Dopamina - Indicações, posologia, efeitos adversos, perguntas frquentes

Tudo sobre Dopamina

Para que serve Dopamina

Indicações de Dopamina
Alguns tipos de choque acompanhada de oligúria e resistência vascular periférica baixa ou normal. Choque cardiogênico e bacteriêmico, hipotensao intensa seguida da remoção da feocromocitoma.


Contra-Indicações de Dopamina
Durante a gravidez, em pacientes portadores de feocromocitoma, taquiarritmias ou fibrilação ventricular, em pacientes submetidos a tratamento com inibidor da mao ou antidepressivos tricíclicos. A segurança e a eficácia do uso da dopamina em criancas ainda nao foram estabelecidas. Não deve ser administrada juntamente com bicarbonato de sódio ou outras solucões alcalinas intravenosas.


Princípios ativos Dopamina

Composição
Cada ml contem cloridrato de dopamina 5 mg.


Considerações Dopamina

Como Usar (Posologia)
Solução injetável-uso parenteral.Uso diluída em solução injetável de cloreto de sodio; solucao injetavel de dextrose a 5%; solução injetavel de dextrose a 5% e cloreto de sódio a 0,9%; dextrose a 5% em 0,45% de solução de cloreto de sodio; dextrose a 5% em solução de ringer com lactato; lactato de sodio solução injetavel (1/6 molar); solucao injetável de ringer com lactato. a dopamina permanece estavel durante um periodo minimo de 24 horas, após ser diluido com qualquer uma das soluções . A dopamina devera ser administrada diluída em qualquer uma das soluções anteriormente mencionadas nas dosagens de 2-5 mcg/kg/min. e ate 20-50 mcg/kg/min. Esta posologia pode ser modificada de acordo com o criterio medico.


Laboratório
Billi Farmacêutica Ltda
Remédios da mesma Classe Terapêutica Dobutrex, Escandine, Inocor
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Dopacris


Efeitos adversos Dopamina

Efeitos Colaterais de Dopamina
Nauseas, vomitos, taquicardia, dor de angina, arritmias, cefaleia, hipertensao e vasoconstriccao podem ser encontrados durante a infusao do produto. O extravasamento de quantidades excessivas de dopamina durante a infusão pode provocar neurose isquemica, formacao de escara, e gangrena dos dedos das mãos ou dos pés com a infusão prolongada da substancia Em caso de acidente de superdosagem, diminuir a dose aplicada ou mesmo interromper a aplicação.


Apresentações de Dopamina

  • Dopamina Apresentação
    Caixa contendo 10 ampolas de 10 ml.


Tem perguntas sobre Dopamina?

Nossos especialistas responderam 6 perguntas sobre Dopamina.

O famaco dopamina é uma amino vasoativa utilizada em situações de débito cardiaco baixo, quando se necessita melhorar a função cardiovascular entre outra funções relacionadas com o estado hemodinãmico, utilizada exclusivamente por via endovenosa geralmente em ambiente de terapia intensiva.

  • 188
  • 55
  • 914
Dr. Paulo André Pereira Santos

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

A dopamina em formulação farmacológica industrializada é um aminovasoativa e seus efeitos terapueticos estão relacionados a melhora do estado hemodinamico (alterações na pressão aretrial, frequencia cardiaca, alterações da função renal), principalmente em pacientes criticos com objetivo de restaurar as alterações hemodinamicas com resposta terapeutica associada a dosagem e velocidade de administração.

  • 188
  • 55
  • 914
Dr. Paulo André Pereira Santos

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Olá. A Vortioxetina tem um mecanismo multimodal de ação no Sistema Nervoso Central (SNC), que é a atuação sobre diferentes neurotransmissores. As principais substâncias cerebrais associadas a ação da Vortioxetina é a Serotonina e o Glutamato. Porém, o SNC é muito complexo e os neurônios estão todos interligados. Sendo assim, é possível que a Vortioxetina altere a transmissão de Dopamina, apesar de não ter uma ação direta sobre ela. Espero que eu tenha sido claro na explicação. Abraço.

  • 48
  • 39
  • 66
Dr. Thiago Xavier Correa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico de família, Psiquiatra

Brasília

Marcar consulta

Podemos pensar em alternativas. Mas este não parece ser o ambiente adequado para este tipo de discussão. Procedimento realizado preferencialmente em ambiente intra hospitalar, monitorado, sob prescrição médica, executado e acompanhado por profissional de enfermagem habilitado, e sob orientação medica continua da dose. Atenciosamente.

  • 174
  • 113
  • 173
Dr. Otavio Eboli Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista

São Paulo

Marcar consulta

Ver as 6 perguntas sobre Dopamina