Transexualidade - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Transexualidade

Informação sobre Transexualidade

Nomes alternativos: Transexualismo.

Possui uma dúvida concreta sobre Transexualidade? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Transexualidade

A identidade de gênero está relacionada à auto-imagem e como cada pessoa se identifica como homem ou mulher. O desequilíbrio entre a identidade individual e as características físicas com que a pessoa nasceu recebe o nome de distúrbio de identidade de gênero. Essa condição é fonte de grande sofrimento e angústia, impedindo que essa pessoa viva de maneira plena. Os procedimentos cirúrgicos são importantes e podem ajudar no processo de transição, equilibrando o corpo e a mente. Em mulheres trans pode-se realizar volumizações faciais com ác. retinóico, a cirurgia de redesignação/readequação genital e o aumento mamário. Já em homens trans, a principal cirurgia é a mamoplastia masculinizadora.
Dr. Matheus Manica
Dr. Matheus Manica Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião plástico, Especialista em Medicina Estética

|

São Paulo

Nos dias de hoje a Transexualidade é um tema que está em alta e a cada dia um numero maior de pessoas são identificadas com incompatibilidade de gênero e buscam o cirurgião para realizar a adequação. Tratamos esse assunto com bastante naturalidade e seriedade. É fundamental uma profunda avaliação psicológica do paciente uma vez que se trata de cirurgias definitivas. Com as técnicas atuais é possível a adequação tanto para o sexo feminino quanto para o masculino. Esses pacientes também podem ser acompanhados por um endocrinologista para realização de reposição hormonal a fim de estimular os caracteres desejados.
Dr. Thiago Marra Netto

Especialista em Medicina Estética

|

Fortaleza

Não nascemos com uma Identidade de gênero e nem com uma orientação sexual definidas, prontas e acabadas. Pelo contrário, ao longo da vida vamos aprendendo e nos identificando com diferentes formas de vivenciar nossos desejos de uma forma mais fixa ou mais flexível, conforme as experiências vividas por cada um. É importante apropriar-se de sua identidade e viver de forma autêntica. A psicoterapia é fundamental nesse processo, podendo estender-se aos familiares para o entendimento e aceitação.
Talita Quintanilha
Talita Quintanilha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Rio de Janeiro

A incongruência entre o sexo anatômico e a identidade de gênero é visto de diferentes maneiras, tanto como um patologia geradora de sofrimento importante quanto como uma condição do ser humano. A prevalência de pessoas transexuais vem aumentando ao longo dos anos, além da progressiva busca por hormônios e realização de procedimentos cirúrgicos relacionados à transexualidade. Apesar de o processo cirúrgico e a hormonização não definirem a transexualidade, para muitos é um passo importante na redução de sintomas disfóricos. Portanto compreender os perfis de saúde dos transexuais é desafiador e fundamental, uma vez que o acesso aos serviços de saúde muitas vezes é difícil.
Dr. Jadiel Luis
Dr. Jadiel Luis Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

|

Recife

Não existe cirurgia de mudança de sexo e este termo deve ser abandonado. Existem diversas cirurgias de adequação corporal e adequação genital (esta, chamada também de trangenitalização). A cirurgia de transgenitalização consiste na adequação genital ao sexo oposto, sendo classificada como MTF (male to female, ou, de masculino para feminino) ou FTM (female to male, ou, de feminino para masculino) de acordo com a alteração apropriada ao caso. Existem diversas formas de se fazer cada uma dessas cirurgias, e a decisão da melhor técnica deve ser individualizada a expectativa e desejo de cada indivíduo.
Dr. Miguel Osta
Dr. Miguel Osta Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Rio de Janeiro

Ver mais

Tem perguntas sobre Transexualidade?

Nossos especialistas responderam 43 perguntas sobre Transexualidade.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Há algumas controvérsias. Acredito que ele possa não atendê-lo pelas dificuldades dele frente a questão transgênero ou a inabilidade profissional dele de tratar dde como tratar essas questões hormonais. Levando isso em consideração, ele pode não atender, porém recomenda-se que ele o encaminhe para um profissional que saiba tratar. Caso precise de ajuda em algum aspecto, entre em contato comigo! Espero que tenha ajudado a esclarecer essa dúvida! Abraço e boa sorte :D

  • 169
  • 104
  • 128
Ana Paula Gonçalves Donate Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

São Paulo

A terapia é a melhor ferramenta para trabalhar questões de insatisfação com corpo, afastamento social e também com as questões de gênero. Já conversou com seu(ua) Psicólogo(a) sobre não estar vendo evolução na terapia? Caso não procure conversar com ela. Caso já tenha falado e não tenha surgido efeito no processo terapêutico entre vocês, sugiro que busque um novo profissional. Para um processo Psicólogico eficaz é preciso uma parceria entre profissional e paciente para que juntos possamos trabalhar e alcançar os resultados esperados para a vida do paciente. Espero ter ajudado, conte comigo.

  • 41
  • 44
  • 32
Rodrigo Vogas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Olá! Sim, é possível fazer a hormonioterapia. Porém, para isso é necessário ter acompanhamento com um bom endocrinologista, pois ele irá pedir diversos exames para ver como está sua saúde e a partir disso passar as medicações e as formas de administração adequadas para o seu caso. Outro profissional essencial nesse momento é o psicólogo, para que você tenha apoio emocional durante essa mudança e a lidar com ela da melhor maneira possível. Se tiver mais dúvidas sobre o tema, pode entrar em contato, fico a disposição! Boa sorte!

  • 27
  • 25
  • 10
Ana Helena Elias Alvim Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Campinas

Marcar consulta

Pela minha experiência, apesar de incomum em mulheres trans a necessidade do lifting mamário (mais conhecido como mastopexia), eventualmente ele pode ser necessário para ajustar a sobra de pele ao conteúdo dos seios. O que pode ocorrer é a dificuldade técnica de realizá-lo e de alcançar um formato adequado da mama sem a inclusão de um implante. Em pessoas com glândulas pequenas as vezes só a inclusão de um implante mamário pode ser suficiente para preencher e elevar as mamas. Recomendo passar em avaliação com um cirurgião plástico para ser adequadamente avaliada e rever as possibilidades de tratamento para o seu caso

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 75
  • 27
  • 41
Dr. Matheus Manica Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião plástico, Especialista em Medicina Estética

São Paulo

Marcar consulta

Ver as 43 perguntas sobre Transexualidade