Tenho problemas de circulação e varizes, e já uso Estreva Gel a mais d...

Olá, como vai? O estrogenio usado na reposição hormonal pode ter efeitos sobre a circulação venosa, mas considero que na verdade a piora das patologias venosas está relacionada a um conjunto de fatores como o aumento da idade, sedentarismo, obesidade, e principalmente genética. Então, se você apresenta esses fatores de risco associados ao uso de medicação que pode levar a disturbios circulatorios, você pode aumentar os riscos para a sua piora. Mas, temos que ser ponderados e sempre pesar os riscos e benefícios de cada tratamento. Para isso, consulte sempre seus médicos ginecologista e vascular a fim de encontrar a melhor solução para o seu caso.
Espero ter ajudado. Abraços

A terapia com estrogênio via oral, seja para anticoncepção ou reposição hormonal, é um fator de risco para doenças venosas como trombose e está associada a maior incidência de varizes principalmente para pessoas com outros fatores de risco presentes (genéticos, obesidade, sedentarismo, etc). O uso em gel diminui muito as possibilidades dos eventos adversos porém não há muitos estudos com o uso deles e as reações vasculares adversas. Todo tratamento leva em conta riscos e benefícios, por isso a orientação médica é indispensável.

Ver as 208 perguntas sobre Varizes

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Varizes?

Nossos especialistas responderam 208 perguntas sobre Varizes.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.