Haldol - Indicações, posologia, efeitos adversos, perguntas frquentes

Tudo sobre Haldol

Para que serve Haldol

Indicações de Haldol
Haldol é indicado para o alívio de transtornos do pensamento, de afeto e do comportamento como: acreditar em idéias que não correspondem à realidade (delírios); desconfiança não usual; ouvir ou ver ou sentir coisa que não está presente (alucinações); confusão (algumas vezes associada ao alcoolismo); agitação psicomotora. Além disso, Haldol é indicado para tratar: movimentos incontrolados como tiques; soluços; náusea e vômito.


Contra-Indicações de Haldol
Haldol não deve ser tomado por pacientes portadores de doença de Parkinson; não deve ser usado por pessoas que apresentam sonolência e lentidão decorrentes de doença ou do uso de medicamentos ou bebidas alcoólicas; não deve ser usado por pacientes com sensibilidade exacerbada (alérgicos) ao haloperidol ou aos excipientes (componentes) da formulação.


Considerações Haldol

Como Funciona
Haldol não exerce sua ação completa logo após as primeiras doses. Os benefícios são mais amplamente observados após duas a três semanas de tratamento contínuo. Para os sintomas de agitação e agressividade é possível obter melhora logo após as primeiras doses. O tratamento com Haldol poderá produzir sintomas desconfortáveis que podem não justificar sua interrupção. Neste caso, consulte o médico.


Como Usar (Posologia)
A dose mais comum varia entre 5 e 15mg por dia podendo chegar 100mg por dia sem nenhum risco. A dose recomendada para crianças entre 15 e 40 Kg de peso corporal (entre 3 e 12 anos) é de 0,05mg/Kg/dia até o máximo de ,015mg/Kg/dia. A elevação da dose deve ser gradual, respeitando intervalos de 7 dias aproximadamente entre uma e outra elevação, tanto para adultos como para crianças. A aplicação de depósito (Depot) só deve ser realizada depois que o paciente demonstrou ter bons resultados com a administração via oral


Laboratório
Janssen Cilag Farmacêutica Ltda.
Remédios da mesma Classe Terapêutica Amplictil, Carbolim, Navane, Neozine, Neuleptil
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo Uni Haloper


Precauções
Caso haja necessidade de interromper o tratamento, faça-o de modo gradual, durante vários dias. A interrupção repentina do tratamento pode causar alguns efeitos indesejáveis, tais como náusea e vômito. Haldol pode produzir sonolência o que pode reduzir a sua capacidade de atenção. Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas. Gravidez e amamentação: Informe ao médico se você está amamentando, pois Haldol passa para o leite materno. Ele decidirá se você pode tomar Haldol.


Efeitos adversos Haldol

Efeitos Colaterais de Haldol
Os efeitos sobre o sistema motor, como o enrijecimento muscular, a inquietação (dificuldade de ficar parado) e a vontade de ficar mexendo com as pernas, mesmo estando parado, assim como movimentos musculares (principalmente na face) são os principais efeitos colaterais. Dentre todas, a síndrome neuroléptica maligna é a mais grave e rara de todos os efeitos colaterais.


Tem perguntas sobre Haldol?

Nossos especialistas responderam 199 perguntas sobre Haldol.

Incomum a prescrição de haldol para obesidade, já que se trata de um antipsicótico tipico. Pergunte pessoalmente ao seu médico o porquê desta prescrição, para eu não emitir um julgamento equivocado. Eu particularmente, nunca prescrevi haldol para obesidade. Em geral, o topiramato, tem sido utilizado no controle da compulsão alimentar. Att

  • 921
  • 1479
  • 1821
Dr. Hugo Leonardo Rodrigues Soares

Psiquiatra

O Haloperidol que é vendido em frasco, contém 2mg/ml, ou seja, cada ml contém 2 mg 1 ml, da maioria dos frascos de remédios da medicina fornecidos em frascos, contém 20 gotas, no haloperidol funciona desta forma também. Ou seja, cada 20 gotas é equivalente à 1ml, que contém 2mg 5 mls = 100 gotas 100 gotas = 10mg de Haloperidol, ou seja, o equivalente à 2 cps de 5 mg de haloperidol Atenciosamente

  • 173
  • 776
  • 2412
Dr. Luiz Henrique Junqueira Dieckmann Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

São Paulo

Marcar consulta

Os espasmos ou contrações musculares são chamados de distonia aguda. São distúrbios do movimento causados por medicamentos, como os neurolépticos (caso do Haldol - Haloperidol) ou os antieméticos. Ocorrem mais frequentemente em pacientes jovens e nos primeiros dias após a introdução da medicação. A melhor estratégia para o tratamento desta complicação seria a retirada do agente causador, trocando-o por outra medicação como menor potencial de induzir tal reação. Se isso não for possível, a dose da medicação deve ser reduzida, como você sugeriu. A prescrição de medicamentos que funcionem como um "antídoto", caso dos anticolinérgicos e dos benzodiazepínicos, também pode ser tentada. Desejo melhoras!

  • 40
  • 34
  • 31
Fernando Toledo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

Belo Horizonte

Marcar consulta

Olá! Esses movimentos involuntários em pacientes com Doença de Parkinson geralmente acontecem após uso de Prolopa e são denominados discinesias. Eles podem ser limitantes e costumam incomodar muito os familares, mas é o momento em que os pacientes estão com o "corpo mais solto" (menos rigidez). O Haldol atua de maneira contrária ao prolopa. Apesar da melhora inicial que sua mãe teve, o uso de haldol não é recomendado rotineiramente nos pacientes com Doença de Parkinson. O efeito do haldol pode ir se acumulando com o uso e com isso sua mãe pode evoluir com piora importante da rigidez. Há outras alternativas medicamentosas para o quadro de discinesia da sua mãe. Procure auxilio de um neurologista de confiança para avaliar melhor o caso. Abraço Diego de Castro

  • 62
  • 18
  • 117
Dr. Diego de Castro dos Santos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurofisiologista, Neurologista

São Paulo

Marcar consulta

Ver as 199 perguntas sobre Haldol