Como explicar a fraqueza que o TAG traz? Parece que meus pensamentos...

No transtorno de ansiedade generalizada( ou TAG), o paciente se comporta de maneira apreensiva, com preocupações excessivas e imaginando o pior, ativando, assim a resposta do corpo ao estresse. A resposta ao estresse faz com o que o organismo desencadeie mudanças fisiológicas e psicológicas, que aumentam a capacidade do organismo para lidar com o perigo ( resposta de luta ou fuga). Estas repostas ao estresse sobrecarregam o corpo com hormônios do stress, particularmente o cortisol, que são bastante prejudiciais ao organismo, se acumulando, e podendo aumentar a pressão arterial e a ansiedade. Este esforço constante do corpo pode levar rapidamente à fadiga, o que pode fazer com que o acesso aos seus recursos de energia se torne mais difícil do que o normal. Quanto mais estressado o corpo se torna, mais cansado ele pode se tornar. Esta sobrecarga faz com que o corpo sinta exaustão na forma de fadiga crônica ( cansaço, fraqueza, sensação de falta de vitalidade).

Olá. Você já detectou em parte o que te acontece. A ansiedade excessiva atua no corpo o desgastando. O indivíduo fica exausto física s mentalmente, podendo inclusive emergir um quadro depressivo. Se for TAG mesmo o tratamento mais efetivo é a combinação de medicação (prescrita por um médico psiquiatra) e psicoterapia (realizada pelo psicólogo).

Olá, a colega explicou o processo de forma bem clara. E você identifica muito bem o que lhe ocorre: "parece que meus pensamentos excessivos sugam toda a minha energia e vitalidade", você diz. Talvez seja necessário o uso de medicação o que somente com avaliação médica poderá elucidar a questão. A psicoterapia irá lhe ajudar a retomar o controle de si mesmo. Ainda que te pareça "mais forte" do que você esses pensamentos, tenha certeza de que tem como superar esse impulso.
Persista e persevere.

Seu relato é simples e objetivo: sua fraqueza vem do desgaste ocupado por seus pensamentos que retiram sua tranquilidade mental e consequentemente enfraquecem seu corpo físico, pois ao invés de você investir sua libido em coisas que lhe dê prazer, alegria, e impulsione você a ir ao encontro delas, você se sente desanimada em não alcançar o que você quer, devido o esgotamento dos pensamentos e seus sintomas que a ansiedade (angústia) sentida retira de você, impedindo-a de buscar o que realmente lhe dá vontade de viver. O ideal é investigar o que desencadeia tais impossibilidades, seus recalques, suas censuras, medos, traumas, se houver, para tratar e aos poucos diminuir os sintomas devolvendo pensamentos limpos e ânimo, garra, para ir em busca dos seus desejos. O que não pode é ficar esperando que melhore por si só. Procure um profissional da saúde mental para cuidar-se.
Fique bem!

Uma das características do transtorno de ansiedade generalizada é a energia gasta com preocupações, sendo assim é real o cansaço que você sente. Recomendo que procure ajuda com um psicólogo ou um psiquiatra. Tenho certeza que poderemos lhe ajudar a reduzir a energia gasta com essas preocupações.

A fisiologia da alma obedece à atuação de nossa vontade sobre as energias psíquicas existentes em nosso inconsciente, visando promover o nosso processo evolutivo ao longo da curva existencial.

Assim como existe em nosso inconsciente o impulso inato do contínuo ultrapassar-se, em contrapartida, as energias involutivas necesssitam ser reconhecidas e convertidas objetivando o pleno funcionamento anímico.

Enquanto não atendida essa necessária conversão, ocorrerá perda de energia, com instalação de diversos sintomas, entre eles a fadiga psíquica.

As psicanálises investigam as atitudes legítimas que devem ser mantidas, bem como as ilegítimas, causadoras dos sintomas, que necessitam de retificação.

Uma vez iniciada a retificação, ocorrerá, simultaneamente o processo de remissão dos sintomas.

Ola! Exatamente assim como vc descreveu, o TAG promove um esgotamento mental e físico tb. Os pensamentos são energia e o círculo não se detém apenas neles, assim que temos um pensamento negativo a tendência é fazermos escolhas baseado no medo, insegurança, desespero...muitas vezes repetimos a mesma conduta sem um resultado prático e esperado. Toda essa dinâmica leva a sensação de frustração que traz à exaustão como produto final. Redirecionar a energia, como atividade física funcional (dança, yoga, pilates), arte, terapia, produz um efeito neutralizador sobre as crises. Abraço

O tag esta associado com transtorno obsessivo compulsivo de pensamentos. Ou seja, você pensa compulsivamente sobre o futuro. Afinal, ansiedade é excesso de futuro. Você esta sendo dominado pelos pensamentos, ao invés de domina-los. Imagine que sua mente esta funcionando como se fosse um carro sem motorista, ao invés de você dirigir o carro, é o carro que dirige você. Você quer ir para a praia e o carro te leva ao cinema. De reoente, você queria estar na praia e se percebe no lugar em que a mente te leva. Uma loucura, não é?Compreendeu a analogia? É isto que a sua mente faz com você! Procure se tornar mais consciente. E fazer a mente obedecer. Será necessário um esforço inicial, mas logo você começa a desenvolver a capacidade de dominar a mente e não ser dominado por ela,
Um abraço,
Léa

