Trombose Venosa - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Trombose Venosa

Os especialistas falam sobre a Trombose Venosa

A trombose venosa consiste no entupimento das veias dos membros. Seus sintomas são: inchaço e dor no membro acometido. Esta é mais frequente em mulheres e tem como fatores de risco: uso de anticoncepcional, predisposição genética é doenças relacionadas a coagulação.Procurar imediatamente o médico especialista para tratamento adequado.
Dr. Marcelo Brito de Mesquita Leite
Dr. Marcelo Brito de Mesquita Leite Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

|

Goiânia

A Trombose Venosa Profunda (TVP) é uma doença em que ocorre a formação de coágulos dentro das veias profundas. Em conseqüência destes coágulos, o sangue que passava por estas veias fica represado na extremidade, causando inchaço (edema) do membro acometido. As veias superficiais ficam ingurgitadas pelo desenvolvimento da circulação colateral. A maior preocupação é no deslocamento destes coágulos, através do sistema venoso, migrando pelo coração e impactando nas artérias pulmonares (Embolia Pulmonar) ocasionando falta de ar e morte. Quando o trombo no sistema profundo é recanalizado, as válvulas são destruídas e tornam-se insuficientes (síndrome pós trombótica) sendo indicado o uso de meias.
Karla Nocrato Loiola Vaiciunas
Karla Nocrato Loiola Vaiciunas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgiã vascular

|

Porto Velho

A trombose venosa nada mais é do que a oclusão (entupimento) da veia por coágulo de sangue. Normalmente acontece nas veias da panturrilha ou atrás do joelho e impede que o sangue volte da perna para o coração. Isso gera o acúmulo de sangue na perna, causando inchaço e dor. A principal e temida complicação é a embolia pulmonar. O diagnóstico é feito no consultório com o Duplex Scan (Ultrassom das veias). Na maioria dos casos, o tratamento se faz com medicação anticoagulante. Somente em casos graves é necessário cirurgia.
Dra. Livia Lyra

Angiologista, Cirurgiã vascular

|

Belo Horizonte

A trombose venosa é a coagulação do sangue no interior de uma veia do sistema venoso profundo. Pode ocorrer por vários motivos, tais como: doenças da coagulação do sangue, cirurgias, câncer, imobilização de membros, sequela de AVC, viagens prolongadas, etc. É uma doença potencialmente grave, uma vez que o trombo pode soltar da veia e ir parar nos pulmões, quadro denominado de embolia pulmonar. Necessita de tratamento imediato.
Dr. Fernando Trés Silveira
Dr. Fernando Trés Silveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

|

Serra

A Trombose Venosa é uma doença com vários fatores precipitantes levando a estase sanguínea e coagulação do sangue dentro das veias. Causa sintomas de edema (inchaço) do membro, além de dor, aparecimento de varizes e escurecimentos da pele (em fases mais avançadas). As Tromboses Venosas têm tratamento com medicação oral ou injetável e até mesmo com procedimentos cirúrgicos mais modernos, quando bem indicados. Procure o Cirurgião Vascular e Endovascular para orientações.
Dr. Juliano Ricardo Santana dos Santos
Dr. Juliano Ricardo Santana dos Santos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

|

Goiânia

Ver mais

Tem perguntas sobre Trombose Venosa?

Nossos especialistas responderam 195 perguntas sobre Trombose Venosa.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

As meias de compressão tem função de alívio dos sintomas relacionados ao edema. Dependendo do grau de desconforto causado por ele, diferentes táticas podem ser definidas. Sugiro que discuta o seu caso específico com seu cirurgião vascular para evitar uso desnecessário de dispositivos compressivos.

  • 68
  • 22
  • 43
Dr. Gustavo Messinger Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

Campos Dos Goytacazes

Marcar consulta

Existem algumas cirurgias onde é realizada a desobstrução do segmento trombosado, não é indicada em todos os casos, mas quando bem indicada tem bons resultados. É muito importante que descubra a causa dessas tromboses.

  • 148
  • 63
  • 540
Dr. Fernando Trés Silveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

Serra

A trombose, após um tempo de seu aparecimento, começa a ser "reabsorvida" pelo organismo que, lentamente, vai desfazendo o trombo, num processo que chamamos de recanalização da veia. No entanto a agressão causada pela trombose e pelo processo de recanalização podem modificar a estrutura da veia, destruindo ou deformando válvulas presentes em sua luz que teriam o objetivo de direcionar o sangue em direção ao coração, impedindo que ocorra seu retorno para as pernas e pés quando estamos em posição sentada ou em pé. Sem o adequado funcionamento dessas válvulas ocorre o refluxo (fluxo em sentido oposto ao normal) do sangue, permitindo que ele se acumule nas pernas, aumentando a pressão dentro das veias e favorecendo o aparecimento de inchaço, dor, cansaço e o desenvolvimento de varizes. Assim, o paciente deve ser acompanhado por um cirurgião vascular desde o diagnóstico da trombose até após a resolução do trombo, orientando medidas para evitar que esse refluxo gere complicações futuras.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 1
  • 1
  • 0
Dra. Nelise Luciano Marvulo Guimarães Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgiã vascular

São Bernardo do Campo

Marcar consulta

O uso de meias elásticas faz parte do tratamento da trombose venosa. Em geral indicamos seu uso durante o dia, período no qual fazemos nossas atividades e ficamos a maior parte do tempo com as pernas para baixo. O seu uso durante o período do sono não tem benefício, pois permanecemos com as pernas elevadas. A coloração arroxeada do membro é esperada após a trombose e pode permanecer por algum tempo ainda, mesmo com uso das medicações. Mantenha acompanhamento com seu angiologista ou cirurgião vascular.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 33
  • 14
  • 14
Dra. Raphaella Gatts Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgiã vascular

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ver as 195 perguntas sobre Trombose Venosa