Fluoxetina - Indicações, posologia, efeitos adversos, perguntas frquentes

Tudo sobre Fluoxetina

Tem perguntas sobre Fluoxetina?

Nossos especialistas responderam 168 perguntas sobre Fluoxetina.

A Fluoxetina pode causar, em raros casos, embaçamento visual. Assim como outros antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina, a Fluoxetina pode alterar a pressão intra-ocular em pessoas predispostas, principalmente se apresentarem glaucoma de ângulo fechado. Sugiro conversar com seu psiquiatra e passar em avaliação oftalmológica.

  • 3
  • 3
  • 23
Maíra Della Monica Machado Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

São José dos Campos

Existem opções de medicamentos, como a desvenlafaxina, agomelatina ou bupropiona, por exemplo, que podem trazer benefícios equivalentes ou até mesmo superiores à fluoxetina, sem efeitos colaterais sobre a libido. Alguns tratam apenas quadros depressivos, outros também quadros de ansiedade. É muito importante que você se sinta à vontade para discutir essa questão com o seu médico. Atualmente o conceito de escolha informada se refere ao cuidado do profissional ao compartilhar informações sobre os prós e contras de diversas opções de tratamento de forma que os pacientes possam participar ativamente do processos de decisão. Isso deve ser feito de maneira habilidosa para não sobrecarregar o paciente com informações e o médico precisa deixar muito claro qual é o seu ponto de vista. Respeitam-se os princípio de autonomia do paciente em contraposição a posturas paternalistas e autoritárias, que cada vez mais se mostram ultrapassadas e anacrônicas.

  • Obrigado 20
  • 1 especialista está de acordo
  • 164
  • 301
  • 756
Dr. Fábio Fonseca Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

Campinas

Apesar de que alguns pacientes se queixam de problemas cognitivos com várias medicações psiquiátricas, incluindo as que você citou, frequentemente as pessoas que se queixam de efeitos cognitivos ainda estão com resíduos dos quadros que as levaram ao tratamento, que podem explicar dificuldades de concentração ou pensamento alentecido. O efeito sedativo (sonolência) pode, por vezes, dificultar a concentração e o raciocínio. A fluoxetina, por aumentar a serotonina, pode diminuir um outro neurotransmissor, a dopamina, o que pode eventualmente levar a um alentecimento cognitivo. A olanzapina, apesar de não ter encontrado descrições na literatura, possui um efeito anticolinérgico (bloqueio da ação da acetil-colina, um outro neurotransmissor) e drogas anticolinérgicas podem levar a um comprometimento da memória. Entretanto, os efeitos citados costumam ser bastante sutis e diminuem com o tempo de uso, de modo que não se deve desistir logo de usar estes remédios. Fale com seu médico.

  • 137
  • 100
  • 87
Ivan Mario Braun Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

São Paulo

Marcar consulta

Daforin e Verotina têm perfil parecidos. O que meus pacientes se queixam é do sabor do Daforin em gotas. Entretanto, a melhor fluoxetina é de longe o Prozac, que é a fluoxetina de referência e por isso o preço é mais caro. Caso tenha interesse em tomar a medicação de referência, ligue para o 0800 do laboratório Lilly, pois até onde me lembro, havia um programa de descontos. Caso seu médico tenha prescrito Daforin e Verotina e você queira escolher entre esses dois, eu escolheria a Verotina, pois seu laboratório é mais rigoroso no controle de qualidade.

  • 48
  • 7
  • 21
Dra. Márcia Lizanka Oliveira Guberman Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

Brasília

Marcar consulta

Ver as 168 perguntas sobre Fluoxetina