Transtornos Fóbicos - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Transtornos Fóbicos

Os especialistas falam sobre a Transtornos Fóbicos

A característica principal é a presença de uma ansiedade intensa desencadeada por situações determinadas que não represente algum perigo real. Essas situações ou objetos são evitados ou suportados com extremo sofrimento. A intensidade da ansiedade também pode variar de um simples desconforto a uma sensação de pavor absurdo. A sensação é tão intensa e verdadeira que não pode ser aliviada pelo reconhecimento de que outras pessoas não a consideram ameaçadora ou perigosa. A ansiedade antecipatória pode ocorrer em todos os Transtornos Fóbico-Ansiosos, gerando um quadro ansioso antes mesmo que a pessoa se depare com a situação disparadora do medo e geralmente estas situações são evitadas.
Dra. Betânia Tassis
Dra. Betânia Tassis Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

|

Rio de Janeiro

As fobias sociais geralmente acontecem devido as pessoas não terem recursos para lidar com tal fato, com o tratamento psicológico pode explorar esses recursos e possibilidade de lidar com cada fobia especifica. Não deixando de acolher e oferecer os espaço necessário para que isso aconteça.
Filipe Torelli

Psicólogo

|

Sorocaba

O Medo é uma emoção que visita todas as pessoas e é importante por ser um mecanismo de proteção. Mas quando o medo se torna desproporcional, persistente e irracional, passa a caracterizar um Transtorno Fóbico. Com isso, quando o que é temido surge, ocorre uma ansiedade antecipatória e junto a ela muitos pensamentos de perigo, sintomas fisiológicos desagradáveis, que levam o indivíduo a fugir dessa situação. Mas quando fugimos, sentimos conforto momentâneo, mas nosso medo aumenta, dessa forma, na próxima situação que nos depararmos com o que tememos, as intensidades das emoções e sensações aumentará. A terapia por meio de técnicas específicas e cuidadosas pode lhe auxiliar.
Emanuelle S. Mendes
Emanuelle S. Mendes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Rio de Janeiro

Através das ferramentas da Realidad virtual e o Biofeedback, pode-se tratar com eficiência e agilidade a ansiedade, medos e fobias. Na Realidad virtual, as pessoas são expostas de maneira “progressiva”e segura aos estímulos fóbicos, tornando-as mais tolerantes e menos suscetíveis aos objetos/situações geradoras do medo. O Biofeedback,permite que se avalie as respostas do paciente e com precisão digital, possibilitando que o próprio paciente tenha acesso aos níveis de ansiedade, dessa forma ele irá aprender a controlar e monitorar progressivamente.
Dra. Ana Paula Araújo Fernandes
Dra. Ana Paula Araújo Fernandes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Fortaleza

A fobia é caracterizada por um medo, um estado de ansiedade muito acentuado. A hipnose por excelência é uma das melhores formas para tratamento, sendo usada, estatisticamente entre 8 a 12 sessões, com bons resultados. Porem o número de sessões varia de caso para caso. O objetivo da hipnoterapia é “remover” o medo subconsciente. No tratamento, o paciente descobre as causas da fobia e o hipnoterapeuta faz uma ressignificação do medo, mudando a compreensão e o aspecto de negativo para positivo. Através de sugestões se muda muda a percepção consciente do paciente, à partir da ressignificação do inconsciente e dá um novo significado para aquela situação vivenciada.
Victor Lawrence Bernardes Santana
Victor Lawrence Bernardes Santana Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

|

Goiânia

Ver mais

Tem perguntas sobre Transtornos Fóbicos?

Nossos especialistas responderam 13 perguntas sobre Transtornos Fóbicos.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá! O diagnóstico para os seus sintomas só poderá ser feito por um profissional. Seja fobia social, ou outro transtorno, o profissional irá desenvolver com você o melhor tratamento. Não deixe de procurar ajuda, quanto antes começar o seu tratamento, melhor.

  • 11
  • 17
  • 9
Renata Gomes Netto

Psicóloga

Paracatu

O melhor tratamento para o Transtorno do Pânico é a psicoterapia. É feito um trabalho para identificar o padrão de pensamento que está levando o indivíduo as crises de pânico, bem como atividades de descensibilizacão sistemática e meditação para ajudar no controle da ansiedade e reestruturação cognitiva, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do sujeito.

  • 15
  • 16
  • 7
Raquel De Queirós Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Niterói

Marcar consulta

Você parece estar sofrendo bastante com essas ideias fixas de ficar “louca”, embora não tenha história familar de transtorno psiquiátrico psicótico. Recomendo que procure um psiquiatra ou um psicólogo para uma avaliação adequada, com a possibilidade de tirar todas as suas dúvidas. Espero ter ajudado. Um abraço.

  • 362
  • 266
  • 242
Dr. Arthur Dondonis Daudt Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

Porto Alegre

Marcar consulta

As fobias são frutos dos nossos pensamentos. Para libertar-se da fobia, será necessário desenvolver o habito de observar os pensamentos. Quando a gente observa nosso pensamento, ele não toma conta de nós. Precisamos testemunhar o pensamento como se o observássemos numa tela. Descolado de nós; de modo que o pensamento não se transforme em nosso sangue e nossos músculos. A partir daí poderemos discernir pensamentos produtivos, construtivos e funcionais dos destrutivos e disfuncionais. E deixamos de ser escravos de nossa mente tornando-nos soberanos. Esse é o caminho para nos libertarmos das fobias. Requer esforço, mas vale a pena, pois você se tornará uma pessoa LIVRE! Um grande abraço, Lea

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 196
  • 116
  • 147
Dra. Léa Michaan Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

São Paulo

Marcar consulta

Ver as 13 perguntas sobre Transtornos Fóbicos