Transtornos Sexuais E Da Identidade Sexual - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Transtornos Sexuais E Da Identidade Sexual

Informação sobre Transtornos Sexuais E Da Identidade Sexual

O que é?

O transtorno da identidade sexual ou de gênero é uma questão de ordem médica e psicológica que ocorre quando um indivíduo de um determinado gênero biológico (homem ou mulher) se identifica mais com pessoas do sexo oposto. Isso não tem relação com sua orientação sexual e lhe causa enorme desconforto. Os mais comuns transtornos da identidade sexual são: - Transexualismo: o indivíduo tem o desejo de viver e ser aceito como uma pessoa do sexo oposto. - Travestismo bivalente: Para satisfazer o desejo de viver como um indivíduo do sexo oposto, a pessoa faz uma experiência temporária nesse sentido através das vestimentas. Todavia, vestir-se como um indivíduo do sexo oposto não lhe traz qualquer prazer sexual. - Transtorno da identidade sexual na infância: manifesta-se antes da puberdade. É caracterizado por um extremo sofrimento da criança em relação ao sexo a que ela pertence e a vontade de ser do outro sexo.

Qual é a causa?

Não há uma definição clara sobre as causas desse transtorno sexual. Há hipótese de que seria provocado por fatores biológicos, mas normalmente prevalece a tese de que a predominância dos transtornos de identidade sexual se dá por questões psicológicas.

Quais os sintomas?

Em adolescentes e adultos, o sintoma claro é o desejo expresso de se ver livre das características de seu sexo e passar a assumir as do outro sexo até mesmo com a utilização de hormônios, por exemplo. No caso de crianças, são listados uma série de outros comportamentos: - insiste em dizer que é do sexo oposto - preferência por utilizar roupas do sexo oposto - nas encenações de faz de conta assume o papel de personagens do sexo oposto - desejo de participar de brincadeiras se passando por pessoa do sexo oposto - forte preferência por amizades com pessoa do sexo oposto

Como fazer o diagnóstico?

No caso de adultos e adolescentes, uma entrevista é suficiente para fazer esse diagnóstico. No caso de crianças, é preciso que sejam preenchidos ao menos quatro dos cinco quesitos listados acima.

Qual o tratamento?

A psicoterapia é o tratamento mais recomendado. Em casos extremos, há possibilidade do uso de hormônios ou mesmo da realização de cirurgia para mudança de sexo.

Possui uma dúvida concreta sobre Transtornos Sexuais E Da Identidade Sexual? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Transtornos Sexuais E Da Identidade Sexual

Atendimento para pessoas que tenham incomodo ou dúvidas frente ao própria sexualidade. Isso inclui práticas sexuais diferentes, orientação sexual, transtorno de gênero.
Larissa Mamedes
Larissa Mamedes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Sexóloga

|

Ribeirão Preto

A sexualidade humana é polimorfa, isto é se apresenta de inúmeras formas. A diversidade de comportamentos sexuais é característica humana dada por seu atravessamento pela linguagem que afeta cada pessoa de modo singular. O que para a psiquiatria é um transtorno sexual, para a psicanálise pode ser simplesmente uma forma de gozar com o próprio corpo. O que para a psiquiatria é um transtorno de identidade sexual, para o psicanalista pode ser simplesmente uma forma tão válida quanto qualquer outra de perceber e a nomear a si mesmo. A melhoria da qualidade de vida é uma possibilidade para a pessoa que se dispõe a uma análise, seja qual for a sua sexualidade.
Lazaro Ivan Volcov
Lazaro Ivan Volcov Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicólogo

|

Curitiba

Os transtornos sexuais e de identidade sexual se resume a todo e qualquer conflito que possa impedir o sujeito de encontrar o real prazer e satisfação nas questões sexuais, seja por problemas que envolvem diretamente o ato sexual ou sejam questões vinculadas a aceitação do próprio sexo.
Daniel Rodrigues da Silva
Daniel Rodrigues da Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicólogo

