Transtornos Sexuais E Da Identidade Sexual - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Transtornos Sexuais E Da Identidade Sexual

Informação sobre Transtornos Sexuais E Da Identidade Sexual

O que é?

O transtorno da identidade sexual ou de gênero é uma questão de ordem médica e psicológica que ocorre quando um indivíduo de um determinado gênero biológico (homem ou mulher) se identifica mais com pessoas do sexo oposto. Isso não tem relação com sua orientação sexual e lhe causa enorme desconforto. Os mais comuns transtornos da identidade sexual são: - Transexualismo: o indivíduo tem o desejo de viver e ser aceito como uma pessoa do sexo oposto. - Travestismo bivalente: Para satisfazer o desejo de viver como um indivíduo do sexo oposto, a pessoa faz uma experiência temporária nesse sentido através das vestimentas. Todavia, vestir-se como um indivíduo do sexo oposto não lhe traz qualquer prazer sexual. - Transtorno da identidade sexual na infância: manifesta-se antes da puberdade. É caracterizado por um extremo sofrimento da criança em relação ao sexo a que ela pertence e a vontade de ser do outro sexo.

Qual é a causa?

Não há uma definição clara sobre as causas desse transtorno sexual. Há hipótese de que seria provocado por fatores biológicos, mas normalmente prevalece a tese de que a predominância dos transtornos de identidade sexual se dá por questões psicológicas.

Quais os sintomas?

Em adolescentes e adultos, o sintoma claro é o desejo expresso de se ver livre das características de seu sexo e passar a assumir as do outro sexo até mesmo com a utilização de hormônios, por exemplo. No caso de crianças, são listados uma série de outros comportamentos: - insiste em dizer que é do sexo oposto - preferência por utilizar roupas do sexo oposto - nas encenações de faz de conta assume o papel de personagens do sexo oposto - desejo de participar de brincadeiras se passando por pessoa do sexo oposto - forte preferência por amizades com pessoa do sexo oposto

Como fazer o diagnóstico?

No caso de adultos e adolescentes, uma entrevista é suficiente para fazer esse diagnóstico. No caso de crianças, é preciso que sejam preenchidos ao menos quatro dos cinco quesitos listados acima.

Qual o tratamento?

A psicoterapia é o tratamento mais recomendado. Em casos extremos, há possibilidade do uso de hormônios ou mesmo da realização de cirurgia para mudança de sexo.

Possui uma dúvida concreta sobre Transtornos Sexuais E Da Identidade Sexual? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Transtornos Sexuais E Da Identidade Sexual

Dúvidas e problemas para quem sofre de transtorno de identidade de gênero são bastante frequentes, não só para quem os tem, como também para seus familiares. Orientá-los e direcioná-los corretamente no sentido de aliviar seus conflitos e angústia é a missão primorosa que um profissional da área do comportamento humano deve ter. Acompanhá-lo em todas as suas fases e etapas na aproximação de sua real e autentica identidade é sem dúvida uma atividade muito gratificante e extremamente compensadora, pois muitas são as questões a serem resolvidas tanto internamente quanto externamente.
Dínerson Fiuza
Dínerson Fiuza Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo, Sexólogo

|

São Paulo

Atendimento para pessoas que tenham incomodo ou dúvidas frente ao própria sexualidade. Isso inclui práticas sexuais diferentes, orientação sexual, transtorno de gênero.
Larissa Mamedes
Larissa Mamedes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Sexóloga

|

Ribeirão Preto

A sexualidade humana é polimorfa, isto é se apresenta de inúmeras formas. A diversidade de comportamentos sexuais é característica humana dada por seu atravessamento pela linguagem que afeta cada pessoa de modo singular. O que para a psiquiatria é um transtorno sexual, para a psicanálise pode ser simplesmente uma forma de gozar com o próprio corpo. O que para a psiquiatria é um transtorno de identidade sexual, para o psicanalista pode ser simplesmente uma forma tão válida quanto qualquer outra de perceber e a nomear a si mesmo. A melhoria da qualidade de vida é uma possibilidade para a pessoa que se dispõe a uma análise, seja qual for a sua sexualidade.
Lazaro Ivan Volcov
Lazaro Ivan Volcov Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicólogo

