Meu filho de 7 anos esta no primeiro ano de alfabetização e não gosta...

Primeiramente, precisa ser investigado o que pode ter ocorrido para este comportamento aparecer, pode ser alguma dificuldade , ou mesmo algum evento que o deixou assim.
É muito importante você procurar um psicólogo infantil para fazer a avaliação. Se houver necessidade, ele indicará outro profissional de outra área para ajudá-lo.

Boa tarde!

Penso que seja importante buscar uma ajuda profissional para poder identificar o que faz seu filho não conseguir realizar a tarefa/copiar. Assim, pode ser identificada a causa, que podem ser muitas, e a intervenção auxiliará no desenvolvimento esperado para a aprendizagem, especialmente não resultando em outros sintomas de dificuldades escolares, sejam pedagógicas ou emocionais.
O profissional da psicologia poderá ajudar inclusive orientando os pais e também intervindo na escola, se for o caso. A disposição.

Para que um tratamento seja adotado com sucesso, é necessário um diagnóstico detalhado. É preciso fazer uma avaliação. Cada criança tem um forma própria para comunicar o que está passando. Fica claro, porém, que seu filho está passando por algum sofrimento. Há ajuda, apenas dê o primeiro passo! Abraço!

Mãezinha importante acreditar no seu filho, se ele conseguiu externalizar isso é porque ele tentou com os recursos internos dele antes sozinho. Ele está fazendo um pedido de ajuda, pois sozinho não consegue lidar. Também é um indicativo de que ele tem um entendimento e possivelmente maturidade dentro do esperado para idade dele, entretanto o fato de ele observar essa dificuldade, comparando com os coleguinhas por exemplo, pode estar gerando emoções desagradáveis, gerar sofremento além de alimentar a crença de que ele não está sendo capaz. Ajude seu filho, fale na escola, se tem alguma psicóloga ou psicopedagoga que possa fazer uma melhor avaliação inicial dele e te orientar, se elas entenderem que pode sim existir uma limitação iram encaminhar para um psicodiagnostico q é uma avaliação completa de todas funções mentais e vai detectar o que está acontecendo e apontar tratamento. Importante é validar o movimento do seu filho, se ele conseguiu se abrir é porque vocês tem uma boa relação.

Procure a equipe da escola (professores e coordenação pedagógica) para saber como é a rotina de seu filho e comportamento dele diante das demais atividades. Nesta fase de aquisição da linguagem escrita pode ser normal que as crianças apresentem algumas dificuldades, no entanto, se não tiverem acompanhamento pedagógico adequado, podem ter prejuízos passando a "não gostar" de estudar. Um psicopedagogo pode auxiliar nessas questões, atuando com a criança e orientando a família e escola.

Olá, é recomendável procurar um psicólogo para fazer uma avaliação psicológica, e investigar o que pode está acontecendo.

Ver as 47 perguntas sobre Transtornos Do Comportamento Infantil

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Transtornos Do Comportamento Infantil?

Nossos especialistas responderam 47 perguntas sobre Transtornos Do Comportamento Infantil.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.