Tremor - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Tremor

Os especialistas falam sobre a Tremor

Existem vários tipos de causas de tremores e não é todo tremor que significa Parkinson. O tremor que aparece quando uma pessoa pega uma xícara ou um copo ou quando a pessoa está mais nervosa é mais típico do tremor essencial, doença esta que é extremamente comum, tem característica genética e familiar. Apesar de tremor essencial ser uma doença benigna na maioria dos casos, alguns podem evoluir para doença de Parkinson. O tremor da doença de Parkinson é o típico tremor de repouso. É um tremor que aparece quando a pessoa anda ou quando está em repouso e distraída. É uma oscilação da mãos e dedos que lembra o movimento de contar moedas. E tipicamente o tremor do Parkinson melhora com a ação.
Willian Rezende do Carmo
Willian Rezende do Carmo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

|

São Paulo

Tremor consiste em movimento involuntario, oscilatório e rítmico de uma parte do corpo. Pode afetar os membros superiores e inferiores, a cabeça, a voz, a mandíbula, o queixo e os lábios. Pode ser dividido conforme sua apresentação em tremor de ação ou de repouso. Este ocorre quando a musculatura está relaxada e o membro apoiado. Aquele, por sua vez, é deflagrado pela ativação muscular. Podem ser também classificados de acordo com a freqüência e amplitude do movimento. Existem varias causas distintas de tremores. As mais comuns são o tremor essencial e o tremor fisiológico exacerbado. O tratamento deve ser direcionado para a doença de base ao diagnóstico é clínico.
Dr. Rodrigo Vasconcellos Vilela
Dr. Rodrigo Vasconcellos Vilela Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

|

Belo Horizonte

Tremores podem estar relacionados a doenças Neurológicas. Por isso a necessidade de uma avaliação neurologica completa.
Dr. Marcelo Zalli
Dr. Marcelo Zalli Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

|

Itajaí

Todas as pessoas tem um pequeno tremor. Esse é o chamado tremor fisiológico. Porém algumas outras pessoas tem tremores diferentes. É importante que se procure um especialista para um exame mais minucioso. Muitas vezes não são necessários nem exames complementares como tomografia ou ressonância para o diagnóstico correto da causa do tremor. Como falei anteriormente, nem tudo que é tremor é doença de Parkinson.
Prof. Mateus do Rosário

Neurologista

|

Salvador

Quem treme tem parkinson? Essa é a duvida mais frequente dos pacientes. Eu responderia que nem sempre! existem varios tipos de tremor, que podem estar relacionados a ansiedade, doença cerebelar, esclerose múltipla, tremor essencial....O tremor essencial é relativamente comum, trata-se de um tremor leve, que afeta as duas mãos, predomina na ação, isto é, quando a pessoa vai pegar um objeto ou segurar um papel. O problema geralmente é mais estético do que de saúde pois, as pessoas ficam envergonhadas por tremer. Existe tratamento que alivia o tremor mas só faz efeito enquanto se usa o medicamento mas vale a pena porque melhora a qualidade de vida e autoconfiança do paciente.
Dra. Denise Leal
Dra. Denise Leal Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médica clínica geral , Neurologista

|

Florianópolis

Ver mais

Tem perguntas sobre Tremor?

Nossos especialistas responderam 21 perguntas sobre Tremor.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

O tremor essencial representa o transtorno do movimento mais comum nos adultos, podendo alcançar prevalência de 10% nos indivíduos acima de 65 anos. A causa é atribuída, parcialmente, a mecanismos genéticos e diversos estudos mostram que a doença é familiar em 50-70% dos pacientes. O quadro clínico é caracterizado por tremor de ação e postural nos membros superiores, podendo ocorrer também na região da cabeça, membros inferiores e voz. O diagnóstico é através do exame clínico, e o tratamento medicamentoso muitas vezes é eficaz para o controle do tremor, mas com resposta variável de acordo com cada indivíduo.

  • 7
  • 17
  • 17
Dra. Lorena Broseghini Barcelos

Neurologista

São Paulo

Sim, há uma série de tratamentos medicamentosos para o chamado tremor essencial, com bons resultados. Converse com seu neurologista de confiança sobre os tratamento disponíveis, dos quais os principais são os beta bloqueadores e alguns anticonvulsivantes (também são usados alguns benzodiazepínicos em alguns casos ou mesmo algumas outras modalidades não medicamentosas). Nunca se auto medique, pois estas medicações podem causar efeitos colaterais e devem ser sempre acompanhadas por um clínico. Um abraço

  • 76
  • 144
  • 1537
Dra. Paula Guedes Macedo Dieckmann Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

São Paulo

Bom dia, procure um médico especialista - neurologista - pode ser tremor essencial por exemplo - se está atrapalhando sua vida deve ser tratado - inicialmente o especialista fara o diagnóstico e julgará o melhor tratamento - em casos severos, que não respondem uma cirurgia pode ser pensada - mas é claro em casos particulares...

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 19
  • 8
  • 19
Marcos Antônio Dias Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Especialista em Dor, Neurocirurgião

Londrina

Tremor cefalico associado a oscilação de estados de ansiedade, medicações, cafeina, sono ruim pode ser uma condição chamada Tremor Essencial. Mas é necessário uma avaliação completa de todas características do suposto tremor, inventário medicamentoso, exames de sangue, comorbidades além de um exame físico neurologico completo pra excluir outras patologias.

  • 84
  • 19
  • 52
Dr. Thiago Calzada Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

Goiânia

Ver as 21 perguntas sobre Tremor