|

Curitiba

Tudo o que causa grande sofrimento nas relações sociais pode se chamar transtorno. Os transtornos sexuais relacionam-se a 3 grandes grupos. (1) As disfunções englobam todas as dificuldades, orgânicas ou emocionais, na prática sexual satisfatória. (2) Os transtornos da identidade sexual envolvem os conflitos de gênero (como a pessoa se vê e, como os outros a veem). (3) As desordens de preferência sexual referem-se a fantasias e comportamentos sexuais ligados a objetos, situações ou pessoas incomuns. Com um psicólogo especializado, o indivíduo encontra acolhimento e respeito, aprende a compreender seus conflitos e consegue administrá-los com o mínimo de desconforto possível. Sem se maltratar.
Joseane de Avellar Passarella ( Josie)
Joseane de Avellar Passarella ( Josie) Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Juiz de Fora

Os transtornos sexuais e de identidade sexual se resume a todo e qualquer conflito que possa impedir o sujeito de encontrar o real prazer e satisfação nas questões sexuais, seja por problemas que envolvem diretamente o ato sexual ou sejam questões vinculadas a aceitação do próprio sexo.
Daniel Rodrigues da Silva
Daniel Rodrigues da Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicólogo

|

Araraquara

Ver mais

Tem perguntas sobre Transtornos Sexuais E Da Identidade Sexual?

Nossos especialistas responderam 19 perguntas sobre Transtornos Sexuais E Da Identidade Sexual.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

A sexualidade é algo que vai se construindo desde bem cedo mas geralmente pensamos que se define até a puberdade. Claro, que muitas vezes o adulto vai se deparar com desejos que antes poderiam estar lá e se permite a tal, ou não. Por isso, há casos de pessoas de orientação sexual heterossexual e depois se vêem com desejos por pessoas do mesmo sexo.

  • 23
  • 27
  • 20
Jeneson Cruz

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Primeiramente você necessita estabelecer alguns passos para que sua decisão sobre a transição físíca se torne completamente esclarecida. De modo geral, uma junta interdisciplinar formada por vários profissionais da saúde como psiquiatras e psicólogos ajudará a compor uma decisão tão importante e definitiva como essa. Parte do trabalho destes profissionais é entrevistar a família para obter informações e também oferecer esclarecimentos e apoio. O parecer desta junta interdisciplinar é imprescindivel para a realização de uma cirurgia criteriosa e segura. O acompanhamento psicológico é também necessário durante esse processo, este atendimento englobará os familiares, favorecendo o diálogo entre todos.

  • 2
  • 5
  • 3
Dra. Mariane da Silva Fonseca

Psicóloga

Bauru

Olá! Não existe nenhum tipo de terapia com a finalidade de fazer alguém se definir heterossexual. Inclusive vai contra o código de ética do psicólogo, desrespeitando a individualidade de cada um. Seria interessante a procura da terapia, se a pessoa em questão quiser buscar um maior autoconhecimento, conhecer mais sobre seus gostos, sobre seus sentimentos, entre várias outras coisas.A adolescência é um momento complexo do desenvolvimento individual, tanto no aspecto fisiológico, com mudanças corporais e hormonais, quanto no aspecto psicológico. Espero ter ajudado de alguma forma. Se precisar, estou a disposição!

  • 35
  • 41
  • 12
Ana Helena Elias Alvim Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Campinas

Marcar consulta

Olá! A pressão social acerca da homossexualidade dificulta a aceitação de ter atração por pessoas do mesmo sexo, acredito que um tratamento para mudar o seu objeto de desejo possa talvez, ser mais doloroso do que submeter-se a um tratamento ortopédico que, ao invés de investigar e questionar-se acerca do desejo e da dificuldade em aceitar este, procure eliminá-lo e encobri-lo de alguma outra forma. Todas as formas de vida são válidas e merecem ser respeitadas, acredito que há inúmeros fatores para que esta aceitação em relação a uma manifestação da sua própria sexualidade seja uma problemática. Um acompanhamento psicológico pode ser benéfico para que se possa revisitar estas questões e procurar mudá-las, de acordo com a sua própria individualidade. Espero ter ajudado e estou a disposição.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 36
  • 19
  • 14
Yohann Eiji Mori Saracho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

Londrina

Marcar consulta

Ver as 19 perguntas sobre Transtornos Sexuais E Da Identidade Sexual