Tenho 18 anos e estou com sérios problemas de Memória. Há anos tenho d...

Olá! Transtornos da Memória não são comuns na sua idade. A memória é uma função psíquica que depende de outra função psíquica: a Atenção. Com bastante frequência, pacientes portadores de Transtornos Depressivos podem apresentar comprometimento da Atenção (Distratibilidade - dificuldade de manter a Concentração e a Atenção), o que, como explicado, poderá se refletir na Memória. De qualquer modo, outras causas precisam ser afastadas, o que pode ser feito com uma avaliação mais aprofundada, o que pode incluir avaliações laboratoriais e exames de imagem. Lembrar, ainda, que determinadas medicações também podem ter efeitos colaterais com consequente comprometimento quer seja da Atenção, quer seja da Memória. Converse com seu Psiquiatra a respeito. Melhoras!

Eu recomendo que faça uma avaliação neuropsicologica que avalia a memória assim como outras funções cognitivas para entender melhor a sua dificuldade. Pode ser devido a sua depressão como pode ter outra causa. Continue investigando, assim como psicoterapia para tratar a depressão junto com remédios psiquiátricos.

Olá! A memória e atenção são duas funções extremamente sensíveis. Estados de humor, estresse, medicamentos, fatores ambientais e patologias são alguns dos fatores que podem afetar estas funções e causar prejuízos cotidianos. Para melhor entender e discriminar a procedência da queixa de rebaixamento mnemônico é importante fazer uma avaliação neuropsicológica criteriosa para compreender o funcionamento cognitivo de modo geral e a partir daí fazer as devidas inferências.

Ver as 56 perguntas sobre Transtornos Da Memória

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Transtornos Da Memória?

Nossos especialistas responderam 56 perguntas sobre Transtornos Da Memória.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.