Varizes - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Varizes

Informação sobre Varizes

O que é?

Varizes, ou veias varicosas, são veias dilatadas que se desenvolvem embaixo da pele. Com o volume aumentado, tornam-se tortuosas e alongadas com o passar do tempo. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser consideradas pequenas, médias ou de grande calibre. As veias mais atingidas por esse problemas ficam nos pés, pernas e coxas com a possibilidade de apresentar coloração vermelhada ou arroxeada. Algumas levam a problemas mais graves, mas a maioria causa apenas preocupações estéticas a seus portadores.

Qual é a causa?

Hereditariedade, envelhecimento e obesidade são as principais causas apontadas para formação de varizes. Nas mulheres, onde o problema é mais comum, a gravidez e a menopausa também são apontadas como fator desencadeador das varizes. Alguns outros fatores são apontados como contribuidores para o aparecimento das varizes: traumatismo nas pernas, temperatura (exposição ao calor por tempo prolongado), tabagismo e uso de pílulas anticoncepcionais. As varizes são formadas por desgaste no sistema circulatório. O coração envia o sangue, através das artérias, para todo o corpo. Cabe às veias mandar o sangue de volta ao coração para manter o sistema funcionando. Essa função é executada pelas válvulas venosas, que direcionam o sangue para cima. Quando funcionam normalmente, essas válvulas se abrem para o sangue descer. Quando ele segue em direção ao coração, elas se fecham para evitar o refluxo. Com o passar do tempo, essas válvulas podem apresentar problemas em algumas pessoas levando as veias a perder elasticidade. Com isso, as válvulas se dilatam e não se fecham mais de forma eficiente. Por isso, o sangue passa a refluir e fica parado nas veias. Isso provoca mais dilatação e refluxo levando à formação das varizes.

Quais os sintomas?

Na grande maioria das vezes, a maior queixa das pessoas é em relação à estética. As manchas roxas ou avermelhadas formadas as incomodam. Porém, alguns outros sintomas são relatados: - queimação nas pernas e planta dos pés- inchaço, especialmente nos tornozelos - coceira-sensação de cansaço nas pernas- sensação de peso nas pernas - pernas inquietas (que não param de se mover)- câimbras

Como fazer o diagnóstico?

Um exame físico é suficiente para diagnosticar as varizes. Para fazer uma avaliação do refluxo venoso, pode ser realizado um exame chamado ecodopller venoso.

Qual o tratamento?

Há várias maneiras de tratamento das varizes. A escleroterapia química é um deles. É mais utilizada para as varizes de pequeno calibre. Ela consiste na aplicação de injeções com substâncias esclerosantes. Essas substâncias entopem as veias com problemas e mandam o sangue para as veias que funcionam perfeitamente. Como as varizes podem trazer complicações futuras como a formação de edemas, dermatites, pigmentações, endurecimento da pele, úlceras varicosas e tromboflebites (inflamação na parede da veia com formação de coágulo), a cirurgia é a outra opção. Normalmente a cirurgia de varizes é realizada sem internação hospitalar. Uma terceira opção seria a utilização de aparelhos de raio laser. Porém, a técnica ainda está em desenvolvimento e não substitui a escleroterapia.

Possui uma dúvida concreta sobre Varizes? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Varizes

Varizes são veias dilatadas e deformadas, de coloração púrpuro-azulada, que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço. Sua ocorrência é mais comum em pessoas que necessitam ficar em pé por longos períodos. Varizes superficiais podem ser facilmente reconhecidas observando-se a pessoa em pé. O tratamento mais comum é a remoção cirúrgica das veias comprometidas. O cirurgião faz diversas incisões, retira as veias afetadas e protege a(s) perna(s) com bandagens. O procedimento cirúrgico é rápido, o tempo de hospitalização é curto e a recuperação em casa pode durar algumas semanas. TRATAMENTOS: -Escleroterapia para varizes -Esclerose com espuma para varizes -Cirurgia de Varizes -Laser
Leonardo Ragazzi Sodre
Leonardo Ragazzi Sodre Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

