A ciclotimia não tratada pode evoluir para um estágio mais grave do tr...

A ciclotimia é caracterizada por uma instabilidade de humor, que se não tratado de forma adequada pode evoluir para sua forma mais severa, o transtorno bipolar.
Fatos da vida como uma perda,um luto ou outras dificuldades podem funcionar como fatores desencadeantes , por isso, se conhecer melhor, elevar a auto estima e lidar melhor com as frustrações podem ajudar muito na manutenção do equilibrio.

O Transtorno afetivo bipolar F31 (CID-10) é caracterizado por episódios repetidos nos quais o humor e os níveis de atividade do paciente estão significativamente perturbados através do aumento de energia e atividade (mania ou hipomania) e o rebaixamento do humor e diminuição de energia e atividade (depressão). A ciclotomia F34.0 (CID-10) é desenvolvida no início da vida adulta seguindo para um curso crônico, porém menos grave que o Transtorno afetivo bipolar (F31._) ou o Transtorno depressivo recorrente (F33_), pode persistir por toda a vida adulta, cessar temporária ou permanentemente ou ainda evoluir para oscilações mais graves do humor, satisfazendo os critérios para o Transtorno afetivo bipolar (F31 CID-10). Portanto é necessário um acompanhamento da evolução da doença. Os Transtornos do humor estão associados com desregulagens heterogêneas das aminas biogênicas: Noradrenalina, Serotonina e Dopamina.

Pode sim. O tratamento se faz necessário.

Qualquer quadro de adoecimento psíquico se não tratado pode evoluir para sintomas mais graves e mais severos, saindo da situação de algo que causa transtornos para uma situação de paralisação de atividades cotidianas e profissionais ou, mesmo, prejuízos mais sérios na sua vida como um todo. O quadro de instabilidade de humor pode evoluir, dependendo de uma série de circunstâncias de história de vida pessoal e de eventos que possa reviver traumas passados (que se acreditava esquecidos e recalcados no fundo do inconsciente), principalmente se associados a perdas significativas no âmbito pessoal/familiar/afetivo ou dificuldades graves que a pessoa possa estar atravessando. Seria muito importante procurar um psicanalista para poder iniciar um processo de análise que possa abordar o seu quadro como um todo e não apenas um conjunto de sintomas.
coloco-me à disposição e espero ter ajudado
abraços

Todo quadro que envolve sofrimento se não for tratado pode evoluir para um estado mais grave por isso é importante buscar ajuda. Procure um Psicanalsta na sua região para fazer uma avaliação.

A ciclotimia é vista já por alguns autores e professores como um transtorno bipolar leve ou uma fase inicial do transtorno bipolar. Estaria enquadrada pela nomenclatura atual como do Espectro Bipolar.

Ver as 450 perguntas sobre Transtorno bipolar

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Transtorno bipolar?

Nossos especialistas responderam 450 perguntas sobre Transtorno bipolar.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.