Transtornos Do Comportamento Infantil - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Transtornos Do Comportamento Infantil

Os especialistas falam sobre a Transtornos Do Comportamento Infantil

Existem vários fatores que determinam o adoecimento psicológico de uma criança. O desenvolvimento infantil é seguido de etapas, onde em cada uma delas é esperado que a criança vá adquirindo novas habilidades e assim, amadurecendo...Existem preditores genéticos e constitucionais mas o meio exerce uma influência significativa para o estabelecimentos de transtornos infantis. Por isto é tão importante a atenção dos pais e cuidadores, identificando sinais de que a criança possa estar manifestando comportamentos diferentes de seu habitual ou de outras crianças em sua faixa etária. O sofrimento psíquico na criança é manifestado de forma diferente do adulto, pois ela "atua" os seus sentimentos.
Dra. Jaqueline Figueiredo Ferreira
Dra. Jaqueline Figueiredo Ferreira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Porto Alegre

Dificuldades comportamentais de adaptação da criança a escola, ambientes públicos ou mesmo em casa com a família. Fobias e medos. Ansiedade.
Leidiane Rosa da Silva
Leidiane Rosa da Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga, Psicopedagoga

|

Goiânia

Avaliar um problema no desenvolvimento de um bebê ou de uma criança é uma tarefa que requer conhecimentos da Pediatria, da Psicologia, da Psicanálise e da Psiquiatria.Atraso de fala em crianças, choro excessivo em bebês, dificuldade em conciliar o sono, atraso escolar, ausência de brincadeiras espontâneas podem ser mais do que se imagina e não passam com o tempo. Muitas crianças com atraso de linguagem, por exemplo, não apresentam problemas motores na musculatura intrínseca da face que resultam na falta de articulação de um fonema; a questão reside no desenvolvimento psíquico da criança com transtorno do comportamento infantil. Sempre que procure um psiquiatra da infância para o diagnóstico.
Dra. Natália Pereira Novo

Psiquiatra

|

Águas Claras

.Importante entender que existe uma variedade de transtornos do comportamento, que dependem muitas vezes de uma intervenção multidisciplinar. No caso da Psicopedagogia, a intervenção acontece quando a aprendizagem é afetada. Passa a ser ua aliada para minimizar as questões acadêmicas.
Magda Asenete Dias Ferreira
Magda Asenete Dias Ferreira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicopedagoga

|

Rio de Janeiro

Ver mais

Tem perguntas sobre Transtornos Do Comportamento Infantil?

Nossos especialistas responderam 41 perguntas sobre Transtornos Do Comportamento Infantil.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Sim, com certeza eu recomendo! Receber críticas faz parte do cotidiano e é normal as crianças não lidarem bem com frustrações. No entanto a atitude do seu filho me parece desproporcional ao evento, deve haver outras coisas que o incomodam. Procure um psicólogo especialista em atendimento infantil. Vá também a escola e esclareça o que de fato aconteceu; acolha seu filho e valide os sentimentos de rejeição dele, dizendo que o compreende. Não o force a ir à escola. Com a psicoterapia ele vai aos poucos ganhando segurança e voltará a frequentar. Um abraço!

  • 50
  • 13
  • 27
Elisabete Paoletti Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

São Paulo

Para se caracterizar algum transtorno de comportamento, é necessário haver grau de prejuizo funcional ou sofrimento significativos (como o Transtorno de Identidade Sexual na Infancia). A preferencia e/ou identificacao sexual por si só nao deve ser considerada disturbio. Eu ainda orientaria avaliacao psiquiatrica para exclusao de sintomatologia psicotica ou outro transtorno associado.

  • 29
  • 26
  • 47
Rafael Vaz Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

Belo Horizonte

Marcar consulta

Se você está sentindo que ele tem dificuldades, vale consultar o especialista, sim. O melhor profissional a se procurar nesses casos é o fonoaudiólogo; ele vai poder fazer uma avaliação do seu filho e te informar melhor sobre a qualidade da produção da fala dele.

  • 2
  • 4
  • 2
Tâmara Pessanha Taporoski Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

São Paulo

Marcar consulta

Olá. É comum as crianças testarem os limites dos pais. Ajuda muito se antes de dar o tablet para seu filho você já combinar com ele quantos desenhos ele poderá assistir. Assim ele já se preparará para o início e o fim da atividade. Mesmo que ele insista, relembre o combinado e não ceda. É sua ação que o ajudará a lidar com essa frustração e outras que virão. Ou seja, é por meio da mediação dos pais que os filhos aprendem a lidar com dificuldades.

  • 201
  • 41
  • 94
Daniela Bueno de Oliveira Américo de Godoy Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista

Ribeirão Preto

Marcar consulta

Ver as 41 perguntas sobre Transtornos Do Comportamento Infantil