Transtornos Da Memória - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Transtornos Da Memória

Os especialistas falam sobre a Transtornos Da Memória

Os transtornos da memória são queixas muito comuns em consultórios de psiquiatria, neurologia e geriatria. Referem-se a dificuldades para lembrar eventos do cotidiano ou até mesmo coisas mais antigas. Têm inúmeras causas, indo desde o simples estresse do dia-a-dia, passando por doenças clínicas, como deficits de vitaminas, distúrbios da tireóide ou doenças sexualmente transmissíveis até doenças degenerativas como a Doença de Alzheimer. Por conta dessa ampla possibilidade diagnóstica é tão importante uma avaliação com médico capacitado para elucidar este quadro.
Dr. Guilherme Liausu Cherpak
Dr. Guilherme Liausu Cherpak Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Geriatra, Médico clínico geral

|

São Paulo

Após minuciosa avaliação do quadro de memória, com aplicação de Mini-Mental e avaliação de exames complementares, como Ressonância Magnética ou Spect Cerebral, estabelecemos diagnóstico e diretrizes para o adequado tratamento, incluindo exercícios cognitivos, atividades lúdicas com melhoria de velocidade de processamento de informações e emprego de medicações, dependendo da situação individualizada.
Dr. José Milton Cardoso Jr
Dr. José Milton Cardoso Jr Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Geriatra

|

Belo Horizonte

Alterações na memória podem surgir com o avanço da idade e alterar a funcionalidade e autonomia da pessoa idosa. A investigação clinica, laboratorial e de imagem é fundamental para que o Geriatra possa estabelecer se as falhas de memória são secundárias ao envelhecimento normal ou se são sintomas de uma doença que necessita de tratamento especializado como a demência.
Dra. Silvana Angelica Coelho Nogueira
Dra. Silvana Angelica Coelho Nogueira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Geriatra

|

Brasilia

A memória é uma função cognitiva de grande importância na nossa vida diária, seja o armazenamento de novas informações, seja a capacidade de recordar fatos passados. Várias são as causas que geram prejuízos na memória, em todas as faixas etárias. Assim como há muitas estratégias que podem aumentar o nosso desempenho cognitivo e a nossa memorização. Dentre os diversos fatores que pioram nossa memória, podemos citar o estresse, a ansiedade e a depressão, muito comuns na atualidade. Dentre as patologias que alteram a memória estão doenças ou lesões que acometem o cérebro e as demências (Doença de Alzheimer, demência vascular e outras). Estes transtornos devem ser avaliado pelo neurologista.
Dra. Fabiana Ribeiro Gonçalves
Dra. Fabiana Ribeiro Gonçalves Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

|

Goiânia

O treinamento cognitivo Cogmed pode contribuir para melhora da memória e ajudar a lidar melhor com os desafios do cotidiano. O treinamento é online, com média de 5 semanas de duração, sendo 45 minutos diários.
Jéssica Florinda Amorim
Jéssica Florinda Amorim Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Goiânia

Ver mais

Tem perguntas sobre Transtornos Da Memória?

Nossos especialistas responderam 38 perguntas sobre Transtornos Da Memória.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá. É recomendado buscar um neurologista para verificar a possibilidade de que tais sintomas sejam decorrentes de alguma doenças neurodegenerativa, sendo relativamente comum nessa faixa etária. O quanto antes for verificado, melhores serão as chances de controlar o avanço da mesma.

  • 126
  • 163
  • 79
Thiago de Sousa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Olá, Acredito que você deva fazer uma avaliação neuropsicológica para entender quais são as funções cognitivas que estão prejudicadas em você. Concomitante à isso fazer um acompanhamento junto à um neurologista. Alguns artigos científicos apontam que o Clonazepan tem impacto negativo na memória se utilizado por longos períodos, ainda sim, é importante sermos cautelosos com as relações de causa e consequência. Existem muitos motivos para dificuldade na memória. Procure um neuropsicólogo.

  • 146
  • 91
  • 72
Ana Paula Gonçalves Donate Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

São Paulo

Seria interessante um exame com neurologista para avaliar e examinar a parte física cerebral, constatar se há algum problema. Porém, não descarte problemas emocionais como ansiedade, depressão e estresse que também podem causar problemas de memória como sintomas de sofrimento psíquicos sem causar orgânicas. Abraço.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 7
  • 5
  • 3
Anne Caroline Alves Peres Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

Maringá

Marcar consulta

Olá, é importante que você procure um neurologista para realizar uma avaliação da sua condição clinica. Ele poderá, além de ouvir a sua queixa, realizar exames complementares, do tipo tomografia, ressonância magnética, etc para identificar o que está acontecendo com você e ate descartar hipóteses diagnósticas que podem estar te preocupando. Paralelamente, você pode procurar um neuropsicólogo para realizar um perfil neuropsicológico e com isso obter informações sobre seu domínio cognitivo, principalmente a área da memória (curto e longo prazo).

  • 36
  • 26
  • 9
Dra. Gabriele Lauer Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Santos

Marcar consulta

Ver as 38 perguntas sobre Transtornos Da Memória