|

Araraquara

Em Estudos Sobre a Histeria, Freud (1893), percebe que a fala afeta o corpo de modo tão intenso e revela conflitos de ordem sexual. Na contemporaneidade os transtornos sexuais revelam que há algo na vida da pessoa e em seu corpo, pela via do sintoma; há algo na vida psíquica que não pode ser contido ou que a pessoa não consegue conter. É o sintoma que faz o diálogo, e o que sobressai deste discurso, é a ideia da presença de um conflito inconsciente proveniente do desejo de ordem sexual. Pela elaboração, a psicanálise busca atenuar conflitos sexuais e tornar possível as pessoas, em análise, viver esse desejo sem transtornos, fortalecendo sua identidade sexual.
Dra. Marlene Brito Pereira
Dra. Marlene Brito Pereira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

|

Salvador

Ao se trabalhar com os transtornos/disfunções sexuais e da identidade sexual, pretende-se muito mais do que uma abordagem dos aspectos anatômicos do corpo. O que se busca é dar suporte para a estruturação da auto imagem, dos valores e atitudes relacionados ao corpo e a sexualidade que o permeia, a partir da abordagem de questões essenciais ligadas a sexualidade, como o respeito ao próprio corpo, aos sentimentos e desejos, buscando a base para um relacionamento saudável e prazeroso com o outro.
Dra. Monica Pompeu
Dra. Monica Pompeu Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga, Sexóloga

|

Niterói

Ver mais

Tem perguntas sobre Transtornos Sexuais E Da Identidade Sexual?

Nossos especialistas responderam 17 perguntas sobre Transtornos Sexuais E Da Identidade Sexual.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

A sexualidade é algo que vai se construindo desde bem cedo mas geralmente pensamos que se define até a puberdade. Claro, que muitas vezes o adulto vai se deparar com desejos que antes poderiam estar lá e se permite a tal, ou não. Por isso, há casos de pessoas de orientação sexual heterossexual e depois se vêem com desejos por pessoas do mesmo sexo.

  • 23
  • 27
  • 15
Jeneson Cruz

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Primeiramente você necessita estabelecer alguns passos para que sua decisão sobre a transição físíca se torne completamente esclarecida. De modo geral, uma junta interdisciplinar formada por vários profissionais da saúde como psiquiatras e psicólogos ajudará a compor uma decisão tão importante e definitiva como essa. Parte do trabalho destes profissionais é entrevistar a família para obter informações e também oferecer esclarecimentos e apoio. O parecer desta junta interdisciplinar é imprescindivel para a realização de uma cirurgia criteriosa e segura. O acompanhamento psicológico é também necessário durante esse processo, este atendimento englobará os familiares, favorecendo o diálogo entre todos.

  • 2
  • 5
  • 2
Dra. Mariane da Silva Fonseca

Psicóloga

Bauru

Primeiro, algumas perguntas: ele está sofrendo com essa afirmação? Buscar algum profissional é uma demanda dele? Se é, por qual motivo ele quer ajuda? Em nenhum momento na sua pergunta foi apresentado qualquer afirmação que tenha surgido por parte dele, a exemplo de que ele esteja sofrendo por se entender como bissexual. Caso ele não apresente sofrimento intenso - ao ponto de não conseguir lidar sozinho com isso - em relação a sua sexualidade ou com seus relacionamentos afetivos, não há necessidade, tampouco é recomendável que você procure qualquer tipo de ajuda, uma vez que se entender como bissexual faz parte da construção identitária do sujeito. Caso o incomodo com essa realidade apresentada seja de sua parte, sugiro que busque ajuda para você, pois, com ele, não tem nada de errado.

  • 9
  • 6
  • 30
Lucio Costa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

Brasília

Marcar consulta

Antes de qualquer ambição em te "definir" em uma "categoria, seria interessante sabermos a sua idade. A psicoterapia pode te ajudar na relação que você criou com o seu corpo e entender seus "anseios" em relação ao órgão genital feminino. Você pareceu claro na sua pergunta, mas considero "leviano" tentar te definir sem entender suas subjetividades! Procure um Psicólogo na sua região pra que seja possível entender isso juntos! Espero ter ajudado

  • 35
  • 28
  • 24
Daniela Sarmento

Psicóloga

Rio de Janeiro

Ver as 17 perguntas sobre Transtornos Sexuais E Da Identidade Sexual