Transtornos Da Articulação Temporomandibular - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Transtornos Da Articulação Temporomandibular

Informação sobre Transtornos Da Articulação Temporomandibular

O que é?

Mastigar envolve uma série de grupos musculares, ligamentos, articulações, ossos e, naturalmente, a arcada dentária. Qualquer problema nesse processo é considerado um transtorno da articulação temporomandibular (ATM). Esses transtornos também podem ser chamados de distúrbios do aparelho estomato-gnático. As articulações temporomandibulares são localizadas bem em frente das orelhas (uma em cada lado do rosto) onde o osso temporal do crânio articula-se com a mandíbula. Durante a mastigação essa articulação, considerada a mais complexa do corpo humano, se abre e se fecha além de movimentar-se para frente, para trás e lateralmente.

Qual é a causa?

São vários os fatores motivadores do quadro de ATM. Os mais comuns são: - dor e contratura muscular devido ao uso excessivo da musculatura - subluxação interna (o disco da mandíbula desliza e não volta para sua posição normal) - artrite (altera as articulações) - ancilose (perda de movimento devido à fusão de ossos da articulação ou calcificação de ligamentos) - hipermobilidade (estiramento dos ligamentos que unem a articulação) - anomalias no desenvolvimento (congênitas) - espasmos gerados por tensão ou estresse- má oclusão dentária - traumatismos na mandíbula- bruxismo (ranger de dentes durante o sono)- tumores - problemas de crescimento na região

Quais os sintomas?

O principal sintoma é a dor na hora de morder, bocejar ou abrir completamente a boca. Também são listados como sintomas: dificuldade para abrir totalmente a boca, rangido ao morder, sensação de mordida desalinhada e dores de cabeça frequentes.

Como fazer o diagnóstico?

O exame clínico é suficiente para a detecção do problema. Sua extensão pode ser comprovada através de raios-x.

Qual o tratamento?

Na maioria das vezes é necessário o uso de medicamentos analgésicos e relaxantes musculares. Em alguns casos é recomendado o uso de aparelhos e, eventualmente, pode-se recorrer à cirurgia.

Possui uma dúvida concreta sobre Transtornos Da Articulação Temporomandibular? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Transtornos Da Articulação Temporomandibular

Dr Marcelo Mascarenhas é o primeiro no Brasil com dupla formação, em Odontologia e Fisioterapia, estando capacitado para atuar nos tratamentos conservadores ( através da Fisioterapia e Medicamentos ) e os Invasivos (Infiltrações e artrocenteses) das ATMs e Dores Orofaciais. Como especialista também em Cirurgia Buco Maxilo Facial, realiza no consultório da Av. Bandeirantes 412 todos os procedimentos de Cirurgia Oral (extração de dentes sisos, etc ).
Dr. Marcelo Henrique Mascarenhas

Cirurgião buco-maxilo-facial

|

Belo Horizonte

As desordens da articulação temporomandibular (ATM) tem uma prevalência muito alta na população. Principalmente entre as mulheres. Fatores como estresse, bruxismo, apertamento dentário e hábitos parafuncionais (ex: roer unhas e mastigar apenas de um lado da boca) são fatores predisponentes para a desordem da ATM. O paciente pode manifestar dor na face muito intensa, ou estalidos ao abrir a boca ou dificuldade de mastigação como sintomas principais. Outros sintomas como: zumbido nos ouvidos, sensação de ouvido abafado, sensação de perda auditiva ou mesmo tontura também podem ocorrer. Agende sua avaliação.
Anderson Castelo Branco
Anderson Castelo Branco Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião cranio-maxilo-facial, Otorrino

|

Salvador

A ATM é uma articulação complexa, possui mecanismo biarticular que torna seu tratamento delicado. A maioria dos problemas da articulação não são no seu interior (intra articular), deve ser realizado investigação minuciosa com exames de imagem, físico e de sangue. O diagnóstico deve ser preciso, no entanto, existe conflito de múltiplas patologias e regiões (dentes, musculatura, hábitos, distúrbios psicossomáticos e etc). O tratamento pode ser com medicamentos, fisioterapia, acupuntura, laser, agulhamento, dispositivos e aparelhos intra orais ou em casos mais graves com cirurgias.
Dr. Thiago Bonifácio de Souza Guimarães
Dr. Thiago Bonifácio de Souza Guimarães Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

|

Goiânia

Todo problema na ATM é chamado de DTM = Disfunção Temporo-Mandibular. Tais problemas exigem um diagnóstico preciso que é realizado através de exame clínico, palpação, exames complementares como radiografias, tomografias, ressonância magnética e outros. Os problemas são vários, desde o deslocamento do disco da ATM até um estalido, click ou dor nos maxilares e nas articulações. O tratamento depende da causa do problema. Agende sua consulta para sanar suas dúvidas.
Dr. Gustavo Zanardi

Dentista

|

Balneário Camboriú

Muitos paciente me procuram com diversas dores faciais, sendo a DTM e Dor Orofacial uma especialidade tão carente ainda. Como Cirurgião bucomaxilofacial, diversos colegas me encaminhavam estes pacientes, sendo que uma pequena parcela destes pacientes de fato são para procedimentos cirúrgicos; e mesmo assim, raros são os casos que a primeira opção seja a cirurgia. Daí, acabei buscando esta especialização, a fim de tratar e entender melhor essa patologia, e tentarmos de uma forma mais direta explicar ao paciente seu caso e estabelecer um plano de tratamento.
Dr. Diego Limoeiro
Dr. Diego Limoeiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

|

Rio de Janeiro

Ver mais

Tem perguntas sobre Transtornos Da Articulação Temporomandibular?

Nossos especialistas responderam 32 perguntas sobre Transtornos Da Articulação Temporomandibular.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá, Na região próxima ao ouvido temos uma articulação chamada Articulação Temporomandibular (ATM). Dentro desta articulação temos um disco articular, que pode deslocar-se. Este deslocamento é responsável por produzir estes estalos que você ouve e causar dor. O diagnóstico é feito pelo exame físico e com exame de ressonância magnética das articulações. O tratamento depende do resultado encontrado nos exames. Atenciosamente, Dr. Daniel Novaes

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 11
  • 14
  • 31
Dr. Daniel Marques Novaes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial

Goiânia

Marcar consulta

Eu aplicaria laser para desinflamar a região, tirar a dor e fazer com que o paciente feche a boca. Depois faria uma anamnese detalhada para descobrir a causa do problema, estipular um planejamento e um plano de tratamento correto.

  • 316
  • 52
  • 121
Dra. Ana Cristina Maia de Oliveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

São José do Rio Preto

Marcar consulta

Vertigem é uma sensação mais rara, porém pode vir sim do seu distúrbio de ATM. Procure um otorrinolaringologista para descartar labirintite e posteriormente um dentista especializado em oclusão (reabilitação oral).

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 24
  • 16
  • 8
Dra. Luciana Xavier Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

São Paulo

Marcar consulta

Olá, você relata sintomas importantes que não podem ser ignorados, por favor consulte um dentista especialista em estomatologia ou buco maxilo facial, para que seja feito o direcionamento de um tratamento.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 9
  • 4
  • 5
Dra. Maria Angelica Otranto de O Escamilhas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

Indaiatuba

Ver as 32 perguntas sobre Transtornos Da Articulação Temporomandibular