Gostaria de saber acerca dos transtornos cognitivos. É possível diagnó...

Os transtornos cognitivos são detectáveis e tratáveis sim em adultos. A avaliação médica associada à neuropsicológica se mostra uma forma efetiva para isso e, caso o diagnóstico seja positivo, existem medicações e formas específicas de reabilitação que viabilizam a recuperação ou o retardamento da progressão do Transtorno.

Uma avaliação médica e uma avaliação neuropsicológica feita por um psicólogo especializado podem contribuir positivamente para entender o quadro e propor estratégias de reabilitação ou estimulação cognitiva.

Atenciosamente,

Marlene Galdino.

Sem dúvidas. Procure ajuda especializada.
Att.

Os transtornos cognitivos em adultos normalmente afetam seu funcionamento psicossocial, gerando prejuízos profissionais, sociais e familiares, sem contar as questões de auto estima. Muitos desses transtornos quando diagnosticados bem cedo e tratados de forma adequada, podem ter uma recuperação satisfatória da qualidade de vida e funcionalidade da pessoa. O diagnóstico deve ser feito pelo médico neurologista, que poderá recorrer aexames clínicos e de imagem, bem como solicitar à um psicólogo uma avaliação neuropsicológica, afim de obter mais dados para diferenciais diagnósticos e conhecimento da extensão do dano cognitivo. O tratamento será conduzido pelo neurologista, e poderá envolver o uso de medicações, bem como o trabalho de outros profissionais da saúde em uma abordagem multiprofissional, dependendo do caso.

Importante ter um diagnostico o mais rápido possível para poder iniciar um tratamento de forma adequada para seu problema e assim melhorando sua qualidade de vida. Procure ajuda de um profissional especializado no assunto.

Com certeza! As avaliações do médico neurologista associadas com a avaliação neuropsicológica, realizada por um psicólogo especialista em Neuropsicologia contribuem para o diagnóstico e melhor indicação de tratamento de reabilitação cognitiva.

Sim. O declínio cognitivo (DCL) pode ser avaliado em adultos,através de testes específicos. Procure um profissional para realizar a avaliação neuropsicológica. Estou a disposição. Att. Henriqueta Branco

Os Transtornos Cognitivos, são tratáveis mesmo na idade adulta, a pesar de você ternos passado poucos dados, foi possível perceber que há preocupação com isso, o transtorno pode ser leve ou não.
O comprometimento cognitivo, pode estar associado a depressão, ansiedade, transtorno do sono, síndromes metabólicas, síndromes endócrinas.
Sugiro que você procure um médico clínico geral, para possíveis exames, caso nada for constatado, busque um Psicólogo.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari

Qualquer transtorno cognitivo deverá ser confirmado através da Avaliaçao Neuropsicológica e acompanhado por uma equipe multidiciplinar para melhor qualidade de vida do paciente.
At.
Monica Araújo
Neuropsicoga.

O diagnóstico é possível sim, bem como o tratamento. A depender do transtorno são necessárias uma avaliação e intervenção multidisciplinar. Como o espectro de transtornos cognitivos é muito amplo sugiro que procure um profissional especialista.

Ver as 3 perguntas sobre Transtornos cognitivos

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Transtornos cognitivos?

Nossos especialistas responderam 3 perguntas sobre Transtornos cognitivos.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.