Dr. Daniel Barreto de Melo

Dr. Daniel Barreto de Melo

Nutricionista

Competência em: Nutrição Esportiva, Fisiologia do Exercício, Nutrição Clínica, Nutrição Vegetariana e Vegana

Número de Identificação Profissional: CRN-3 e CREF/SP

Consultório

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Opiniões para Dr. Daniel Barreto de Melo

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Baseado em 4 opiniões

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O melhor: "Dele. Atencioso"

Arildo B. marcou consulta com Dr. Daniel Barreto de Melo em Rua Augusta, 1939 (cj. 13)

Marcou consulta na Doctoralia

Dr. Daniel Barreto de Melo respondeu a esta opinião

Muito obrigado!! É um prazer poder ajudar!

O melhor: "Gostei pq foi muito atencioso. Foram 2 horas de atendimento, onde esclareceu todas as minhas dúvidas. Ele fez uma avaliação completa e mostrou interesse ao longo da semana, depois de disponibilizar a dieta. O fato dele tbm ter formação e especialização em Ed Física deu mais segurança. Voltarei..."

Poderia melhorar: "Para mim, nada. Foi excelente... Além de tudo, ainda deu algumas dicas para falar com meu personal e aproveitar minhas refeições no pós-treino..."

Motivo da visita: Perder gordura e aumentar massa muscular

Paciente que marcou consulta com Dr. Daniel Barreto de Melo em Rua Augusta, 1939 (cj. 13)

O melhor: "Tem profundo conhecimento sobre o que fala. É gentil e amável."

Motivo da visita: Consulta sobre nutrição

Eronildo . marcou consulta com Dr. Daniel Barreto de Melo em Rua Augusta, 1939 (cj. 13)

Marcou consulta na Doctoralia

Dr. Daniel Barreto de Melo respondeu a esta opinião

Muito obrigado!

O melhor: "O dr Daniel explica em detalhes a função de cada alimento na dieta e a sua importância. Fiquei muito contente com o resultado."

Motivo da visita: Melhorar a minha alimentação

Eduardo L. marcou consulta com Dr. Daniel Barreto de Melo em Clínica Med Nobilli

Dr. Daniel Barreto de Melo respondeu a esta opinião

Muito obrigado. Fico feliz em poder ajudar!

Experiência

Formação

  • Intercâmbio acadêmico e profissionalIllinois State University (EUA)2012
  • Especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, Doença e EnvelhecimentoUniversidade de São Paulo2015
  • Especialização em Nutrição aplicada ao Exercício FísicoUniversidade de São Paulo2016

Sobre mim

Número de Identificação Profissional: CRN-3 e CREF/SP

Experiência em

Idiomas

  • Português
  • Inglês

Serviços

  • Atendimento à pacientes com doenças crônicas
  • Avaliação Antropométrica
  • Avaliação Bioquímica
  • Avaliação nutricional
  • Bioimpedância
  • Dieta Hiperproteica
  • Emagrecimento definitivo
  • Nutrição Esportiva
  • Suporte Nutricional para Atletas
  • Tratamentos para as imunodeficiências primárias e secundárias
  • Suporte Nutricional para Veganos

Artigos escritos por Dr. Daniel Barreto de Melo

Suporte Nutricional para Atletas

Os atletas passam por uma rotina intensa de treinos e suas necessidades nutricionais são grandes. Um bom planejamento alimentar é indispensável para que haja máximo rendimento e uma redução no risco de lesões. Em consulta, faço a avaliação nutricional completa e oriento quanto às melhores intervenções (mudanças na alimentação e uso de suplementos) para que os objetivos do atleta sejam atingidos, considerando sua periodização de treino e necessidades.

