Traumatismos Do Joelho - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Traumatismos Do Joelho

Informação sobre Traumatismos Do Joelho

O que é?

O joelho é considerado a mais complexa articulação do corpo humano. Tem funções de sustentação e movimentação do corpo. Por isso, também é um dos órgãos que mais é lesionado, especialmente nas atividades esportivas. Algumas das mais frequentes lesões no joelho causadas por traumatismo são: - Fraturas- Luxação da rótula- Lesões ligamentares- Lesões meniscais - Contusões - Entorses- Lesões neurológicas e vasculares (bem mais raras)

Qual é a causa?

Choques durante a prática esportiva e acidentes estão entre as principais causas das lesões no joelho.

Quais os sintomas?

A dor é praticamente o único sintoma apresentado. Eventualmente, dependendo da lesão, pode ser ouvido um barulho (estalo), especialmente no caso de fraturas.

Como fazer o diagnóstico?

O exame clínico é normalmente suficiente para detectar a lesão no joelho. Pode-se pedir o raio-X para confirmar o diagnóstico.

Qual o tratamento?

O tratamento é definido pelo tipo e gravidade da lesão. Contusões e entorses, por exemplo, podem ser cuidadas sem a necessidade de procedimento cirúrgico. Podem ser prescritos medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para deixar o paciente mais confortável. Além disso, é possível utilizar-se de recursos ortopédicos como protetores e botas. Em parte dos casos de lesões ligamentares, especialmente de pessoas de menor idade que não querem abrir mão de suas práticas esportivas, a cirurgia é recomendada. A mais popular é a artroscopia. Nesse procedimento, o cirurgião executa dois ou três furos na região do joelho por onde são inseridos os equipamentos necessários ao procedimento. Por um desses orifícios é colocado soro fisiológico para permitir que o médico tenha uma visão nítida da região. O joelho é totalmente avaliado durante a operação. De acordo com a necessidade, são inseridos objetos como pinças, tesouras e bisturis artroscópicos para fazer as correções. Todo o procedimento dura de 40 minutos até uma hora.

Possui uma dúvida concreta sobre Traumatismos Do Joelho? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Traumatismos Do Joelho

Fratura por insuficiência do joelho: A fratura por fadiga é mais comum nos idosos e se caracteriza por uma dor de início súbito, sem estar relacionada a nenhum trauma. Trata-se de uma dor intensa que limita a atividade.
Dr. Ulbiramar Correia
Dr. Ulbiramar Correia Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico do esporte, Ortopedista - Traumatologista

|

Goiânia

O joelho é a maior articulação do corpo humano. Ele é vulnerável a lesões porque é o centro de uma alavanca que, além de transmitir as forças geradas pelos músculos ao seu redor, suporta também o peso do nosso corpo.
Dr. Adriano Karpstein

Médico do esporte, Ortopedista - Traumatologista

|

Curitiba

As lesões nos joelhos podem ser causadas por traumatismos direto, como em um "pancada" no futebol. Além disso, elas podem ter origem nas torções, onde com frequencia podem ocorrer lesões dos ligamentos e dos meniscos, muitas vezes com necessidades de cirurgia. Más não se assuste, na sua grande maioria, tanto os traumas ou entorse não causam lesão. Para isso, busque sempre um atendimento médico especializado para que seja feito um dignóstico preciso Assista ao vídeo. Tem alguma dúvida? envie sua pergunta aqui que eu responderei
Daniel Carvalho
Daniel Carvalho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico do esporte, Ortopedista - Traumatologista

|

Curitiba

O joelho é uma das articulações que mais recebe carga no nosso corpo e é muito comum pacientes apresentarem lesões nos joelhos. A articulação do joelho apresenta estruturas como: meniscos, cartilagem, ligamentos, bursa e tendões. Entre as possíveis lesões que se apresentam no joelho estão: lesão de menisco, lesões ligamentares, tendinopatias, lesões de cartilagem (Condropatias, Osteoartrose, entre outras). A Fisioterapia associada com tratamento multidisciplinar tem se mostrado muito eficaz.
Nayara Mello
Nayara Mello Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

|

Brasília

Ver mais

Tem perguntas sobre Traumatismos Do Joelho?

Nossos especialistas responderam 56 perguntas sobre Traumatismos Do Joelho.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Sim ! De modo geral o procedimento é cirúrgico e não conservador . Entretanto sugiro que após a cirurgia jamais deixe de ser atendido por um fisioterapeuta tanto no ambiente hospitalar quanto no pós alta ! Atenciosamente

  • Obrigado 2
  • 1 especialista está de acordo
  • 297
  • 119
  • 345
Vinicius Azambuja Teixeira dos Santos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Consulte um ortopedista especialista em joelho. Pode haver, sim, uma lesão no joelho.

  • 2883
  • 562
  • 5271
Dr. Adriano Karpstein

Médico do esporte, Ortopedista - Traumatologista

Curitiba

Pacientes com "desgaste" de cartilagem como você refere, devem evitar exercidos de impacto sendo mais aconselhável realizar exercidos dentro da piscina como natação. Para saber se você poderia realizar exercidos em bicicleta é necessário saber o grau de acometimento da sua cartilagem e talvez fazer fisioterapia de alongamentos e fortalecimento antes.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 31
  • 4
  • 13
Thiago Henrique Cruz Ghidetti Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico do esporte, Ortopedista - Traumatologista

Vitória

Marcar consulta

A ressonância é um exame de imagem que mostra alterações estruturais e anatômicas e tem como função confirmar hipóteses diagnósticas levantadas durante a anamnese e o exame físico. Não é possível afirmar apenas pela ressonância o diagnóstico de reumatismo ou não. Ainda mais importante é esclarecer que o termo reumatismo é muito amplo e engloba milhares de doenças reumatológicas. Grande parte das doenças reumatológicas possuem critérios diagnósticos a serem preenchidos e muitas possuem exames de sangue negativos ( por ex artrite reumatóide soro negativa) ou sintomas superpostos ( doenças mistas do tecido conjuntivo). Sugiro marcar consulta com um bom reumatologista para uma avaliação criteriosa e completa.

  • 25
  • 10
  • 10
Dr. Gabriel Faria de Oliveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

Campinas

Marcar consulta

Ver as 56 perguntas sobre Traumatismos Do Joelho