|

Campinas

As varizes são veias dilatadas e tortuosas, são mais prevalentes em mulheres, podendo representar um simples problema estético ou tornar-se incapacitante com complicações e seqüelas graves. Não existe cura para varizes, existe tratamento e prevenção. Pessoas que tem varizes devem prevení-las acima de tudo e retirá-las na medida que aparecem, caso contrário, a longo prazo elas podem se tornar um problema mais que estético.
Dra. Karla Nocrato Loiola Vaiciunas
Dra. Karla Nocrato Loiola Vaiciunas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgiã vascular

|

Porto Velho

Varizes são veias dilatadas e tortuosas com alteração na sua parede e função. O local mais frequente de aparecimento são os membros inferiores e as principais queixas são: dor, sensação de peso e cansaço que pioram ao longo do dia, inchaço nas pernas, câimbras, entre outras. O tratamento adequado depende de um diagnóstico preciso com especialista, uma vez que existem várias possibilidades de tratamento (cirurgia, laser, aplicação, espuma, etc).
Dr. Fernando Trés Silveira
Dr. Fernando Trés Silveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

|

Serra

Varizes são veias que se tornam dilatadas e tortuosas devido a doença que acomete suas paredes. Cursam com sintomas vários, como peso, cansaço, dormência, caimbras noturnas e inchaços. Podendo chegar em casos graves a até tromboses e úlceras de perna. Os tratamento hoje são dos mais variados, sendo os que mais fazemos atualmente são as técnicas minimamente invasivas como, endolaser, laser transdérmico, injeção espuma ecoguiada e escleroterapia convencional.
Dr. Rodolpho Alves dos Reis
Dr. Rodolpho Alves dos Reis Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

|

Brasília

São veias dilatadas, tortuosas e que não funcionam corretamente (insuficientes). Embora seja mais comum as varizes afetarem as pernas e pés, qualquer veia pode tornar-se varicosa! Isso ocorre porque ficar em pé parado ou sentado por longos períodos aumenta a pressão nas veias da parte inferior do corpo. Os sintomas relacionados às varizes variam desde manifestações puramente estéticas até alterações severas na pele, acompanhadas de dor, desconforto e inchaços. Com o passar do tempo os sintomas normalmente pioram, e os sinais se tornam mais visíveis. O tratamento consiste desde modificações de hábitos de vida até procedimentos para fechar ou remover as veias.
Dieyson Martins de Melo Costa
Dieyson Martins de Melo Costa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião vascular

|

Curitiba

Ver mais

Tem perguntas sobre Varizes?

Nossos especialistas responderam 167 perguntas sobre Varizes.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Uma das causas de dores em pernas em mulheres jovens podem ser varizes. Esses sintomas podem vir acompanhados de edema, sensação de peso e até cãibras.

  • 8
  • 5
  • 28
Dr. Paulo Daenekas de Melo Jorge

Cirurgião vascular

São Paulo

Olá , existem várias modalidades de tratamento para varizes , desde conservadora com uso de meia elástica e medicamentos venotonicos como o Daflon até cirurgia e tratamentos minimamente invasivos como laser, espuma e aplicações. Não há tratamento definitivo e sim controle , pois a doença é multifatorial -de e componente genético e ambiental associados . Por isso que se você tem tendência a ter varizes o ideal é um controle com seu angiologista .

  • 31
  • 16
  • 92
Dra. Camila Ribeiro Caetano Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgiã vascular

Nova Lima

Marcar consulta

Olá! O ideal era saber qual cirurgia vascular você fez: se foi de varizes, tratamento de aneurisma periférico ou doença arterial, mas uma dor no calcanhar que te impede até de pisar no chão não parece ser normal. O ideal é procurar o cirurgião que fez sua cirurgia, ou até mesmo um pronto-socorro, caso necessário.

  • 3
  • 2
  • 1
Dra. Sofia Oliveira Nasser Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgiã vascular

São Paulo

Olá! Os anticoncepcionais modernos tem dosagens mínimas de hormônios, ocasionando riscos mínimos, porém não descartáveis. O ideal seria que você não estivesse tomando, mas não é uma contra-indicação para realizar a cirurgia. Recomendo realizar a prevenção da trombose com dose preventiva de anticoagulante. Seu angiologista saberá conduzir seu caso. Boa sorte!

  • 54
  • 9
  • 32
Dr. Edmar Pereira Olympio Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

Vitoria

Marcar consulta

Ver as 167 perguntas sobre Varizes