Tomo anticoncepcional há quase 10 anos e gostaria de parar de usá-lo p...

O componente do anticoncepcional que influencia o aparecimento de varizes em MMII e o desenvolvimento de trombose venosa é o estrogênio. Por isso, se você tiver histórico familiar de varizes ou trombose venosa o ideal é usar os anticoncepcionais de baixa dose de estrogênio ou até mesmo os que não o apresentam em sua composição como é o caso do cerazette que é constituído apenas por progesterona. Se preferir existem outros métodos que podem ser utilizados como DIU, diafragma, etc. Antes da escolha converse com seu ginecologista.

Uma boa alternativa de método anticoncepcional que não afeta as varizes é o Mirena, conhecido popularmente como DIU hormonal. Ele é colocado dentro do útero e vai liberando pequenas quantidades do hormônio progesterona que atua praticamente só dentro do útero e vale por 5 anos. Não tem estrógeno, que é o hormônio que atrapalha as varizes.

Existem vários métodos anticoncepcionais que não utilizam hormônio. Entre eles o DIU, que é uma boa opção. Converse com seu ginecologista a respeito.

O metodo anticoncepcional deve ser discutido com a ginecologista e tambem com o parceiro. Existem tres metodos basicos sem uso de hormonios, o metodo de barreira (preservativo ou diafragma), o Diu de cobre e o Diu Mirena, cada um tem seus pros e contras de acordo com o relacionamento do casal, doencas uterinas previas da paciente e se tem filhos ou nao.

Ver as 213 perguntas sobre Varizes

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Varizes?

Nossos especialistas responderam 213 perguntas sobre Varizes.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.