Trauma psicológico - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Trauma psicológico

Os especialistas falam sobre a Trauma psicológico

São intercorrências, decorrentes de acontecimentos de ordem natural ou circunstancial, angustiante ou dolorosa que impactam a saúde mental do organismo humano com intensidade, causando perturbações psicológicas intensas, gerando respostas desadaptadas e danos emocionais, devida a dificuldade de superação do acontecimento, que excede as defesas psicológicas do indivíduo. O tratamento psicoterápico tem como objetivo auxiliar o paciente a dessensibilizar e reprocessar os pensamentos traumáticos, propiciando uma resolução apropriada e adaptativa para seus bloqueios.
Lúcia Dornelas Cavalcante
Lúcia Dornelas Cavalcante Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Recife

Um trauma psicológico se refere às sequelas emocionais deixadas por uma experiência que causou muita dor e sofrimento. Esta experiência é tão forte que chega a afetar o comportamento, o pensamento, os sentimentos e as emoções da pessoa, que lutará, consciente ou inconscientemente, para não relembrar qualquer aspecto relacionado ao fato que a traumatizou. O trauma psicológico é real e seus efeitos podem ser devastadores. A pessoa que viveu um trauma tem grande tendência a reviver o ocorrido em pesadelos ou em pensamentos recorrentes durante o dia. A pessoa pode se apresentar em estado agitado constante, se assustar exageradamente por motivos banais, ter dificuldades para dormir.
Elvira Eugenia Silva Aranha Barbosa Santos
Elvira Eugenia Silva Aranha Barbosa Santos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

São Luis

É um tipo de dano emocional que ocorre como resultado de um algum acontecimento que cause de dor e sofrimento emocional ou físico, a partir da vivência forma-se uma memória traumática, essa lembrança se caracteriza pela soma de emoções,imagens, sons e sentimentos vivenciados a partir da vivência do trauma. A orientação psicológica é uma opção essencial. Desenvolvem-se caminhos ao longo das sessões que levam o paciente a compreender melhor a situação e, gradativamente, modificar os padrões mentais negativos que foram formados. Assim, com o auxílio de um psicólogo, é possível aprender a conviver e superar as consequências negativas da experiência traumática.
Dra. Melissa Costa

Psicóloga

|

Chapecó

Ver mais

Tem perguntas sobre Trauma psicológico?

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.