Artigos escritos por Dr. Afrânio Carvalho - Oftalmologista Belo Horizonte

Exame fundo de olho

Mapeamento de retina: É o rastreamento de todo o fundo do olho através do oftalmoscópio binocular indireto. Apesar de ser desconfortável o exame é fundamental no diagnóstico de patologias degenerativas, inflamatórias, infecciosas. O exame é fundamental também, no controle da retinopatia diabética. Tumores oculares também podem ser detectados através do mapeamento por isso este exame é mandatório em toda consulta oftalmológica

Catarata

Consiste em qualquer opacidade da lente natural interna dos olhos chamada cristalino. Resulta em piora na qualidade visual principalmente pela perda da sensibilidade ao contraste. O tratamento é através da cirurgia de facoemulsificação com implante de lente onde se remove o cristalino através de uma micro-incisão e se faz um implante de uma lente em seu lugar. A cirurgia oferece a oportunidade do implante de lentes chamadas Premium com capacidade de correção do astigmatismo corneano a da visão para perto.

Cirurgia Fistulizante Antiglaucomatosa

A trabeculectomia é cirurgia de escolha para o controle pressórico nos pacientes com glaucoma que não conseguem controle adequado com a medicação ou aqueles em que há evolução da doença. A cirurgia é relativamente simples e cria uma drenagem do liquido intraocular para uma bolha filtrante confeccionada na conjuntiva. Existem outras técnicas que utilizam implantes especiais de drenagem nos casos mais complexos.

Implante do anel intraestromal corneano

Conhecido como anel de ferrara consiste em uma cirurgia para tratamento do ceratocone indicado principalmente nos pacientes intolerantes às lentes de contato. O anel tem o efeito de regredir o estágio do ceratocone ao aplanar e regularizar a região central da córnea permitindo assim uma melhor visão com uso de óculos. Acredita-se que haja também um efeito de estabilização da doença. Atualmente a técnica de referência é com uso do laser de femtosegundo para a confecção do túnel de forma totalmente segura e precisa. A recuperação cirúrgica é rápida observa-se efeitos visuais benéficos e progressivos que são mais consistentes após o terceiro mês.

Cirurgia de Catarata

A cirurgia de catarata é indicada quando a visão já começa a ser prejudicada pela opacidade do cristalino. O procedimento é rápido e muito seguro. O cristalino é removido com uso do faco-emulsificador através de uma micro-incisão. Utiliza se energia ultrassônica para remover o núcleo opaco preservando o saco capsular onde se implanta uma lente cuidadosamente medida para reduzir a dependência de óculos no pós-operatório. O paciente pode optar por lentes Premium com materiais especiais, curvaturas asféricas, correção de astigmatismo e até lentes multifocais com correção para longe e perto.

Topografia corneal

Topografia Corneana Computadorizada é o exame que analisa de modo preciso a curvatura corneana. É utilizada principalmente para o diagnóstico e acompanhamento do ceratocone e das irregularidades corneanas. Tem grande importância na adaptação das lentes de contato rígidas.

Campimetria

A principal característica do glaucoma é a perda de visão da periferia para o centro. A campimetria é teste com múltiplos estímulos luminosos calibrados. É capaz de identificar a sensibilidade e os defeitos do campo visual. O banco de dados do aparelho apresenta um resultado com embasamento estatístico. A clínica dispõe de um campímetro OCTOPUS 600 de última geração capaz realizar o teste tradicional e a modalidade pulsar que é capaz de detectar os defeitos mais precocemente.

Cirurgia refrativa

LASIK/PRK: É a correção da miopia, hipermetropia ou astigmatismo realizada através do EXCIMER laser que tem a capacidade de remodelar a curvatura corneana permitindo a visão normal sem uso de óculos ou lentes. É uma cirurgia altamente precisa e segura realizada em poucos minutos.

Crosslinking do colágeno corneano

É indicado nos pacientes com ceratocone em evolução principalmente os de maior risco que são os mais jovens e aqueles com alergias de difícil controle. O procedimento é bem simples e envolve a exposição da córnea à uma luz ultravioleta calibrada com uso de um reagente. O procedimento induz novas ligações no colágeno corneano aumentando a rigidez estrutural da córnea.

Glaucoma

É uma doença progressiva caraterizada pelo desgaste das células e fibras nervosas que compõem o nervo óptico. Tem a principal correlação com a pressão ocular e se divide em dois grupos principais, ângulo aberto e ângulo fechado. A clínica oferece o check-up completo com campimetria computadorizada de última geração. O especialista em glaucoma também realiza procedimentos a laser e cirurgias para o controle do glaucoma.

Voltar para Dr. Afrânio Carvalho

Artigos escritos por Dr. Afrânio Carvalho - Oftalmologista Belo Horizonte