Tenho fobia a lagartixas, gostaria de saber qual a melhor maneira de a...

Olá! Um Psicólogo de qualquer abordagem pode te ajudar a lidar com esse medo. Serão trabalhadas questões e algumas estratégias para redução da fobia. Caso seja necessário alguma medicação, o Psicólogo poderá te encaminhar para um Psiquiatra também.
Abraços.

A princípio, um psicólogo da área cognitivo comportamental é o mais indicado. Caso seja um caso mais severo, o psicólogo deverá te encaminhar para um psiquiatra que deverá te medicar

Olá! Pelo sintomas que você descreveu, um psicólogo (a) da linha cognitivo comportamental seria o mais indicado nesse momento.
Espero ter ajudado!

Olá! Você deve procurar um psicólogo para investigar a razão do seu medo de lagartixas. Provavelmente existe um conteúdo oculto, por trás desse medo, que pode ser descoberto através de um acompanhamento psicológico. Boa sorte!

A primeira pergunta que você deve se fazer é: até que ponto o medo de lagartixa afeta sua vida? Interfere na sua vida afetiva e profissional? Somente se a resposta for positiva você deve investir tempo e dinheiro num tratamento psicológico. O objeto fóbico geralmente é apenas um representante de alguma coisa que traz angústia. Investigar o que esta por trás desse medo, o lugar que o pequeno animal realmente ocupa, substituindo o quê e para quê é um trabalho para ser feito por um Psicólogo ou Psicanalista.

Seria bom buscar um psicanalista e tentar entender e refletir sobre esse medo. Afinal o que o animal lagartixa te remete? Com qual frequência você se depara? Entender os sintoma a partir do trabalho analítico Seria muito bom para você

Olá. Acrescentaria à opinião do Dr. Dimerson Fiuza que poderia ser trabalhada estas questões também com a Hipnoterapia. Estou à disposição para qualquer esclarecimento.

Olá!

Os colegas se posicionaram da maneira como percebo sua queixa. Nesse sentido, procurar um profissional de psicologia será bom para você. Ao falar sobre o medo de lagartixas, entenderá o que há encoberto nessa e, quem sabe, noutras questões que poderão surgir em sua análise.

Tudo de bom.

Você pode começar procurando um psicólogo. Hoje em dia existem diversas formas da psicologia conseguir lhe ajudar a lidar melhor com esse seu medo. O psicólogo também poderá lhe orientar a procurar uma avaliação psiquiátrica caso essa seja necessária.

O tratamento com um psicanalista é o mais indicado para as fobias. Em uma análise é possível descobrir o "engrandecimento" do medo e crença exagerada que se faz nele, diminuindo a excitação fobica , conduzindo o sujeito a um outro estágio diante do objeto que causa a fobia. Durante o tratamento se descobre muitas vezes a base traumática. Abraços.

Ver as 13 perguntas sobre Transtornos Fóbicos

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Transtornos Fóbicos?

Nossos especialistas responderam 13 perguntas sobre Transtornos Fóbicos.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.