Transtorno afetivo sazonal (depressão do inverno) - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é transtorno afetivo sazonal?

É um tipo de depressão que aparece no Outono e no Inverno, desaparecendo na primavera e no verão. Os pacientes sentem uma baixa de humor, fadiga e falta de interesse nas coisas, e têm dificuldade de concentração e realização de trabalhos ou tarefas diárias. Eles também tendem a dormir e comer (especialmente carboidratos). É mais comum em regiões e países do norte, onde o clima é frio e úmido e onde há menos luz solar, com dias de inverno muito mais curto ..

Quais são suas causas?

Embora suas causas não sejam conhecidas com certeza, inúmeros estudos mostram que um fator que influencia negativamente é a redução da intensidade e duração da luz solar que ocorre no outono e inverno. Também parece que as mudanças em nosso corpo, em termos de níveis de substâncias químicas como a serotonina e hormônios.

Quais são os seus sintomas?

Entre seus sintomas, destacam-se o seguinte:

  • Baixo-astral na maior parte do tempo.
  • Perda de interesse nas coisas, fadiga e dificuldade de concentração e realização de trabalhos ou tarefas diárias.
  • Aumento do apetite (juntamente com "desejos" por doces e outros alimentos ricos em carboidratos), o que causa ganho de peso.
  • Sono excessivo, assim você dorme mais horas normais.
  • Podem aparecer, por vezes, sentimentos de culpa e até mesmo pensamentos suicidas.

Qual é o seu tratamento?

Quando uma pessoa sofre os sintomas descritos acima devem consultar o seu médico. O tratamento com luz artificial é eficaz e o mais utilizado. Envolve a instalação de uma lâmpada fluorescente em casa do interessado, que deve ser exposto à luz por cerca de 30 minutos por dia, para enfatizar a melhora dos sintomas. Também é benéfica a luz natural. Esta terapia à base de luz não leva a efeitos adversos. Em alguns casos, medicação antidepressiva deve ser tomada, seja porque a pessoa é incapaz de realizar terapia baseada em luz, ou porque ele não é suficiente. Como com outros tipos de depressão, também são recomendadas sessões de psicoterapia.

De acordo com as características da pessoa e seus sintomas, o médico irá prescrever um ou mais dos tratamentos acima.

Finalmente, é importante notar que o fato de ter um bom diagnóstico e saber que você vai ficar melhor quando acabarem os meses de inverno, causa esperança e alívio.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - transtorno afetivo sazonal (depressão do inverno)

Veronica Kellner

Veronica Kellner

Psicólogo

Niterói

Vera Ribeiro

Vera Ribeiro

Psicólogo

Porto Alegre

Odegine Graça

Odegine Graça

Psicólogo

Colombo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas sobre Transtorno afetivo sazonal (depressão do inverno)

Nossos especialistas responderam a 7 perguntas sobre Transtorno afetivo sazonal (depressão do inverno)

Olá! Sinto muito por você estar se sentindo dessa forma.
A sensação de vazio é descrita por especialistas como a consequência da falta de contato com fontes de prazer. Ela pode se originar…

Você pode tentar o seguinte: se exponha à luz do sol durante algum período do dia (exceto naqueles intervalos críticos onde o risco de câncer de pele são elevados). Faça isto PREFERENCIALMENTE…

Entender o que está te afetando e poder lidar com tais questões te ajudará, é importante procurar fazer uma avaliação com um psiquiatra bem como iniciar a Psicoterapia.

Especialistas falam sobre Transtorno afetivo sazonal (depressão do inverno)

Hoje em dia está bem claro no meio científico que a luz desempenha um papel importante no humor e no estado de ânimo de uma pessoa, com uma importância particular no hemisfério norte em que as estações são mais bem definidas. Este quadro parece estar associado a secreção de um hormônio chamado melatonina que regula o sono, apetite, libido, temperatura e vários outros ritmos biológicos e que é produzida em períodos de baixa ou nenhuma luminosidade e numa diminuição da produção de seretonina, neurotransmissor associado ao bem-estar e felicidade, que costuma atingir um nível pico quando a pessoa é exposta à luz.

Diego Tavares

Psiquiatra

São Paulo

Quais profissionais tratam Transtorno afetivo sazonal (depressão do inverno)?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.