Imagine o Transtorno de Ansiedade Generalizada, ou simplesmente TAG, como um a tentativa exacerbada de controlar tudo em tempo integral. Existe, normalmente, uma preocupação não só relativas às questões concretas, mas outras tantas que também poderiam ocorrer. Acontece que essas questões tem a mesma possibilidade de nunca ocorrerem, no entanto, para esses indivíduos, o risco é eminente e, por isso, existe um gasto de energia muito grande em relação a isso; não existindo uma simbolização concreta e sim uma descarga de afeto não nomeada. Possivelmente, seja essa a sensação de baixa energia.
Daí a importância da análise; nela você poderá, através da fala, trazer à tona os conflitos que fazem que o sintomas apareçam, evitando esse transbordamento de emoções.
Um abraço

O Transtorno de Ansiedade Generalizada, apresenta como uma das características pensamentos (cognição) disfuncionais, que são aqueles que desencadeia por sentimentos (emoção) de preocupações excessivas. O seu organismo entra em um processo de falta de energia devido sua forma de pensar, sentir e agir e o excesso de liberação do hormônio Cortisol. Sugiro que procure um psicólogo, e um médico psiquiatra para cuidar com medicamentos necessários para equilibrar os desarranjos que o TAG causa no organismo. Acredito muito nessa combinação médico psiquiatra e psicólogo para um bom resultado. Espero que tenha ajudado e que vc procure ajuda o quanto antes. Obrigada pela confiança.

A Ansiedade excessiva gera desgaste no corpo. Procure por especialista.

Olá. de fato um dos sintomas característicos do TAG são os excessos de pensamentos e sensação de ser "sugado" por eles. Tente procurar um psicoterapeuta para ajudar nessas questões. Tente engajar-se em atividades que consiga manter a atenção naquilo que se está realizando. Dessa maneira o diálogo mental começa a diminuir também.

Creio que talvez seja isso mesmo que acontece, a ansiedade excessiva, a qual você não encontra as motivações e desencadeantes, drenam a sua energia psíquica e física. O organismo acaba sofrendo de formas múltiplas, com alterações da pressão arterial, hormonais, somatizações diversas, insônia, entre uma série de problemas gerados por alterações do psiquismo. É importante trabalhar os porquês de tanta ansiedade, tentar colocá-la em palavras por meio da psicoterapia. Seria interessante também visitar o psiquiatra para avaliação, para que possa avaliar se há necessidade ou não de medicações.
Importante refletir quando isso Começou, O que você entende que piora o quadro, como isso lhe aflige, entre uma série de particularidades que devem ser levados em conta na terapia. Busque ajuda.

Mente agitada, comportamento agitado... Vida agitada... Um ansioso patológico vivência situações extremas e isso cansa o corpo.
Sem cuidar da mente o corpo se manifesta.

De fato quando a mente entra num ciclo habitual de atividade constante inevitavelmente a estafa aparecerá. Neste sentido, mente é como um músculo, o saudável é atividade e relaxamento. E o mais importante, é possível interferir nesse ciclo, ao ponto que a mente está sendo treinada para uma experiência mais útil e harmoniosa.

Olá. Busque um psiquiatra de sua confiança. Apenas esse profissional poderá prescrever a medicação adequada para o grupo de sintomas apresentado pelo paciente.

Para tratamento continuado busque um psicólogo.

Esses 2 especialistas serão os indicados para acompanharem e auxiliarem nos transtornos de ansiedade.

Excelente pergunta! Nosso corpo é uma máquina que funciona utilizando energia. Quando a consumimos demais, ficamos cansados e precisamos repor com boa alimentação e descaso adequado.

Um dos órgãos que mais consome energia é justamente o cérebro. E adivinha qual é o órgão que a pessoa com ansiedade mais exercita? Justamente ele! Uma das principais características do TAG é o excesso de preocupação e a preocupação são pensamentos em excesso e sem descanso. É como se seu cérebro disputasse o Ironman todos os dias. Não é natural ficar super cansado depois?

E como descansar? A melhor modalidade de terapia que conheço para isso é o Mindfulness, que seriam técnicas de meditação adaptadas para os ocidentais. Procure um psicoterapeuta que o utilize.

Um abraço!

Depois de algumas respostas que explicam bem o porque se sente cansada , minha sugestão é : tente algo alternativo, mude sua alimentação, faça ioga, natação , meditação, leia livros bons de histórias que inspiram, caminhe descalça desfrute da sua vida e sua saúde , a ansiedade generalizada tem cura , não deixe ela te dominar domine-a .
Você pode muito mais que pode imaginar . Acredite que pode e verá que poderá .

Abraços e sucesso
@sayonarapsicologa

A psiquiatra explicou de uma forma excepcionalmente clara e os psicologos complementaram enfatizando a importancia da psicoterapia ... de como é indispensável...só acrescentando que as psicopatologias onde aparecem delírio de perseguição..
alucinações...ideias obsessivos,essa fraqueza tbm é frequente bem como o emagrecimento excessivo...
ocorrendo da mesma forma biopsiquica do TAG



. .pelos mesmo funcionamento biopsiquico que a Dra Livia

Ver as 63 perguntas sobre Transtornos de Ansiedade Generalizados

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Transtornos de Ansiedade Generalizados?

Nossos especialistas responderam 63 perguntas sobre Transtornos de Ansiedade Generalizados.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.