septo nasal, rinites, sinusites, pólipos nasais, hiperplasia das amígdalas e adenoides, ganho de massa gordurosa no pescoço e alterações nas vias aéreas superiores. São considerados fatores de risco: pescoço naturalmente mais grosso ou curto, obesidade, ingestão de bebidas alcoólicas, uso de remédios para dormir, dormir de costas, comer demais antes de dormir, refluxo e hábito de fumar.

Quais os sintomas?

O ronco é o sintoma mais comum. Ele funciona como sinal de alerta para uma investigação mais profunda da condição. Os pacientes costumam acordar com a sensação de sufocamento. Refluxo esofágico, boca seca, espasmo da laringe, aumento do número de idas ao banheiro para urinar, irritabilidade, depressão, redução da libido, impotência sexual e cefaleia matinal são outros sintomas apresentados.

Como fazer o diagnóstico?

O número de episódios de parada respiratória noturna é que determina o diagnóstico. Pessoas com mais de cinco episódios desse tipo são consideradas portadoras da síndrome da apneia do sono. Para se chegar a esse diagnóstico há a possibilidade de se utilizar de um exame chamado polissonografia. O paciente passa a noite com eletrodos ligados ao corpo que emite informações para um computador. Cada parada respiratória é registrada fornecendo dados importantes para o médico. A técnica alternativa é uma entrevista com a pessoa que dorme junto com o portador da apneia do sono.

Qual o tratamento?

Nos casos mais simples de ronco e apneia, a simples mudança de posição na hora de dormir pode ser suficiente. Um aparelho chamado retrator de língua também pode ser usado para ajudar a manter a boca fechada. Em casos mais graves, até a cirurgia pode ser recomendada.

Possui uma dúvida concreta sobre Síndromes Da Apnéia Do Sono? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Síndromes Da Apnéia Do Sono

A síndrome da apneia do sono é uma das mais comuns doenças do sono. Ela ocorre quando há uma obstrução das vias aéreas superiores ("garganta" principalmente), e o ar que é inspirado pelo nariz ou boca não alcança os pulmões, esse fenômeno pode durar segundos a minutos. Durante o período da apneia do sono o oxigênio cai acentuadamente, podendo gerar outras doenças como: pressão arterial elevada, infarto agudo do miocárdio, diabetes mellitus, derrame cerebral entre outras. Os portadores de apneia do sono costumam roncar durante a noite, apresentarem sonolência ou cansaço durante o dia, queixas de perda de memória e concentração. A apneia do sono deve ser investigada pelo médico do sono.
Dra. Lucia Joffily
Dra. Lucia Joffily Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

, Otorrino

|

Rio de Janeiro

O avanço maxilomandibular é indicado nos pacientes que são portadores da apnéia do sono moderada e grave. Esta cirurgia trata a apnéia obstrutiva do sono e traz um impacto importante na estética facial. Muitos dos pacientes portadores de Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono são portadores de hipoplasia maxilar e mandibular. Estes pacientes, na sua maioria, também são indicados para o a avanço maxilomandibular por outras razões, como a melhora na estética, mastigação, respiração e finalização ortodôntica. Nestes casos um mesmo procedimento cirúrgico é possível tratar a apnéia e deformidade facial.
Prof. Laureano Filho
Prof. Laureano Filho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

|

Recife

Tem perguntas sobre Síndromes Da Apnéia Do Sono?

Nossos especialistas responderam 33 perguntas sobre Síndromes Da Apnéia Do Sono.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Apneia do sono é a interrupção da respiração, que pode ser por obstrução ou não. Quando a apneia for causada por obstrução, da mesma forma como o óculos "cura" a miopia, o aparelho odontológico ou o CPAP, podem deixar o paciente sem apneia, quando estiverem usando quaisquer destes dispositivos, que estiverem indicados para o caso. Lembrando que são necessários vários exames, para que se determine a necessidade de cada caso, inclusive o exame de polissonografia, que relaciona várias funções e a forma como são executadas, pelo organismo, durante o sono. Os resultados destes exames são interpretados por profissionais com treinamento específico em SONO e a adesão ao tratamento, por parte do paciente, é que definem o que vc chamou de cura, juntamente com a melhora da qualidade de vida, da pessoa em questão.

  • Obrigado 4
  • 1 especialista está de acordo
  • 42
  • 28
  • 51
Dra. Silvana Pires de Oliveira

Dentista

São José dos Campos

A Síndrome da Apnéia do Sono não é um problema de simples solução e por isto precisa da interdição de múltiplos profissionais desde otorrinolaringologistas até ortodontistas, passando muitas vezes por soluções cirúrgicas, dependendo da avaliação. Ao meu ver o profissional que tentar tratar sozinho não vai ter exito.

  • Obrigado 23
  • 1 especialista está de acordo
  • 77
  • 70
  • 194
Dr. Claudio Fleig Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Olá! Na maioria dos casos, a Apnéia Obstrutiva do Sono ocorre devido ao relaxamento da musculatura das vias aéreas superiores (nariz e pescoço). O CPAP é usado para abrir a via aérea, então o aparelho ortodôntico oral não substitui a funcionalidade do Cpap. Realmente o custo é elevado, então eu sugiro que você alugue um cpap para ver se você irá se adaptar antes de comprar. Existem várias empresas no mercado que alugam e vendem. Vale a pena pesquisar valores para tentar achar um aparelho mais em conta. O aparelho deve ser ajustado por um profissional da área de acordo com o resultado da sua polissonografia.

  • 3
  • 0
  • 1
Verônica Moreira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

Marcar consulta

O índice de apneia-hipopneia (IAH) contabiliza as hipopneias e as apneias em conjunto. Porém, olhar somente para este índice é uma maneira muito superficial de classificar a gravidade da apneia do sono. Temos que levar em conta também a presença de sintomas e outras doenças que estão relacionadas à apneia (hipertensão, diabetes, arritimias, obesidade). Espero ter ajudado!

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 91
  • 63
  • 111
Dr. Caio Bonadio

Medico do Sono

São Paulo

Ver as 33 perguntas sobre Síndromes Da Apnéia Do Sono