Síndromes De Imunodeficiência

Quando se é imunodeficiente, as falhas do sistema imunológico aumentam as chances de se desenvolverem infecções, doenças autoimunes, gastrointestinais, deficiências de vitaminas e minerais, perda de massa muscular e de gordura, osteoporose e por aí vai. As intervenções nutricionais conseguem interferir na maior parte dessas questões, ajudando a controlar melhor os sintomas e prevenindo prejuízos maiores à saúde. A partir de uma avaliação completa (massa muscular e de gordura; exames de sangue; e histórico de saúde e doença), propõe-se a melhora dos hábitos alimentares e, se necessário, o uso de suplementos, além de orientações quanto à prática de exercícios físicos.

Respostas de Dr. Daniel Barreto de Melo

3 Respostas

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Os problemas de saúde frequentemente associados ao Whey Protein, como sobrecarga dos rins e fígado, cálculo renal, câncer, entre outros, não são consequência do seu consumo, mas do excesso de proteínas no dia a dia.
O acompanhamento profissional é importante para avaliar a relevância do uso, planejar as doses e os horários, assim como auxiliar na escolha das marcas e tipos adequados aos objetivos de cada um. Além disso, o profissional capacitado examinará o paciente, avaliará seu estado de saúde e suas necessidades nutricionais para otimizar a suplementação.
Vale ressaltar que o Whey Protein é uma proteína extremamente segura e benéfica à saúde, desde que respeitados os limites individuais de ingestão, sendo indicada não apenas para ganho de massa muscular, mas também para emagrecimento e tratamento de doenças.
Portanto, o Whey Protein não tem uma indicação nem contraindicação tão óbvia, mesmo para praticantes de musculação, sendo importante avaliar cuidadosamente caso a caso.

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Dr. Daniel Barreto de Melo

Dr. Daniel Barreto de Melo

Nutricionista

São Paulo

A creatina monohidrato é um dos suplementos alimentares com maior carga de comprovação científica em relação ao seu efeito positivo e sua segurança. No passado, acreditava-se que seu uso pudesse causar danos aos rins, fígado e músculos, porém inúmeros estudos têm comprovado o contrário. Há evidências demonstrando, inclusive, sua segurança em pessoas com diabetes e naquelas com algum grau de perda da função renal, desde que respeitadas as dosagens recomendadas. A creatina não só é segura, mas também é efetiva. Ela promove o aumento da força e massa muscular, especialmente em quem realiza treinamento de força (musculação); além disso, reduz a fadiga, melhora a função cognitiva e exerce um efeito antioxidante e anti-inflamatório. Em termos de rendimento esportivo, observa-se maior resultado nos exercícios de curta duração e alta intensidade. É importante considerar que há diferenças na resposta à suplementação entre as pessoas, que é influenciada pela alimentação, treino e genética.

Dr. Daniel Barreto de Melo

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Nutricionista

São Paulo

Praticamente todo exercício físico é indicado, à exceção dos que podem causar machucados mais facilmente e possuem muito contato, como esportes de luta, futebol, hockey, etc.
Os exercícios mais indicados em todo o mundo são o treino de força (musculação), exercícios aeróbios (corrida, natação, ciclismo, treinamento funcional, etc.) e o exercício intervalado/intermitente de alta intensidade (HIIT). Eles melhoram diversos problemas de saúde comuns em pessoas com HIV: Por exemplo, melhora a glicemia, o colesterol, reduz o risco de doenças cardiovasculares, aumenta a força, a massa muscular e a óssea, melhora a distribuição da gordura, aumenta a capacidade cardiorrespiratória (há menos falta de fôlego e cansaço no dia a dia), melhora sono, previne a depressão e leva a uma qualidade de vida muito maior. Recomenda-se realizar exercícios aeróbios ou HIIT de 3 a 4 vezes por semana, de 30 a 60 minutos; e musculação de 2 a 3 vezes por semana (Fontes: ACSM, 2009; O'BRIEN, K. K. et al., 2016).

Dr. Daniel Barreto de Melo

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Nutricionista

São Paulo

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