A pessoa bipolar tem chance de ser curada ?

Pergunta sobre Transtorno bipolar

A pessoa bipolar tem chance de ser curada ?

Infelizmente, assim como em outras doenças na medicina, o transtorno afetivo bipolar ainda não tem cura, mas tem controle e o paciente acometido pela doença, se corretamente tratado pode passar longos períodos sem crises depressivas ou episódios de mania ou hipomania (ou episódios mistos). O tratamento basicamente se constitui em 2 pilares principais: O tratamento médico medicamentoso e o tratamento psicoterápico, que são feitos em conjunto. Existem algumas outras formas de tratamento auxiliar, que também podem ajudar no controle do caso. Não devemos nos esquecer que uma vida mais regrada, com atividades físicas e uma alimentação baleanceada, também podem auxiliar tanto na saúde física quanto na saúde mental. Um paciente com bom conhecimento da própria enfermidade pode perceber os sintomas iniciais de uma nova possível crise e isto pode facilitar o tratamento. Um abraço! Luiz Dieckmann

Na psiquiatria a palvra cura deve ser usada com muita ponderação, já que existe controle para as doenças, remissão dos sintomas e não propriamente a cura.

Apenas gostaria de colocar um pensamento meu, que corrobora com o pensar de nossos colegas.
Devemos ter muito cuidado com o reducionismo, o sujeito não pode ser resumido a títulos, independentemente que título seja, os rótulos reduzem as possibilidades. Acerca da bipolaridade, é preciso que olhemos para o sujeito que manifesta-se com tal possibilidade, não podemos afirmar que não há cura, se também não podemos confirmar que há cura!
Contudo a experiência e a prática clínica nos coloca na condição de conhecer este sujeito e de fazê-lo autor de sua vida!

Complementando os colegas acima:
Hoje a uma banalização do diagnóstico de transtorno bipolar, de forma que já vi alguma pessoas que tinham na verdade alterações de personalidade, descontrole de impulsos e não transtorno bipolar.
Dessa forma, é preciso ter uma avaliação medica completa antes de se afirmar o diagnóstico de TÁB.
Hoje em dia pessoas tem se auto diagnosticado com questionários feitos na internet, revistas e propagandas de laboratório. Fiquem alertas.
O prognóstico e tratamento dessas patologias que parecem TAB, tem uma evolução e prognóstico bem diferentes.

Para um melhora significativa e equilíbrio dos sintomas e efeitos físicos, emocionais e mentais da pessoa com o diagnóstico e vivência do transtorno Bipolar, é necessário um conjunto; seguir corretamente a orientação do psiquiatra, iniciar e dar continuidade com a Psicoterapia, para o autoconhecimento e aprimoramento pessoal e social... a Acupuntura tem se mostrado uma aliada muito importante para restabelecer o desequilíbrio químico causado pelo cérebro em diversos tipos de doenças, vale a pena conferir e se beneficiar dessa medicina milenar, lembrando que é muito importante equilibrar atividade física, e cuidados com o sono e alimentação, ingerir muita água, atividade mental uma boa leitura, atividade emocional como você se cuida e se percebe, como está sua fé e suas crenças independente da sua religião ? E uma frase para reflexão " Quando a boca cala, o corpo fala, quando a boca fala o corpo sara" reflita e se permita entrar em contato com sua essência !!! Thaís Pimenta

A pessoa com Transtorno Bipolar pode vir a ter uma vida bastante satisfatória , Estudar , Trabalhar , retomar atividades Sociais , Conjugais e Familiares . Obviamente depende do Grau de Bipolaridade , mais Severa , Grave ou não . Depende muito também , se o Transtorno e Diagnosticado e Tratado logo no início , quanto mais se retarda o início do tratamento , os sintomas do paciente podem se agravar e cronificar . O paciente em geral precisa ser Medicado por um Psiquiatra e fazer sessões de Psicoterapia com um Psiquiatra ou Psicólogo . O tratamento basicamente consiste em trabalhar a Auto Estima do Paciente e corrigir Pensamentos , Sentimentos e por vezes Percepções distorcidas que tem de si mesmo e do ambiente que o cerca . Nos episódios de Depressão , a pessoa sente , que lhe falta energia , muitas vezes tarefas simples do dia a dia , como lavar um copo , tomar banho etc , tornam se difíceis . Casos mais graves devem ser tratados pois podem levar ao Óbito através do ato do Suicidio .

Ver as 467 perguntas sobre Transtorno bipolar

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Transtorno bipolar?

Nossos especialistas responderam 467 perguntas sobre Transtorno bipolar.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.