Ouvidonal - Indicações, posologia, efeitos adversos, perguntas frquentes

Tudo sobre Ouvidonal

Para que serve Ouvidonal

Indicações de Ouvidonal
Tratamento tópico dos processos infecciosos do ouvido externo, causados por germes sensíveis ao cloranfenicol.


Contra-Indicações de Ouvidonal
Tratamento de infecções viróticas ou causadas por fungos, pacientes com perfuração da membrana timpânica ou portadores de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.


Princípios ativos Ouvidonal

Composição
Cada ml contém: cloranfenicol 25 mg; cloridratode lidocaína 30 mg. Excipientes: cloreto de benzalcônio, propilenoglicol, álcool etílico, ácido bórico, borato de sódio e água destilada.


Considerações Ouvidonal

Como Usar (Posologia)
Adultos: instilar 2 a 3 gotas no ouvido externo afetado 3 ou 4 vezes ao dia. Crianças: instilar 1 a 2 gotas no ouvido externo afetado até 3 vezes ao dia. A posologia adequada e a duração do tratamento devem ser ajustadas pelo médico de acordo com cada quadro clínico. - Superdosagem: nestes casos o tratamento deve ser interrompido imediatamente e o médico avisado para a instituição da terapêutica adequada.


Laboratório
Lab. Neo Quím. Com. e Ind. Ltda.


Precauções
Para o tratamento de infecções profundas devem ser usados antibióticos sistêmicos adequados. Ouvidonal não é recomendado durante as duas primeiras semanas de vida, durante a gravidez ou lactação. O uso de antibióticos por tempo prolongado pode facilitar a proliferação de microorganismos não sensíveis, incluindo fungos. Pacientes idosos (acima de 65 anos) só devem fazer uso do medicamento exclusivamente a critério médico. Como existem riscos de toxicidade, o medicamento não deve ser utilizado em infecções banais, não definidas ou que possam ser tratadas com outros antibacterianos. Existe a possibilidade de ototoxicidade se o medicamento entrar em contato com o ouvido médio. A posologia determinada pelo médico deve ser seguida corretamente, pois devido ao cloridrato de lidocaína, que é um anestésico local, se a dose for excedida pode causar redução da audição; qualquer observação neste sentido, deve-se interromper imediatamente o uso e consultar o médico. - Interações medicamentosas: o uso de Ouvidonal simultaneamente com produtos que contenham penicilina pode diminuir o efeito terapêutico da mesma.


Efeitos adversos Ouvidonal

Efeitos Colaterais de Ouvidonal
As mais comuns são sinais de irritação local, com prurido e sensação de queimação; raramente podem ocorrer reações de hipersensibilidade com erupção cutânea, urticária, dermatite vesicular e maculopapular. Como efeito sistêmico podem ocorrer discrasias sangüíneas.


Apresentações de Ouvidonal

  • Ouvidonal Apresentação
    Frasco plástico gotejador com 10 ml.


Tem perguntas sobre Ouvidonal?

Nossos especialistas responderam 87 perguntas sobre Ouvidonal.

Prezado paciente e internauta, recomendamos que busque o seu otorrino imediatamente e não manipule nem introduza absolutamente nada no ouvido da criança.

  • Obrigado 7
  • 1 especialista está de acordo
  • 1261
  • 440
  • 1045
Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco

Medico do Sono, Otorrino

Rio de Janeiro

Não se preocupe, não tem problema nenhum!!

  • 17
  • 20
  • 216
Dr. Erik Frota Haguette

Otorrino

Fortaleza

Prezado/a paciente internauta, Não podemos dizer que é de todo normal a persistência da plenitude aural (a dita sensação de ouvido cheio) após um procedimento bem-sucedido de remoção de cerúmen. No entanto, em boa parte dos casos, isso se deve apenas a um pouco de água ou do próprio cerume residual, necessitando apenas um pouco mais de tempo, quando no primeiro caso, ou de uma reavaliação para a 2a possibilidade.

  • 1261
  • 440
  • 1045
Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco

Medico do Sono, Otorrino

Rio de Janeiro

Prezados Pais, Imagino que esteja se referindo, ao mencionar, "dei 10 gotas", que a administração deste medicamento de uso tópico aural tenha sido feita equivocadamente pela via oral e ela o ingeriu, correto? Caso afirmativo, a conduta é apenas hidratar bem a criança e observar, O potencial de complicação para tal é baixo. Caso perceba alguma alteração, aí sim, leve ao pronto socorro mais próximo.

  • 1261
  • 440
  • 1045
Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco

Medico do Sono, Otorrino

Rio de Janeiro

Ver as 87 perguntas sobre Ouvidonal